Documentação do Steamworks
Steam Playtest
O Steam Playtest permite que desenvolvedores obtenham dados de testes com baixo risco e gratuitamente para os seus jogos sem que precisem se preocupar com códigos Steam, análises de usuários ou listas de desejos. Ao usar um AppID-filho diferente, mas associado ao jogo base, você pode realizar os testes que precisa sem afetar a versão principal.

Aqui está uma visão geral:
https://youtu.be/0_HhCEJ_kZ0

O Steam Playtest também permite restringir o acesso ao teste. Você pode liberar acesso a quantos testadores forem necessários e desativar o aplicativo de teste quando desejar.

Funcionamento

Um AppID do Steam Playtest tem acesso aos mesmos recursos técnicos que o jogo base — mas com opções de configuração reduzidas de loja e comunidade. Em vez de ter uma página separada na Loja Steam, a inscrição no Steam Playtest é realizada a partir da página do jogo base. Assim, os usuários podem participar e acessar o teste pelo mesmo lugar onde podem seguir ou adicionar o jogo base à lista de desejos.

Veja abaixo um exemplo de como o botão de inscrição em um Steam Playtest é exibido para os usuários:

Participe do Steam Playtest

Possíveis testadores poderão solicitar acesso ao Steam Playtest do jogo caso tenham interesse. Quando estiver pronto para disponibilizar o teste, você pode adicionar quantos testadores quiser do grupo de usuários interessados. Você pode desativar o aplicativo de teste quando estiver pronto ou mantê-lo ativado caso prefira continuar experimentando com recursos futuros.

Configuração

  1. Crie um aplicativo do Steam Playtest a partir da página Pacotes e conteúdos adicionais associados.

    Criar um novo Playtest

  2. Configure o aplicativo no Steamworks.

    No mínimo, é preciso fornecer imagens de cápsula para a biblioteca e para a comunidade (consulte a documentação sobre os recursos da biblioteca para mais detalhes). Você também pode alterar o nome do aplicativo do Steam Playtest exibido aos usuários (e informar versões traduzidas) — ele não poderá ser alterado após o lançamento.

  3. Quando estiver pronto, complete o processo de lançamento do aplicativo do Steam Playtest. Isto incluirá uma análise simplificada da página da loja pela Valve. Aviso: o aplicativo do Steam Playtest não terá uma página própria na Loja Steam, mas aparecerá como uma seção na página do jogo base. Os passos de lançamento de presença na loja de um Playtest consiste apenas de imagens de cápsula e ícones.

  4. Para permitir inscrições no Steam Playtest, torne-o visível na página do jogo base na Loja Steam. Acesse as ferramentas de administração "Editar página da loja" do jogo base, clique na aba "Configurações especiais" e ative as inscrições. Após publicar a alteração nessa página, os usuários verão a opção de inscrição na página da Loja Steam.

    playtest_special_settings_screenshot0.png

    Você poderá exibir ou ocultar o botão de inscrição no Steam Playtest quando desejar.

  5. Agora que usuários estão inscrevendo-se no Steam Playtest, você pode preparar o conteúdo. Envie depots e configure versões de um aplicativo do Steam Playtest como se fosse qualquer outro jogo ou demonstração. É possível integrar recursos técnicos do Steamworks, configurar modelos da Entrada Steam, configurar salvamentos em nuvem etc. Caso nunca tenha feito isso antes, comece pela nossa documentação "Enviando ao Steam".

    Como alternativa, você pode solicitar códigos Steam para o seu aplicativo do Steam Playtest e distribuí-los diretamente aos testadores. Confira a seção abaixo para mais informações.

  6. Quando o aplicativo do Steam Playtest estiver pronto e a sua versão for publicada, você pode começar a aceitar testadores. Nas configurações do Steamworks para o aplicativo do Steam Playtest, clique no link "Gerenciar Steam Playtest" (ou ache a seção "Configurações do Steam Playtest" na aba "Aplicativo"). Você pode adicionar grupos de testadores quando estiver pronto. Os testadores são sorteados dentre os inscritos.

    Também é possível escolher testadores de países específicos. Isso é útil caso não haja muitos servidores disponíveis para o teste e deseje evitar problemas de latência durante o teste.

    granting.png

  7. Quando terminar de obter dados com um teste, você pode desativá-lo ao defini-lo como "Não jogável" na página inicial do aplicativo do Steam Playtest. Essa opção não será exibida se as inscrições estiverem abertas na página da Loja Steam. Após a desativação, o Steam não iniciará o aplicativo do Steam Playtest.

    Tenha cuidado com esta ação! Pode ser frustrante ou decepcionante para a sua comunidade se você remover a experiência repentinamente, então é uma boa ideia avisar com antecedência. Você pode usar os eventos e anúncios do Steam para comunicar os detalhes do teste.

  8. Caso queira reiniciar o teste após o término devido a alterações ou aumento da capacidade do servidor, por exemplo, defina novamente o aplicativo do Steam Playtest como "Visível". Usuários que receberam acesso ao teste anteriormente continuarão tendo e não precisarão se inscrever ou receber acesso novamente.

Tipos de participação

O comportamento padrão é de participação restrita: usuários interessados se inscrevem e você concede acesso em lotes conforme a capacidade disponível para aceitá-los.

Caso o jogo esteja pronto para receber mais pessoas, você também pode abrir o teste. Com isso, usuários interessados que se inscreverem na página do jogo base na Loja Steam serão adicionados automaticamente.

Migrar um teste de participação restrita (o padrão) para de participação aberta fará com que todos os inscritos sejam aceitos. Esse processo leva alguns minutos para começar.

A opção do tipo de participação também pode ser controlada na página do Steam Playtest no site de parceiros. Você pode alterá-la quando for necessário.

Uso de códigos Steam para o seu Steam Playtest


Você pode distribuir códigos Steam para o seu Playtest. Não é obrigatório oferecer uma inscrição aberta para o seu Playtest — você pode gerar e distribuir códigos para um Playtest mesmo que a página do jogo na loja ainda não tenha visibilidade pública. Assim, você tem um controle mais preciso da implementação dos planos de teste que desenvolveu para o seu jogo.

Para a maioria dos desenvolvedores, distribuir códigos Steam para Playtests é mais fácil e seguro do que usar códigos de acesso imediato do jogo base. Além disso, é possível solicitar muito mais códigos para um aplicativo de Playtest do que o limite típico de 2.500 códigos de acesso imediato para o jogo base. E você também pode controlar o acesso ao Playtest usando a opção "Jogável". Observe que cada código, uma vez concedido, não será revogado caso o Playtest seja marcado posteriormente como "Não jogável".

Para usar códigos Steam para o seu Steam Playtest, siga os passos abaixo:

  • Solicite códigos Steam para o seu aplicativo do Steam Playtest. Você pode solicitar apenas códigos Steam de lançamento padrão para o seu teste. Isso significa que após o código ser ativado, o Steam Playtest será jogável apenas quando estiver "lançado", ou seja, quando o estado do Playtest for "Jogável". Não é possível solicitar códigos Steam de acesso imediato (beta) para um Steam Playtest.
  • Defina o Steam Playtest como "Jogável". Não é necessário que a página do jogo na Loja Steam esteja visível publicamente no Steam para realizar o seu Playtest usando códigos Steam.
  • Quando decidir encerrar os seus testes, defina o aplicativo do Steam Playtest como "Não jogável". Observe que cada código, uma vez concedido, não será revogado automaticamente caso o Playtest seja marcado posteriormente como "Não jogável".

Embora os códigos Steam sejam um serviço gratuito do Steam para os desenvolvedores realizarem Playtests, eles não são ilimitados. Se em algum momento precisar solicitar mais de 50.000 códigos para o seu aplicativo do Steam Playtest, ele está mais para um beta aberto, e recomendamos que abra as inscrições diretamente na página do jogo na Loja Steam. A Valve analisa cada solicitação caso a caso e reserva-se o direito de rejeitar solicitações de códigos Steam.

Caso tenha alguma dúvida — abra um chamado.

Configurações comuns

O Playtest NÃO é jogável e NÃO está aberto para inscrições.
Essa é a configuração padrão do teste antes de você colocá-lo no ar ou aceitar inscrições e também será a configuração final quando você encerrar o teste.

notplayablehidden.png

O Playtest NÃO é jogável, mas está aberto para inscrições.
Esta é a configuração que você provavelmente usará para permitir aos interessados que se inscrevam antes da disponibilização do teste. You might also want this configuration if you’ve ended a playtest, but are planning on doing another one in the future and would like to add more playtesters to the future playtest event.

notplayablevisible.png

O Playtest é jogável e está aberto para inscrições.
Essa pode ser a configuração adequada quando o teste estiver no ar e você planejar adicionar mais testadores futuramente. Por exemplo, caso a capacidade dos servidores seja expandida ou novos recursos sejam adicionados e precise de mais testadores para experimentar a nova versão.

playablevisible.png

O Playtest é jogável, mas NÃO está aberto para inscrições.
Defina essa configuração caso você não planeje adicionar novos testadores futuramente, mas ainda queira que os testadores atuais tenham acesso à versão de testes.

playablehidden.png

Coleta de comentários dos participantes

Você decide como coletar os comentários dos participantes. We've seen a number of developers include a big 'feedback' button right on the main menu of their game, leading to wherever that developer wishes to collect and manage the feedback. Esse lugar pode ser os Fóruns Steam, o seu servidor no Discord, uma ferramenta de acompanhamento de problemas (bug tracker) ou o que desejar.

Sugerimos uma abordagem direta com o seu público. Informe o tipo de comentário que espera receber e o melhor lugar para enviá-los. Você também pode fornecer links para o seu sistema preferido de comentários ou comunicação em um anúncio na comunidade.

Perguntas frequentes

Por que a Valve decidiu trabalhar nesse recurso?
O novo recurso Steam Playtest foi lançado após inúmeros pedidos de pequenos e grandes estúdios como uma tentativa de fornecer um teste limitado e de baixo risco com usuários comuns. Equipes de desenvolvimento querem a liberdade de executar um teste sem se preocuparem com as análises de usuários ou com as adições à lista de desejos… mas elas também gostam de ter controle de quando cada teste começa, termina ou é suspenso. Esperamos que este conjunto de recursos ajude desenvolvedores a se aproximarem dos seus usuários e a fazerem jogos melhores.

Observamos uma grande quantidade de soluções surpreendentes e não oficiais para os mesmos problemas, como ofertas de demonstrações que não passavam de um beta aberto ou o lançamento de uma versão "prólogo" de um jogo para animar a comunidade. Os desenvolvedores estavam usando os recursos à disposição para criar uma comunidade e obter dados de teste. Esses são ótimos problemas para solucionar, então queremos oferecer uma solução oficial e respaldada, que seja mais fácil para os desenvolvedores e mais consistente para os jogadores.

E se eu quiser realizar um teste do jogo, mas controlar o acesso por meio de códigos Steam?
Também é possível solicitar códigos para o aplicativo do Steam Playtest. Na verdade, essa é a forma recomendada de realizar testes de um jogo com um grupo grande de testadores. Lembre-se de que você também pode testar usando o AppID do jogo principal por meio de códigos de acesso imediato. Mais detalhes estão disponíveis na documentação Testes no Steam.

Tenho uma dúvida ou comentário sobre o Steam Playtest. Como entro em contato com vocês?
Preencha o nosso formulário de contato e informe-nos do seu problema ou deixe um comentário sobre o recurso.

Quando posso usar o Steam Playtest?
Acreditamos que o melhor momento para usar este recurso é antes do lançamento do jogo. Primeiro, publique uma página de "Em breve" para o jogo poder ser adicionado a listas de desejos e você começar a animar a comunidade. Depois disso, o Steam Playtest lhe fornece a opção de receber comentários diretamente dos testadores antes do lançamento.

Se preferir, você pode continuar usando o AppID do Steam Playtest como um laboratório para novas ferramentas e recursos, mas lembre-se: qualquer usuário pode se inscrever em um Steam Playtest sem custo. Deixá-lo no ar após o lançamento provavelmente só fará sentido se o jogo já for gratuito para jogar.

Como o Steam escolhe quais contas terão acesso a um Steam Playtest de participação restrita?
O Steam sorteará as contas Steam dentre as que indicaram interesse em participar. Há a opção de aceitar apenas testadores de países específicos; ela faz sentido quando não há muitos servidores disponíveis ou quando a latência for um problema.

Como usuários serão notificados de que receberam acesso ao Steam Playtest?
O Steam enviará um e-mail aos usuários quando forem adicionados a um teste. A página do jogo na Loja Steam também indicará que o usuário tem acesso.

Os usuários inscritos serão notificados quando um Playtest puder ser jogado?
O Steam não envia e-mails quando um aplicativo do Steam Playtest torna-se jogável ou não jogável. Recomendamos que use o sistema de eventos de anúncios do Steam para informar aos usuários de que o Steam Playtest pode ser jogado.

Como concluir o Steam Playtest?
Marque o teste como "Não jogável" na página do Steam Playtest no site de parceiros Steamworks. Lembre-se de primeiro desativar o botão de inscrição na página da loja.

O meu Steam Playtest é confidencial?
Não. Os usuários que se inscrevem para participar de um Steam Playtest não assinam contrato de confidencialidade, e não deve haver a expectativa de que eles mantenham sigilo. If you want to run a confidential beta and require players to agree to an NDA, you can do a few different things.
  1. Use o AppID do aplicativo do Steam Playtest, defina o Playtest como jogável e a visibilidade na loja como oculto.
  2. Use o AppID do jogo principal e solicite códigos de acesso imediato.
Ambas as alternativas dependem de uma solução própria para realizar a inscrição de interessados.

Um Steam Playtest tem uma página própria na loja? Os usuários podem encontrá-lo lá?
O Playtest não terá uma página própria na Loja Steam. Em vez disso, será listado como uma opção na página da loja do jogo base. That way, any search traffic, store recommendations, etc all funnel towards the real product for users to wishlist and follow.

Posso cobrar pelo acesso ao Steam Playtest?
Não. O Steam Playtest foi feito para inscrições gratuitas. And since Playtests can be deactivated at any time, it’s not OK to monetize them with in-game transactions, or sell access. If you’re ready to charge money for a work-in-progress version of your game, you should use Steam Early Access.

Q: How should I coordinate players for an online/multiplayer playtest?
A: Some multiplayer games may wish to open up servers during limited time windows, and that’s an ok use of Steam Playtest. We’d recommend using Steam Events and Announcements to talk to your players about scheduled updates or coordinated playtests.

Q: If I run a Steam Playtest, will it mess with my real game?
A: Your Steam Playtest appID is a separate appID from your main game. As a result, things like playtime, wishlists, reviews, refunds, etc. are separate as well. Por exemplo:
  • O jogo não sai da lista de desejos de um usuário que se torna testador por meio do Steam Playtest.
  • Um usuário que apenas participou do Steam Playtest não pode publicar uma análise do jogo base.
  • O tempo de jogo de um usuário no Steam Playtest não afeta a política de reembolso do Steam ou a possibilidade desse jogador de receber um reembolso por uma compra do jogo base.
  • O tempo de jogo de um usuário no Steam Playtest não afeta o recebimento de cartas colecionáveis ou as conquistas alcançadas.