Documentação do Steamworks
Análises de usuários

Visão geral

Usuários com tempo de jogo no seu produto no Steam podem escrever uma análise, indicando se o recomendam ou não. Essas análises podem então ser exibidas na página do produto na loja e na Comunidade Steam dependendo do quão útil sejam para outros usuários. O valor agregado de análises positivas e negativas é usado para calcular uma pontuação exibida na página da loja, dando um indicativo de como usuários analisaram o produto nos últimos 30 dias e desde o lançamento.

Análises são uma forma fácil de usuários compartilharem a experiência com o produto e descrever como o jogo ou software atendeu às expectativas. Essas expectativas podem ser definidas de várias formas ? pelo material de divulgação do produto na página da loja, por vídeos ou imagens de jogabilidade, por cópias de pré-lançamento enviadas à imprensa, etc. Pode ser útil usar análises como um canal para saber se as expectativas correspondem ao que se passa pelo material de divulgação.

Regras de uso por desenvolvedores

Confiamos nos dados que temos de análises de usuários sobre produtos no Steam. Dessa forma, não vemos benefícios ao usuário quando desenvolvedores ou jogos pedem que usuários publiquem análises. Por isso, seguem as regras do que não fazer:

  • Não tente abusar ou manipular o sistema de análises;
  • Não solicite análises em troca de jogos, conteúdos adicionais, dinheiro ou outra compensação. A exceção é o envio de uma cópia do jogo à imprensa ou personalidades da internet para prévias ou análises;
  • Não solicite que usuários analisem o produto de dentro do aplicativo.

Como análises são exibidas

  • Early Access: Once a product fully releases from Early Access, reviews from the Early Access period will be marked on the store page. If a user updates their Early Access review after the product has been released, the Early Access flag on the review will be removed.
  • Análises de produtos recebidos de graça: Ao publicar uma análise, usuários podem indicar se receberam o produto de graça, o que é recomendado para cópias de imprensa ou promocionais;
  • Análises de pré-lançamento: Se alguém recebe uma cópia do produto antes do lançamento (normalmente por um código de disponibilidade imediata) e escreve uma análise, esta será marcada como uma "análise de pré-lançamento";
  • Pontuação: No topo da página da loja há duas pontuações agregadas ? uma que leva em conta análises dos últimos 30 dias, outra que leva em conta todas as análises. Apenas análises de compras diretas pelo Steam são levadas em conta para a pontuação agregada.

Moderação de análises

Trabalhamos duro para que o Steam seja um lugar seguro para usuários e desenvolvedores, mas precisamos da sua ajuda para identificar casos de abuso, assédio ou violação dos termos. Pedimos que sinalize análises inapropriadas ou cujo usuário esteja envolvido em práticas maliciosas.

Sinalização de análises

Pode haver casos onde análises contêm material inapropriado, como golpes, assédio ou outras formas de abuso. Outras podem só falar de assuntos fora de tópico e sem qualquer relação com o seu produto, ou violar diretrizes da Comunidade Steam. Há alguns motivos para sinalizar uma análise:
  • A análise é abusiva ou contém linguagem abusiva;
  • A análise fala de outro assunto, sem tocar no jogo, software ou serviço;
  • A análise viola uma ou mais das regras e diretrizes do Steam: discussões, análises e conteúdo gerado por usuários.

Sinalize apenas em casos onde não haja ambiguidade. Se estiver em dúvida, deixe que os usuários votem e usem a ferramenta de denúncia. Na maioria dos casos, análises fora de tópico não serão avaliadas como úteis pelos usuários, portanto não serão exibidas a muitos usuários.

Para sinalizar uma análise:
  1. Clique no cabeçalho "Recomendado" ou "Não recomendado" de uma análise para abrir os detalhes da mesma;
  2. Haverá uma seção de cor laranja na coluna à direita para "controles de moderação", que conterá um seletor para sinalizar a análise;
  3. Selecione "Abusiva" se a análise contiver uma mensagem de golpe, assédio ou for de outra forma abusiva para outros usuários Steam;
  4. Selecione "Fora de tópico" apenas se a análise não for relacionada ao produto ou serviço fornecido. Um exemplo é se a análise fala sobre sorvetes e não sobre o seu jogo de estratégia;
  5. Feita a escolha, uma janela de confirmação será exibida. Selecione "OK". Moderadores da Comunidade Steam ou empregados da Valve analisarão as análises e excluirão ou removerão a sinalização.

Erramos?

Se uma análise que sinalizou foi marcada como resolvida pela equipe de moderação da Valve e você acredita que erramos na decisão, entre em contato conosco para esclarecimentos.

Dê uma breve descrição da situação, juntamente com um link para a análise em questão. Verificaremos a análise novamente e forneceremos mais informações sobre a nossa decisão.

Respondendo a análises

Há casos em que o criador da análise não tem ciência de informações importantes ou encontrou um bug que já foi resolvido. Para manter a comunidade atualizada, fornecemos ferramentas para que desenvolvedores respondam diretamente a tais análises.

A resposta poderá ser vista por quem puder ver a análise e será marcada como resposta oficial do desenvolvedor.

Para responder diretamente a uma análise:
  1. Clique no cabeçalho "Recomendado" ou "Não recomendado" de uma análise para abrir os detalhes da mesma;
  2. Haverá uma seção de cor laranja na coluna à direita para "controles de moderação", que conterá um link para "Responder à análise";
  3. Depois de clicar no link, um campo será exibido para a sua resposta. Por favor, seja breve e conciso;
  4. A resposta será exibida logo abaixo da análise relacionada e poderá ser vista por quem puder ver a análise.
Por mais que seja tentador, nem toda análise precisa de uma resposta. A resposta do desenvolvedor costuma chamar muito mais atenção do que a análise original, podendo fazer um probleminha gerar uma discussão muito maior na comunidade. Não é uma boa ideia usar este recurso para contestar a opinião de um usuário. A sua atenção pode ser vista como validação ou uma tentativa de silenciar usuários.

Práticas recomendadas

Você encontrará análises das mais diversas. Algumas serão extremamente úteis e construtivas, enquanto outras podem representar avaliações frustrantes ou incompletas do produto. Análises devem ser usadas como um canal de retorno, mas não deixe que dominem ou tomem tempo do seu trabalho no produto.

  • Defina um limite de tempo para ler análises. Depois que extrair comentários úteis, volte a sua atenção ao produto;
  • Não responda a todas as análises. Algumas vezes, podem haver pontos que merecem esclarecimento por meio de uma resposta, mas pense muito bem em como a sua comunicação será vista pelos usuários;
  • Não brigue com os usuários. Deixe que a comunidade responda às perguntas da própria comunidade. A sua resposta pode ser vista como uma tentativa de silenciar ou desmerecer a opinião de alguém;
  • Leia o nosso artigo sobre práticas recomendadas de moderação; muitas das informações lá contidas também se aplicam a análises.

Bombardemaneto de análises

Um bombardeamento de análises é quando uma grande quantidade de jogadores usa análises para demonstrar a sua infelicidade e piorar o resumo geral de análises na tentativa de obter uma resposta dos desenvolvedores. Essa pode ser uma experiência assustadora e impactante, especialmente por não ter um jeito claro de se agir nesses casos. A boa notícia é que há recursos que podem ser usados para amenizar os efeitos de um bombardeamento de análises, assim como práticas recomendadas a se seguir para não piorar a situação.

O que devo fazer?

  • Entre em contato conosco por e-mail ou pelo nosso canal de suporte para parceiros. Poderemos fornecer mais informações, assim como alocar mais moderadores para auxiliá-lo na sinalização de abuso e ficar de olho nas suas discussões;
  • Reserve um tempo para descobrir a motivação por trás do bombardeamento de análises. Se um recurso parou de funcionar ou a última atualização introduziu um bug grave, provavelmente basta trabalhar na sua correção para interromper a chuva de negatividade. Se for algo não relacionado ao produto ou ao serviço prestado, o período com o volume anormal será desconsiderado do resumo geral. Saiba mais sobre como fazemos tal distinção aqui.
  • Não censure ou bata boca com os usuários — só vai piorar a situação. Nunca vimos tal atitude ajudar a reduzir a quantidade de análises negativas, muito pelo contrário;
  • Não deixe que alguém da sua equipe se torne alvo de assédio. Se escolher se comunicar, aconselhamos fazê-lo por uma conta do estúdio, sem indicações de quem está publicando. Se precisar, crie uma conta específica para isso e adicione-a ao seu grupo de parceiro na página de visão geral de permissões;
  • Foque no bem-estar psicológico e emocional da sua equipe. Esse é um custo de um bombardeamento de análises de difícil cálculo, mas que provavelmente será o maior desafio da equipe durante um momento desses.

Tudo voltará ao normal no final

Em todos os exemplos, o volume e os ânimos voltarão ao normal depois de alguns dias. As análises publicadas no período serão marcadas pelo Steam e identificadas como tal pelos usuários. No caso de bombardeamentos por motivos não relacionados ao jogo, as análises serão desconsideradas do resumo geral.

A maioria das análises associadas a bombardeamentos não costuma ser sinalizada como útil por outros usuários. Depois que a campanha acabar, é improvável que apareçam na listagem principal de análises do jogo. Também não notamos um impacto de bombardeamentos nas compras.

Acesso a análises pela API

É possível fazer chamadas à API para acessar programaticamente análises em um certo intervalo de datas ou que atendam a certos critérios. Saiba mais aqui.

Perguntas frequentes

Sou um desenvolvedor. Posso responder a análises?
A. Sim, ao publicar nos comentários de análises do seu produto, o comentário será destacado como sendo do desenvolvedor.
Além disso, você pode usar a seção específica para deixar um comentário do desenvolvedor, que será exibido com mais destaque.

Sou um desenvolvedor. Posso excluir análises do meu produto?
A. Não diretamente. Caso encontre análises abusivas, sinalize-as. A análise continuará listada na página da loja editada até que um moderador a exclua ou remova a sinalização.

O meu jogo ou software mudou bastante desde o lançamento. As análises indicarão isso?
A. As análises com maior destaque na página da loja são selecionadas a partir de análises recém-escritas e consideradas úteis por outros usuários, o que deve refletir o estado atual do jogo ou software. Análises mais antigas perderão destaque com o tempo e análises escritas durante o acesso antecipado serão marcadas como tal.

Usuários precisam comprar o jogo para escrever uma análise?
A. Não necessariamente. Um usuário pode escrever uma análise de qualquer produto que iniciou pelo Steam. Seja um produto recebido por um código ativado, de um fim de semana gratuito, distribuído gratuitamente ou acessado por uma biblioteca compartilhada, será possível escrever uma análise do produto contanto que tenha tempo de jogo. O tempo do usuário no jogo ou software será exibido ao lado da análise.

Usuários podem escrever uma análise negativa?
A. Sim. Usuários podem deixar uma análise negativa ou positiva, não importa a motivação. Se um usuário não estiver satisfeito com o produto ou não acreditar que está cumprindo o prometido, ele(a) poderá usar a análise para dizer a outros usuários porque não recomenda o produto.

Usuários podem denunciar análises abusivas?
A. Sim. Assim como outros conteúdos compartilhados no Steam, cada análise terá um botão de denúncia.

Alguns usuários estão usando a análise para falar sobre práticas de negócio ou outros dados não relacionados ao jogo. Isso é permitido?
A. Sim. As análises no Steam costumam refletir a satisfação de usuários com o jogo em si, assim como o valor, práticas de negócios e a experiência de fazer parte da comunidade do jogo. Esses comentários são todos válidos e refletem como usuários se sentem a respeito da experiência oferecida pelo jogo.

Q. O meu jogo está sendo bombardeado com análises. O Steam marcará estas análises como tal e as desconsiderará do resumo geral?
A. Se o resumo geral for impactado por um bombardeamento de análises (uma mudança anormal de volume e tipo), entre em contato com a Valve por e-mail ou pelo nosso canal de suporte para parceiros para que a equipe possa avaliar as análises e fornecer mais informações.