Documentação do Steamworks
Assinaturas recorrentes
ATENÇÃO: a funcionalidade de assinaturas recorrentes ainda não está completa. Pode não ser possível testar completamente todas as configurações antes do lançamento do seu jogo ou software.

Vista geral

É possível configurar a cobrança recorrente de uma assinatura para um jogo ou software no Steam, mas a funcionalidade ainda não está completa.

Em muitos casos, aconselhamos que considere se uma assinatura recorrente é o ideal para o seu produto. Muitos dos developers que optaram por usar assinaturas recorrentes nos seus produtos acabaram por descobrir que os utilizadores não têm muito interesse em serem cobrados recorrentemente e, como resultado, decidiram trocar para um modelo mais tradicional de pagamento único no ato da compra.

Métodos de gestão de assinaturas recorrentes

Segue-se abaixo o método geral de como gerir assinaturas recorrentes no Steam.

Gestão pelo jogo (microtransações)

O jogo inicia uma assinatura recorrente ao invocar uma compra no jogo, que é confirmada pelo utilizador através de uma página web do Steam. Esta assinatura é configurada e gerida completamente pelo jogo. Consulte Cobranças recorrentes em jogos para mais detalhes sobre a configuração.

Experiência geral:
  • Normalmente, este método aplica-se a jogos Grátis para Jogar, mas também funciona com jogos que usam um modelo de compra tradicional.
  • No jogo, o utilizador pode encontrar uma opção de compra para iniciar uma assinatura recorrente. Esta opção é configurada e gerida pelo developer.
  • O serviço operado pelo developer comunica com o Steam para iniciar uma assinatura, com um período e valor de renovação definidos.
  • O utilizador deve aprovar a assinatura através da aplicação Steam.
  • O serviço acompanha a data de validade da assinatura.
  • Quando a assinatura expira, o serviço chama o método ProcessAgreement da Web API para cobrar o próximo período.
  • Não é permitido ao serviço cobrar mais do que a quantia estabelecida para o período (ou seja, se o utilizador aceitou pagar 20 € por mês, não será possível cobrar mais de 20 € mensalmente; contudo, é possível cobrar menos).
  • O utilizador só pode cancelar este tipo de assinatura.

Configuração:
consulte Cobranças recorrentes em jogos para mais detalhes sobre a configuração.

Preços de assinaturas recorrentes

Pense cuidadosamente nos preços que irá usar. Embora seja possível baixar o preço das assinaturas recorrentes tantas vezes quantas necessário, não permitimos o aumento de preço de uma assinatura recorrente.

Perguntas frequentes

P.: Quais os métodos de pagamento que podem ser utilizados em cobranças recorrentes?
R.: Pagamentos recorrentes podem ser realizados com um cartão de crédito, PayPal ou saldo da Carteira Steam.

P.: Por que motivo um pagamento não foi processado ao chamar o método ProcessAgreement?
R.: Caso o cliente não tenha um método de pagamento válido em registo, não possua saldo suficiente na Carteira Steam ou tenha usado um método de pagamento que já tenha expirado recentemente, então é possível que o processo falhe ao chamar o método ProcessAgreement.

P.: O utilizador é notificado quando ocorre uma falha no pagamento?
R.: Sim, o utilizador deverá receber um e‑mail quando ocorrer uma falha no pagamento da assinatura recorrente. Este e‑mail explica como aceder à página da conta para atualizar o método de pagamento em registo.

P.: Com que frequência devo tentar chamar o método ProcessAgreement para um utilizador cujo pagamento falhou recentemente?
R.: Recomendamos que tente uma vez por dia, durante, pelo menos, uma semana antes de parar de tentar. Caso o utilizador não atualize o respetivo método de pagamento até essa altura, é provável que já não esteja interessado na assinatura.

P.: O que é que os utilizadores necessitam de saber sobre assinaturas recorrentes?
R.: Existe um artigo do Suporte Steam aqui com algumas informações adicionais.