Documentação do Steamworks
Atualizações do jogo
Um dos recursos mais importantes do Steam é manter jogadores atualizados com a versão mais recentes de cada jogo. Seja um probleminha que precisa ser corrigido ou uma enorme atualização de conteúdo, o Steam conta com um conjunto de ferramentas para anunciar a atualização e colocá-la nas mãos dos seus jogadores.

O texto a seguir reúne práticas gerais a se considerar ao criar uma atualização, assim como o que nós da Valve aprendemos a partir das várias grandes atualizações que lançamos para os nossos produtos e vários outros produtos disponíveis no Steam.

Seja o seu produto um serviço gratuito para jogar ou uma aventura para um jogador, atualizações podem fomentar a sua base de usuários e aprofundar o engajamento. Para informações gerais sobre como se comunicar com usuários, consulte a documentação sobre práticas recomendadas de moderação e assista à apresentação completa de Robin Walker dos Steam Dev Days de 2014.

Atualize quando quiser

Atualizações são parte importante do ciclo de vida do seu produto, e uma forma de comunicação crucial com usuários. Você precisará lançar atualizações para corrigir erros e solucionar problemas, mas grandes atualizações também são uma ótima oportunidade para adicionar conteúdo novo, novos modos de jogo ou novos recursos para manter usuários engajados e atrair novos jogadores.

O Steam facilita a atualização ou adição de conteúdo ao jogo sempre que precisar; desta forma você poderá atender às demandas do seu público sem obstáculos. Sinta-se livre para atualizar o quanto quiser, mas lembre-se de que jogadores que tenham o jogo instalado precisarão baixar cada atualização antes de iniciar o jogo, então pense bem antes de lançar atualizações pesadas.

Planejamento e metas

Para tirar melhor proveito da sua atualização, primeiro pense nas metas que deseja alcançar. Você provavelmente desejará atualizar sempre que puder para corrigir erros comunicados por jogadores ou encontrados por você durante testes, mas também quer planejar atualizações de conteúdo a longo prazo que mantenham os jogadores engajados e evitem que abandonem o jogo.

Não importa se a atualização é grande ou pequena, cada uma é uma forma de comunicação com jogadores, demonstrando que está respondendo às opiniões de jogadores e que se importa em aprimorar a sua experiência.

Correções de erros e ajustes pequenos

Atualizar o jogo para corrigir erros ou realizar pequenos ajustes é uma das melhores formas de se comunicar com usuários. Se souber que alguns usuários estejam enfrentando problemas com o seu jogo, não há resposta melhor do que corrigi-los o mais breve possível (se possível). O Steam permite que você lance versões atualizadas sempre que precisar, então aproveite para iterar o produto e auxiliar usuários com problemas.

Ao lançar uma atualização, publique um anúncio na Central da Comunidade para que usuários saibam o que mudou. Isso também demonstra que você está atento e trabalhando para solucionar problemas identificados.

Grandes atualizações de conteúdo

Iterar e atualizar o produto é essencial, mas a sua comunicação acerca de uma atualização pode fazer toda a diferença. Pela nossa experiência com os nossos jogos, o ideal é lançar grandes atualizações a cada 1 ou 2 meses, no máximo. Isso permite que preparemos uma atualização grande o bastante para empolgar os jogadores, além de dar pistas ou anunciá-las antes do lançamento para aumentar o alcance da notícia.

A sua abordagem pode variar, dependendo da reação dos jogadores. Segue abaixo um processo de exemplo que funcionou bem para nós e foi ajustado por meio de abordagens diferentes e opiniões de jogadores:

  1. Dê pistas sobre a atualização — Dê pistas sobre a atualização (idealmente com uma narrativa) 3 ou 4 dias antes, gere especulação e anime os usuários. Você também está oferecendo um motivo para que a imprensa fale sobre o seu produto;
  2. Monitore fóruns e opiniões — Monitore fóruns e opiniões antes do lançamento da atualização e aprimore ou ajuste o seu conteúdo de acordo, ou descubra quais aspectos são os mais aguardados para que possa dar o devido destaque;
  3. Dê destaque a alterações de recursos e jogabilidade — Priorize alterações em recursos e jogabilidade na sua comunicação anterior ao lançamento da atualização para aumentar a visibilidade, especulação e ansiedade. Revelar esses detalhes pouco a pouco permite que jogadores possam compreender bem as novidades antes de ter acesso no jogo;
  4. Crie metajogos ou concursos — Crie metajogos ou concursos, permitindo que usuários divulguem o produto a amigos e outros jogadores e tenham a oportunidade de colaborar com o mundo do jogo.

Exemplos Como exemplo dos tipos de páginas de anúncio de atualizações que nós da Valve fizemos para alguns dos nossos jogos, olhe a barra lateral direita do site do CS:GO, ou algumas atualizações para o Dota 2 aqui and aqui.

Todos esses elementos são factíveis para qualquer produto, não importa o gênero ou tamanho da equipe. Recomendamos que a mesma equipe responsável pelo projeto e criação do conteúdo fique atenta à comunicação e opiniões de usuários. Isso NÃO significa que o seu projetista de níveis deve ficar o dia todo respondendo dúvidas nas Discussões Steam, Mas sim que a leitura de opiniões e a responsabilidade pela comunidade deve ser parte das obrigações da equipe de desenvolvimento e não repassada a gerentes da comunidade ou uma equipe de assessoria separada. Assista à palestra completa dos Steam Dev Days de 2014 (em inglês) para conhecer exemplos específicos e outros aprendizados.

Conteúdo adicional ou parte do jogo base?

Ao lançar conteúdo novo para o seu jogo, há algumas opções de como disponibilizá-lo a jogadores. É possível vendê-lo como conteúdo adicional (DLC) ou como compras no jogo, ou simplesmente incluí-lo no jogo base como uma atualização de conteúdo gratuita.

Seguem algumas sugestões de práticas recomendadas que funcionaram para muitos casos:
  • Conteúdo gratuito => parte do jogo — Se o conteúdo será gratuito, descobrimos que o melhor a se fazer é incluir o novo conteúdo como parte do conteúdo do jogo base. Dessa forma, os jogadores terão acesso imediato ao conteúdo mais recente sem precisar acessar alguma outra página ou clicar em outro botão de download (que seria o caso de um conteúdo adicional gratuito);
  • Conteúdo pago pequeno => compras no jogo — Se está adicionando conteúdos pagos pequenos, como chapéus, armas individuais ou roupas, pense em vendê-los como conteúdo individual no jogo. O Steamworks inclui um serviço de inventário Steam fácil de usar e, claro, será necessário usar microtransações no Steam, que cuida do processamento de pagamentos e conversões de moeda;
  • Conteúdo pago grande => conteúdo adicional (DLC) — Se for vender uma quantidade significativa de conteúdo, como mapas, novos modos de jogo ou um pacote de expansão, faça uso de conteúdo adicional para tal. Isso permite que o conteúdo seja instalado separadamente, reduzindo o tamanho da instalação do jogo para quem não tiver o conteúdo adicional e permitindo a divulgação do conteúdo como parte da página do jogo na loja.

Testes

Antes de lançar a atualização, você provavelmente desejará testá-la a partir de uma versão no Steam. Há várias formas de fazê-lo; consulte a documentação sobre testes no Steam para saber como.

Envio da atualização

Para atualizar a versão do jogo ou software, basta seguir as mesmas instruções usadas para criar as versões inicias no SteamPipe. Consulte a documentação sobre o SteamPipe para detalhes.

Observe que, depois que lançar o aplicativo a usuários, eles terão acesso à versão marcada como Padrão (Default). Para testar a atualização, envie a nova versão usando o SteamPipe, e então associe-a a um ramo de testes protegido por senha para testá-la antes de movê-la para o ramo padrão. Consulte a seção Gerenciamento de versões enviadas caso tenha se esquecido de como gerenciar os ramos de versão.

Coloque a nova versão no ar

Depois de enviar e testar a nova versão, chegou a hora de colocá-la no ar para os jogadores. Para tal, será necessário definir a versão desejada como a nova versão "padrão". Se tiver criado novos depots durante a adição do novo conteúdo, não se esqueça de adicioná-los a todos os pacotes da loja e de códigos de produto. Consulte a documentação sobre pacotes para mais detalhes.

Divulgação da atualização no Steam

Quando estiver pronto para lançar a atualização no Steam, você desejará divulgá-la a usuários e oferecer um lugar para darem as suas opiniões. O Steam oferece várias formas de divulgar a atualização:
  • Use artes temporárias — É possível usar um conjunto temporário de imagens para divulgar atualizações do jogo. Na seção "Editar página da loja" > aba "Recursos gráficos" do Steamworks há uma seção para definir artes temporárias;
  • Publique um anúncio — Quando publicar um anúncio na Central da Comunidade, este será exibido a todos os usuários que seguem o jogo (o que pode ser feito a partir da central ou da página da loja). Os anúncios também são exibidos na página da loja e nos detalhes do jogo na biblioteca Steam;
  • Aplique um desconto — Para aproveitar a atualização, considere lançá-la junto com um desconto para o jogo. Isso pode ajudar a divulgar o jogo ainda mais e dar a possíveis jogadores outro motivo para comprar o jogo agora, quando muita gente está interessada. Além disso, usuários que tenham o jogo na lista de desejos serão notificados da oferta por e-mail, o que combina bem com as artes temporárias descritas acima;
  • Use uma rodada de visibilidade de atualização — Se esta for uma atualização de grande porte, use uma rodada de visibilidade de atualização para que esta seja exibida na página inicial da Loja Steam. Esse recurso é útil para divulgar a atualização a usuários novos e atuais, e também listará o título em uma página de produtos recém-atualizados.
    Para usar a rodada de visibilidade de atualização, primeiro publique um anúncio na Central da Comunidade com detalhes da atualização. Consulte a documentação para mais detalhes.