Documentação do Steamworks
Listas de desejos
Resumo
Usuários podem adicionar o jogo à lista de desejos no Steam para ficarem de olho nos jogos em que têm interesse. Quando o jogo for lançado ou estiver em oferta, eles receberão uma notificação automaticamente.
Nível de integração
Nenhum necessário, além da criação da página na loja.

Visão geral

Depois que o jogo tiver uma página visível na Loja Steam, usuários poderão começar a adicionar o jogo às suas listas de desejos. Antes do lançamento do jogo, você pode dizer a fãs e outros interessados para adicionar o jogo à lista de desejos para demonstrarem interesse e acompanharem as novidades. Com isso, você pode ter uma ideia do nível de interesse de possíveis clientes, além de ser uma forma de notificar usuários interessados quando o jogo for lançado ou estiver em oferta.

https://youtu.be/AVo9fVPcls0

Notificações da lista de desejos

Usuários podem ser notificados por e-mail com base em várias ações relacionadas ao seu jogo, software ou vídeo no Steam. Essas ações podem mudar no futuro, mas a documentação contém uma descrição do conjunto de recursos atual.

E-mails sobre descontos são enviados dentro de algumas horas após o lançamento ou aplicação do desconto do produto. Em períodos de grande volume de e-mails, o atraso na notificação pode ser maior.

Usuários que foram notificados sobre um jogo (incluindo e-mails sobre o lançamento) nos últimos sete dias não receberão outras notificações sobre o mesmo jogo nos próximos sete dias.

Observe que usuários devem verificar o endereço de e-mail para poder receber mensagens e que alguns podem ter escolhido não receber alguns ou todos os tipos de notificação por e-mail.

Lançamentos de produtos (em acesso antecipado ou não)

Quando um jogo é lançado, seja em acesso antecipado ou não, usuários que tenham o jogo na lista de desejos serão notificados da disponibilidade do jogo por e-mail e/ou por notificação pelo aplicativo do Steam para dispositivos móveis.

Se o jogo foi lançado em acesso antecipado e posteriormente faz a transição para lançamento, outra notificação será enviada por e-mail.

Para mais informações sobre a preparação para lançamento, consulte a documentação sobre Processo de lançamento.

Descontos promocionais

Ao oferecer um desconto em um jogo, uma notificação será enviada por e-mail ou para o dispositivo móvel de usuários que o tenham adicionado à lista de desejos, contanto que atenda aos seguintes critérios:
  • O desconto deve ser de 20% ou mais, seja um destaque em uma promoção especial, uma oferta semanal ou um desconto personalizado.
  • O desconto deve ser oferecido, no mínimo, no pacote de menor preço que contiver o jogo. Por exemplo, se tiver um pacote normal de R$ 19,99 e um de luxo de R$ 29,99, aplicar um desconto exclusivamente ao pacote de luxo não notificará usuários; você precisa aplicar o desconto também ao pacote normal.
  • O desconto deve estar disponível globalmente. Pode haver pacotes diferentes para regiões diferentes, mas todas as regiões devem oferecer o jogo com desconto.
  • O descontos deve ficar disponível por, pelo menos, oito horas.
  • Aviso: se um e-mail não conseguir ser enviado por mais de uma semana, deixaremos de tentar enviá-lo, não importa o motivo.

Para mais informações, consulte a documentação sobre Descontos.

Dados da lista de desejos

Na página de detalhes do aplicativo no portal de relatórios de vendas e ativações, há uma seção de "Listas de desejos", que contabiliza adições, compras e remoções do produto nas listas de desejos de usuários. Também é possível ver números por região ou país na seção de vendas regionais do aplicativo. Os dados de listas de desejos são atualizados diariamente (i.é., a partir de 2 de março, você poderá ver todos os dados até o dia 1º de março).

Alguns artigos de análise sobre comportamento relativo à lista de desejos estão disponíveis no grupo de desenvolvedores Steamworks aqui, incluindo médias na taxa de conversão de e-mails da lista de desejos e conversões da lista de desejos ao longo do tempo.

Práticas recomendadas

Estes são os nossos três conselhos mais importantes:
  1. Coloque uma página de "Em breve" assim que possível, para que usuários interessados possam adicionar o produto à lista de desejos e sejam notificados do lançamento;
  2. Continue engajado — não lance o jogo e parta para o próximo. Muitos usuários vão esperar um motivo para comprarem o jogo, como uma transição de acesso antecipado, uma atualização de conteúdo, desconto ou amigo com quem jogar;
  3. Veja os dados de listas de desejos após uma promoção ou evento promocional para guiar decisões futuras. Tendências com o tempo podem ajudar você a determinar que comunicação está gerando mais interesse, tanto em termos de compras quanto adições à lista de desejos.

Perguntas frequentes

Há algum atraso para o envio de notificações por e-mail?

  Notificações por e-mail podem ser enviadas ao longo de algumas horas, dependendo da quantidade de usuários que deverão ser notificados. Além disso, e-mails de notificação podem incluir mais de um título, dependendo do tamanho da lista de desejos.

Há um intervalo mínimo entre e-mails enviados sobre um produto específico?

  Se houver mais de um evento notificável de um produto específico dentro de duas semanas, o segundo e-mail pode não ser enviado ao mesmo usuário.

Onde um usuário pode configurar as preferências de e-mail?

  No canto superior direito do Steam, clique no seu nome de usuário e selecione "Detalhes da conta". Depois selecione "Gerenciar preferências de e-mail" para escolher quais tipos de comunicação deseja receber.

Todos os usuários receberão notificações da lista de desejos?

  Apenas usuários que verificaram o endereço de e-mail junto ao Steam receberão notificações.

Como acompanho a atividade resultante de notificações enviadas por e-mail?

  Se uma notificação sobre o seu título for enviada por e-mail, acessos à sua página da loja poderão ser vistos ao acessar "Divulgação e visibilidade" -> "Tráfego detalhado" na página inicial do aplicativo.

Além disso, é possível monitorar campanhas de e-mail e taxas de conversão acessando o site de relatórios financeiros, clicando em "View detailed wishlist breakdown" (Ver dados detalhados da lista de desejos) e rolando até o final da página, onde são exibidas notificações enviadas por e-mail no período selecionado.

Como a lista de desejos afeta a visibilidade de um jogo no Steam?

  A lista de desejos é um fator importante para determinar onde um jogo é exibido no Steam. Depois que um usuário adiciona um jogo à lista de desejos, ele pode aparecer em diferentes seções de destaque, acompanhado de uma etiqueta indicando que está na lista de desejos. Antes do lançamento, o jogo pode aparecer em listas de futuros lançamentos filtradas por data de lançamento, popularidade, marcadores ou outras categorias. Além disso, quando o jogo for lançado ou estiver em oferta, o Steam pode enviar lembretes por e-mail e outras notificações aos usuários que o adicionaram à lista de desejos. Em termos gerais, o Steam foi projetado para oferecer uma visão personalizada para cada usuário. A exibição de um jogo em seções como de recomendações por marcador ou curador, recomendador interativo, mais vendidos ou recém-atualizados depende de quais jogos o usuário gosta e jogo, da sua localização, de qual idioma prefere, do que os seus amigos estão jogando, se segue Curadores Steam e por aí vai. A Loja Steam é contextual e personalizada para cada usuário de acordo com diversos fatores diferentes.

Há um mínimo de adições à lista de desejos exigido para que o Steam comece a exibir o meu jogo a outros usuários?

  Não.

Alguns usuários adicionaram o meu jogo à lista de desejos. E agora?

  Adições à lista de desejos indicam interesse de usuários como resultado da divulgação feita por você antes e depois do lançamento do jogo. Você acabou de realizar uma transmissão do seu jogo e divulgar o trailer de lançamento em redes sociais? É bem provável que verá um aumento nas adições à lista de desejos. O jogo está em oferta para comemorar uma grande atualização que acabou de lançar? Não apenas é provável que veja usuários com o jogo na lista de desejos o comprarem, mas também usuários adicionarem o jogo à lista de desejos por saberem dele pela primeira vez. Talvez tais usuários estejam esperando um momento em que terão tempo para jogar, uma data especial (como um feriado ou aniversário) ou um desconto mais adequado aos seus hábitos de compra ou ao seu orçamento.

Como cada pessoa adiciona jogos às listas de desejos por motivos diferentes, não há uma fórmula para prever de forma exata as vendas oriundas de adições a listas de desejos. Mesmo assim, as listas de desejos são importantes, pois são o resultado do trabalho feito para expandir o público em potencial do jogo no momento do lançamento e além.

Como posso ver adições a listas de desejos agrupadas por regiões e países?

  Na página de detalhes do aplicativo no portal de relatórios de vendas e ativações, há uma seção de "Listas de desejos", que contabiliza adições, compras e remoções do produto nas listas de desejos de usuários. Também é possível ver números por região ou país na seção de vendas regionais do aplicativo.