Documentação do Steamworks
Preços

Visão geral

Parceiros no Steam são responsáveis pela configuração e gerenciamento dos preços dos produtos. O site de desenvolvedores Steamworks oferece ferramentas para configurar preços e descontos em todas as moedas disponíveis no Steam. Os preços iniciais, assim como ajustes propostos, serão analisados pela Valve e costumam ser processados em 1 a 2 dias úteis. Recomendamos estratégias de preços baseadas na nossa experiência e podemos sugerir preços de acordo com taxas de câmbio e outros fatores. Durante o processamento tentaremos verificar se há erros de digitação, mas não podemos garantir que acharemos todos eles, então confirme os preços com cuidado antes de enviá-los.

Permissões obrigatórias para edição de preços

Apenas certas contas da distribuidora têm as permissões necessárias para informar e ajustar preços ou configurar descontos para produtos no Steam. Para novos parceiros Steamworks, a conta padrão é a conta Steam que preencheu a documentação digital para o Acordo de Distribuição do Steam, mas a pessoa certa para a sua organização pode variar.

Se não tiver as permissões especificas abaixo, a melhor opção é entrar em contato com um dos seus administradores no Steamworks, usuários da organização com permissão para conceder permissões, a lista de administradores no Steamworks é exibida na coluna à direita da página inicial do Steamworks (a não ser que você seja um administrador).


As permissões a seguir são obrigatórias para ajustar preços de um produto:

  • O parceiro Steamworks do qual é membro deve ser o parceiro pago pelas vendas do produto. Por exemplo, se estiver trabalhando em um jogo com outro estúdio, que é a entidade que será paga pelas vendas do jogo, então apenas membros desse outro estúdio poderão ajustar preços.
  • A conta deve ter a permissão: "Gerenciar preços e descontos" para o produto em questão. Consulte Gerenciamento de usuários e permissões para mais detalhes.

Ajuste de preços e adição de descontos

Segue um breve tutorial de como atualizar o preço e adicionar descontos para os seus produtos no Steam.
https://www.youtube.com/watch?v=EQHt1X33MKM

Práticas recomendadas para preços

Ao ponderar sobre o preço de lançamento do jogo, leve em consideração alguns fatores.

  • Quanto tempo será necessário para usuários zerarem o seu jogo?
  • O jogo tem alta rejogabilidade?
  • Oferece modos multijogadores?
  • É um lançamento em acesso antecipado?
  • Quais são os preços de jogos similares?
  • Você está definindo um preço já pensando em promoções futuras?

Se estiver levando a venda do seu jogo a sério, trate-a como qualquer outro negócio e faça pesquisas de mercado. Compre e jogue outros jogos similares. Leia análises e opiniões de usuários para ter uma ideia do valor desses jogos e use esses dados para decidir os seus preços. A ideia não é tentar colocar um preço mais baixo que a concorrência, mas sim entender o mercado e garantir que usuários terão um ótimo custo-benefício ao comprar o seu jogo.

Perguntas frequentes

Com que frequência posso alterar o preço do produto?
Aconselhamos esperar dois meses após o lançamento para alterar o preço. Esse é o mesmo período de tempo que deverá esperar para oferecer o título com desconto.

Posso aumentar o preço do jogo ao passar de acesso antecipado a lançamento final?
Sim. Será necessário solicitar uma alteração de preço alguns dias antes da transição para garantir que seja aprovada a tempo.

Observe que não é possível aplicar um desconto ao produto nos primeiros 30 dias após um aumento de preço. Se aumentar o preço em até 30 dias antes da transição, não será possível aplicar um desconto de lançamento.

Caso esteja planejando aumentar seu preço ao deixar o acesso antecipado e deseja dar um desconto para celebrar o lançamento da versão 1.0, considere alguns dos cenários abaixo:
  • Não altere seu preço, dê um desconto no lançamento da versão 1.0 e aumente seu preço após isso.
  • Aumente seu preço durante a transição da saída do acesso antecipado e não dê qualquer desconto.
  • Aumente seu preço 30 dias antes de sair do acesso antecipado e então dê um desconto junto do lançamento da sua versão 1.0.


Posso participar de promoções sazonais do Steam se o meu produto acabou de lançar?
Normalmente não é possível aplicar um desconto a um produto 30 dias após o lançamento ou encerramento do desconto de lançamento. Porém, se criou um desconto de lançamento e o produto lança em até 7 dias antes de uma promoção sazonal do Steam (como a Promoção de Férias), a Valve pode ajudar a estender esse desconto introdutório para durar até o fim da promoção.

Há sempre oportunidades futuras para aplicar um desconto ao seu jogo, então não se sinta pressionado a mudar a data de lançamento por causa de um evento sazonal.

Posso transformar um jogo gratuito em pago?
A: You're welcome to change your game from free to paid, so please use the support form here to contact us to change from a Free to Play game to a paid package. O mais importante para nós é que o cliente seja tratado de forma justa. Por isso, pedimos que dê aos clientes pelo menos 30 dias de aviso prévio antes de remover compras dentro do jogo. Assim, eles saberão da mudança com antecedência, tendo a chance de gastar as moedas e itens que possuem no jogo antes que não possam mais ser comprados ou usados.

E transformar um jogo pago em gratuito?
Da mesma forma, use o formulário de suporte para solicitar que um jogo pago seja transformado em gratuito. Again, we'd ask that you give your customers at least 30 days notice before changing so that they can make an informed decision whether or not to buy a game that's intending to change its business model in the near future.