Documentação do Steamworks
Preços
Resumo
Os preços no Steam estão disponíveis em mais de 35 moedas diferentes, garantindo que os utilizadores saibam o que estão a pagar e permitindo a utilização de centenas de métodos de pagamento locais.
Nível de integração
Os parceiros no Steam são responsáveis pela configuração e gestão dos preços dos respetivos produtos e o Steam fornece as ferramentas necessárias para ajudar na gestão.

Vista geral

Os parceiros no Steam são responsáveis pela configuração e gestão dos preços dos respetivos produtos. O site de developers Steamworks oferece ferramentas para configurar os preços e os descontos em todas as moedas disponíveis no Steam. Os preços iniciais, assim como ajustes propostos, serão analisados pela Valve e costumam ser processados entre 1 e 2 dias úteis. Recomendamos estratégias de preços com base na nossa experiência e podemos sugerir preços de acordo com taxas de câmbio e outros fatores. Durante o processamento, tentamos verificar se houve algum engano quando introduziu os preços, mas não podemos garantir que todos os erros sejam detetados. Por isso, confirme os seus preços com cuidado antes de os enviar.

Tipos de preços

O Steam permite o uso de diversos modelos comerciais de precificação de conteúdo, como a compra única de um jogo completo, DLCs, microtransações dentro de jogos ou assinaturas recorrentes. Este artigo centra-se principalmente na precificação de pacotes, que se trata das opções de compra apresentadas aos utilizadores na página de cada jogo na Loja Steam.

Outros tipos de precificação incluem microtransações dentro de jogos e assinaturas recorrentes. Caso os queira implementar, pode encontrar mais informações nas seguintes páginas:

Permissões obrigatórias para a edição de preços

Apenas certas contas de editora têm as permissões necessárias para introduzir e ajustar preços ou configurar descontos para os seus produtos no Steam. Para novos parceiros Steamworks, a conta padrão é a conta Steam que preencheu a documentação digital para o Acordo de Distribuição Steam, mas a pessoa na sua organização com as permissões para editar preços pode variar.

Caso não tenha as permissões especificadas abaixo, o melhor a fazer será entrar em contacto com um dos seus administradores no Steamworks, que se tratam de utilizadores na sua organização que possam conceder permissões. Uma lista dos seus administradores no Steamworks pode ser encontrada na coluna à direita da página inicial do Steamworks (a não ser que já tenha privilégios de administrador).


As seguintes permissões são obrigatórias para uma conta específica poder definir ou ajustar os preços de um produto:

  • O parceiro Steamworks a que pertence tem de ser o parceiro pago pelas vendas do produto. Por exemplo, se estiver a trabalhar num jogo com outro estúdio e este estiver definido como a entidade que irá receber os pagamentos pelas vendas do jogo, então apenas os membros desse estúdio poderão ajustar os preços.
  • A sua conta deve ter a permissão específica "Gerir preços e descontos" para o produto em questão. Consulte este artigo sobre a gestão de utilizadores e permissões para mais detalhes.

Como atualizar preços e adicionar descontos

Segue-se um breve tutorial sobre como atualizar preços e introduzir descontos para os seus produtos no Steam.
https://www.youtube.com/watch?v=_cPdvPBfy5M

Boas práticas de preços

Ao pensar no preço de lançamento do seu jogo, tenha em consideração alguns fatores:

  • Quanto tempo é preciso para chegar ao fim do jogo?
  • O jogo tem muita repetibilidade?
  • O jogo tem modos multijogador?
  • Está a lançar o jogo na fase de Acesso Antecipado?
  • Quais são os preços de jogos semelhantes?
  • Está a definir o preço com promoções futuras em mente?

Se estiver a levar a venda do seu jogo a sério, trate-a como qualquer outra atividade comercial e faça o seu próprio estudo de mercado. Compre e jogue outros jogos semelhantes. Leia análises e comentários de utilizadores para ter uma ideia do valor desses jogos e use esses dados para decidir os seus próprios preços. O objetivo não é tentar definir um preço mais baixo do que o dos jogos da concorrência, mas sim compreender o mercado e garantir que os consumidores estejam a adquirir um produto de valor pelo preço pedido.

Recomendações de preços regionais

No Steam, os developers controlam os preços dos seus jogos, em todas as moedas. Porém, pesquisar e determinar o preço ideal em dezenas de moedas diferentes pode ser difícil para alguns.

Para ajudar a fazer a gestão de preços em todas as moedas diferentes disponíveis, o Steam oferece um serviço que recomenda conversões para todas as outras moedas com base no preço em USD que escolher. Quando introduzir o preço do seu jogo, poderá ver o Steam a preencher um conjunto de recomendações com base no preço em USD selecionado. Pode usar as nossas recomendações para algumas, todas ou nenhuma das moedas: a decisão é sua!

Como é que a Valve determina estas recomendações?

É tentador considerar a precificação como um simples problema de taxas de câmbio e associar o preço equivalente em cada moeda à taxa de câmbio. Porém, este tipo de estratégia simplifica demasiado as diferenças económicas entre territórios. Além disso, embora as taxas de câmbio tenham consequências macroeconómicas, não influenciam as compras de um consumidor individual a curto prazo.

Em vez de associar os preços às taxas de câmbio, o nosso processo de sugestão de preços baseia-se também no que os utilizadores pagam por bens e serviços no seu dia-a-dia. Isto inclui dados como índices de paridade de poder de compra e de preços para os consumidores, que ajudam a comparar os preços e os custos de uma forma mais abrangente em diversos sectores econónicos diferentes. Porém, no caso de jogos vendidos no Steam, também prestamos especial atenção a compras de produtos de entretenimento para fundamentar melhor essas decisões.
Todos estes fatores levaram-nos ao compromisso de atualizar estas sugestões de preços com uma frequência muito mais regular, de forma que acompanhem as mudanças económicas ao longo do tempo.

Os responsáveis pelos preços de muitos jogos preferem ignorar as nossas recomendações e determinar os seus próprios preços em cada moeda. Isto não é um problema. Contudo, esperamos que as recomendações sejam um ponto de referência útil para developers que não tenham tempo nem disposição para averiguar os preços ideais para os seus jogos em cada moeda.

Limites mínimos de preços

Existem dois limites mínimos para os preços no Steam:
  1. O preço base mínimo introduzido para qualquer produto no Steam deve ser, pelo menos, equivalente ao valor convertido recomendado pelo Steam para o patamar de 0,99 USD. Para mais detalhes, pode consultar a tabela de preços mínimos por moeda.

  2. O valor mais baixo possível de uma transação é 50% desse preço base mínimo, o que permite alguma descontagem do preço base mínimo. O preço mínimo de transação é aproximadamente 0,49 USD.
    • Um produto com um preço no patamar de 0,99 USD pode receber um desconto de até 50%.
    • Um produto com um preço no patamar de 1,99 USD pode receber um desconto de até 75%.
    • Um produto com um preço no patamar de 4,99 USD pode receber um desconto de até 90%.

Caso tenha um ou mais produtos com preços ou descontos abaixo dos novos limites mínimos, poderá deparar‑se com um dos seguintes problemas:
  • Se o preço base do seu produto estiver abaixo do preço de transação mínimo possível no Steam numa determinada moeda, já não será possível comprar o produto nos países que utilizem essa moeda.
  • Se tiver agendado um desconto que fará com que o preço final do produto fique abaixo do preço de transação mínimo do Steam, o produto deixará de estar disponível para compra em países onde o preço final é inferior ao mínimo permitido.
  • Se o preço base estiver abaixo do preço de transação mínimo possível do Steam em qualquer moeda, não poderá agendar descontos novos.
  • Se o preço base estiver próximo do preço de transação mínimo possível do Steam em qualquer moeda, o desconto aplicável poderá ser limitado de forma a garantir que o preço resultante não fique abaixo do mínimo permitido.

Para mais detalhes, consulte o nosso post do dia 15 de agosto: Atualizações aos limites de preços mínimos do Steam.

Perguntas frequentes

P.: Não defini o preço do meu jogo em todas as moedas locais disponíveis no Steam. Pode isto ser um problema?
R.: Não definir um preço numa determinada moeda fará com que o jogo fique indisponível para utilizadores dessa moeda. Por exemplo, se não definir um preço em ienes japoneses, os utilizadores situados no Japão não poderão comprar o seu jogo.

P.: Faltam pacotes ao meu jogo. Como é que defino os preços?
R.: De vez em quando, ocorre um bug em que um AppID pode ser criado sem os respetivos pacotes padrão. Pode criar estes pacotes ao visitar a página "Todos os pacotes, DLCs, demos e ferramentas associados" e ao clicar no botão "Criar pacotes padrão" em cima. Também nos pode enviar um pedido de ajuda a qualquer momento ao clicar no botão "Apoio" na barra superior desta página.

P.: Quais são as moedas disponíveis no Steam?
R.: Uma lista completa de moedas pode ser encontrada na página Moedas disponíveis, que também menciona quais as moedas que permitem preços e compras em quantias parciais, como são apresentadas e em que incrementos.

P.: Com que frequência posso alterar o preço do meu produto?
R.: De forma a proteger as expectativas dos utilizadores acerca de um jogo acabado de lançar, pedimos que aguarde, no mínimo, 30 dias após o lançamento para alterar o preço. Caso tenha enviado um preço substancialmente errado no momento do lançamento e precise de o corrigir de imediato, podemos resolver o problema. Entre em contacto connosco aqui para obter ajuda com este tipo de erro de preço. Depois disso, pode alterar os seus preços conforme fizer sentido para si, mas tenha em atenção que o aumento de preço numa ou mais moedas fará com que o seu jogo não possa ser vendido com desconto durante um período de 30 dias. Consulte a documentação sobre descontos para mais detalhes.


P.: Posso agendar uma atualização automática de preços?
R.: Não. Não é possível agendar alterações de preços para que ocorram automaticamente, mas pode escolher entre publicar alterações de preços quando quiser após análise da Valve ou deixar que a Valve as publique de imediato após a análise.

Se escolher publicar alterações de preços manualmente depois de serem analisadas pela Valve, receberá uma notificação por e‑mail. Depois, terá a opção de publicar a alteração de preços numa data que for mais conveniente para si. Assim que publicar as alterações, entrarão imediatamente em vigor para os utilizadores.

Esta opção pode ser encontrada na secção "Propor preço" na página inicial do pacote no Steamworks.

pricechangeschedule.JPG

P.: Posso aumentar o preço do meu jogo ao transicionar de Acesso Antecipado para lançamento oficial?
R.: Sim. Terá de pedir uma alteração de preço alguns dias antes da transição para garantir que seja aprovada a tempo.

Tenha em atenção que não é possível aplicar descontos ao seu produto durante 30 dias após um aumento de preço. Se aumentar o preço dentro dos 30 dias anteriores à transição, não poderá aplicar um desconto de lançamento.

Caso esteja a pensar em aumentar o preço na semana em que o seu jogo vai sair do Acesso Antecipado e oferecer um desconto para celebrar o lançamento da versão 1.0, considere os seguintes cenários:
  • Pode deixar o preço como está, disponibilizar um desconto no lançamento da versão 1.0 (ao sair do Acesso Antecipado) e aumentar o preço depois disso.
  • Pode aumentar o preço ao sair do Acesso Antecipado, sem disponibilizar um desconto de lançamento.
  • Pode aumentar o preço mais de 30 dias antes de sair do Acesso Antecipado e depois disponibilizar um desconto no lançamento da versão 1.0.


P.: Posso participar em promoções do Steam se o meu produto foi lançado recentemente?
R.: Normalmente, não pode aplicar um desconto a um produto dentro do prazo de 30 dias após o lançamento ou a conclusão do desconto de lançamento. No entanto, pode enviar um desconto de lançamento para que entre em vigor quando o seu jogo for lançado. Haverá sempre oportunidades no futuro para aplicar um desconto ao seu jogo, portanto não se sinta sob pressão para mudar a data de lançamento por causa de uma promoção sazonal.

P.: E se eu quiser mudar o meu jogo de gratuito para pago?
R.: Fique à vontade de mudar o seu jogo de gratuito para pago. Utilize este formulário para nos contactar e pedir para que o seu jogo gratuito seja transformado num pacote pago. Tratar os clientes de forma justa é o mais importante para nós. Por isso, se o seu jogo deixar de ter microtransações dentro do jogo devido à transição para um pacote pago, pedimos que informe os seus jogadores com 30 dias de antecedência antes de remover compras dentro do jogo. Assim, os jogadores serão informados a tempo e terão a oportunidade de gastar a moeda virtual e itens que tenham no jogo antes de deixarem de poder ser comprados ou usados. Utilizadores que tiverem a licença gratuita do seu jogo nas respetivas contas irão continuar a ter e a poder jogar o jogo depois da transição de gratuito para pago.

P.: Posso mudar o meu jogo de pago para gratuito?
R.: Tal como na transição de gratuito para pago, use este formulário para nos pedir para mudar o seu jogo de pago para gratuito. Mais uma vez, pedimos que informe os jogadores com, pelo menos, um mês de antecedência antes da transição, para que possam tomar uma decisão informada sobre a compra de um jogo com a intenção de mudar o respetivo modelo comercial num futuro próximo.

P.: O Steam permite a venda de jogos com anúncios publicitários pagos?
R.: Não. O Steam não permite anúncios publicitários pagos nem receitas de referências/afiliados provenientes da apresentação de anúncios publicitários de outros jogos, produtos ou serviços. Se as receitas do seu jogo dependem de anúncios publicitários noutras plataformas, precisará de encontrar outro modelo comercial para poder lançar o seu jogo no Steam. Porém, se tiver um jogo que contenha anúncios publicitários e o quiser lançar no Steam, considere vendê‑lo como uma compra única ou torná‑lo "grátis para jogar" com microtransações ou conteúdo adicional como DLC à venda na loja.

P.: O Steam permite a venda de jogos com progresso mediante pagamento ("paywall")?
R.: Não. O Steam não permite jogos em que o jogador é impedido de continuar a jogar a não ser que pague. Se gostaria de disponibilizar uma demo gratuita para demonstrar o seu jogo, pode fazê‑lo. A demo e o jogo completo também podem ter os mesmos ficheiros para que os jogadores possam continuar de onde pararam. Para saber se disponibilizar uma demo é o ideal para o seu jogo, consulte a documentação sobre demos.

P.: Que preços deveria definir para moedas que desconheço?
R.: Sugerimos preços na ferramenta de proposta de preços com base no preço em USD selecionado. Fica ao seu critério aceitar ou ajustar estas sugestões. As decisões sobre preços no Steam estão totalmente nas mãos dos developers.

P.: Os preços recomendados incluem impostos?
R.: Os utilizadores de certos países estão acostumados a preços já com os impostos incluídos, enquanto os utilizadores de outros países estão habituados a ver o valor dos impostos aplicado sobre o preço apresentado. O Steam usa as normas e regulamentos locais dos utilizadores ao apresentar preços e impostos. Mais informações sobre impostos podem ser encontradas no artigo de perguntas frequentes sobre impostos.