Documentação do Steamworks
Ramos (betas)
Ramos, conhecidos também como betas, são versões específicas do seu aplicativo que você disponibilizou publicamente ou apenas para pessoas específicas pelo Steam.

Ramos são gerenciados na página Versões da administração de aplicativo no Steamworks. Ramos do aplicativo disponíveis lista todos os ramos que você criou, além do ramo padrão.

RimWorld_BranchManagement.jpg

Crie um ramo novo usando o botão "Criar novo ramo do aplicativo". Ao criar um ramo, só é necessário informar um nome apropriado, sem espaços. Quando usuários selecionarem o beta no respectivo menu, esse será o nome exibido com a descrição. Se uma senha for especificada, ela será obrigatória para ter acesso ao ramo, incluindo o nome.

Para trocar para um ramo personalizado no cliente, usuários e testadores devem clicar com o botão direito no jogo na página da biblioteca e selecionar "Propriedades". Entre as abas disponíveis haverá a aba "Betas".
O beta novo deverá estar listado no seletor "Selecione de qual beta deseja participar:"

Rimworld_BranchExample.jpg

Assim que um testador ou usuário selecionar o ramo, o cliente Steam começará a baixar o seu conteúdo, substituindo o ramo atualmente instalado.

Ramo padrão

O ramo padrão é a versão do jogo entregue aos usuários no Steam. Antes do lançamento, essa será a versão baixada pelos testadores por padrão. Quando o jogo estiver no ar, não é necessário fazer nada de especial para entregar a versão do ramo padrão aos usuários.

OBSERVAÇÃO: Ao enviar conteúdo, não é possível colocar a versão no ar pelo ramo padrão automaticamente. Isso deve ser feito manualmente na administração de aplicativo.

Adição de novo ramo

É possível criar ramos adicionais para o título conforme a necessidade. O uso mais comum de um ramo beta é para testes.
Exemplo de um título já disponível no Steam:
  • Você precisa corrigir alguns dos problemas que apareceram nos relatórios de erro, mas precisa testar as correções antes de atualizar o jogo para todos.
  • Você não está lançando nenhum conteúdo novo, então não se importa se usuários participem do beta e joguem a versão na qual está trabalhando.
  • Passos:
    • Crie um novo ramo na aba Versões na administração de aplicativo;
    • Usando as ferramentas da pasta ContentBuilder do SDK do Steamworks, envie a versão que deseja usar para testes;
    • Atualize a página de administração de aplicativo; a versão mais recente será exibida no topo da lista Exibindo as últimas 50 versões:;
    • Selecione o ramo no seletor "Colocar no ar...";
    • Clique no botão "Pré-visualizar alterações" para a versão selecionada;
    • Clique em "Colocar no ar agora" para disponibilizar o ramo imediatamente no Steam.