Documentação do Steamworks
Jogos Grátis para Jogar

Vista geral

No Steam, tem a opção de lançar o seu jogo como "Grátis para Jogar" (também conhecido como F2P). Jogos Grátis para Jogar são jogos que os utilizadores podem descarregar gratuitamente. Por vezes, também podem contar com compras dentro do jogo para monetizar conteúdo. Jogos Grátis para Jogar não requerem a introdução de um preço, uma vez que já se tratam de licenças gratuitas.
Pode optar por tornar o seu jogo Grátis para Jogar durante o processo de criação da aplicação. Basta selecionar "Este é um produto gratuito" nas opções.

Configurar como gratuito

Ao criar inicialmente o seu jogo no Steamworks, pode optar por definir o seu jogo como Grátis para Jogar.

Setup1.png

De seguida, pode encontrar o seu jogo listado com o preço "Grátis" na secção de "Pacotes da loja". Tenha em atenção que este pacote nunca ficará visível, mas é importante para que o nosso sistema reconheça o jogo como gratuito.

Setup2.png

Também pode alterar um jogo de pago para gratuito. Para mais detalhes, consulte a secção Mudar um jogo de pago para gratuito.

Vender conteúdo para o jogo


Seja o seu jogo Grátis para Jogar ou pago, tem duas formas de vender conteúdo para o seu jogo: DLC ou compras dentro do jogo (microtransações). Ambas as formas permitem aos utilizadores comprar conteúdo facilmente e é obrigatório que usem a Carteira Steam como método de pagamento.

Vender DLC para o jogo

Vender o seu conteúdo como DLC na Loja Steam significa que terá de criar páginas separadas na Loja Steam para cada DLC, permitindo que tenha uma página no Steam para encaminhar utilizadores que estejam interessados no seu DLC e dando-lhe uma oportunidade de descrever o conteúdo em detalhe. DLCs podem ser ficheiros que serão distribuídos aos utilizadores ou podem ser a atribuição de uma licença. De qualquer forma, o seu jogo deve efetuar a verificação de posse através da API BisSubscribedApp para garantir que o utilizador tem, de facto, uma licença do conteúdo. Mais informações podem ser encontradas na nossa documentação.

Se não quiser gerir o seu próprio back-end, pode disponibilizar transações dentro do jogo através do Serviço de Inventário Steam, onde realizámos a gestão do seu inventário e das compras. Consulte a documentação para mais informações.
A possível desvantagem de disponibilizar todo o seu conteúdo como DLC é que terá de realizar o processo de lançamento (incluindo a criação de uma página na loja, assim como o processo de análise e lançamento) para cada DLC. Qualquer mudança de preço ou outra alteração também terá de passar pelos habituais processos de análise do Steam.

Opções de visibilidade de DLCs
Para alguns tipos de DLCs, pode justificar-se a venda do DLC na Loja Steam, com a respetiva página, trailer, capturas de ecrã e descrição. Outros tipos de conteúdo podem ser mais adequados para venda apenas dentro do jogo. Cabe a si tomar essa decisão e tomar as medidas mais apropriadas para o seu jogo. Continue a ler para mais informações.

Compras no jogo (Microtransações)

Microtransações oferecem aos utilizadores a opção de comprar conteúdo adicional sem terem de sair do jogo. Com as APIs de microtransações do Steam, o seu jogo no Steam será compatível com todos os tipos de compras dentro do jogo, incluindo itens, moedas virtuais ou qualquer outro conteúdo que pretenda disponibilizar.

A vantagem desta abordagem é um maior controlo e flexibilidade ao longo do processo. A qualquer momento, pode alterar as ofertas como desejar, assim como os preços, as descrições, etc.
A desvantagem desta abordagem é que irá precisar de ter um back‑end protegido e confiável para gerir as microtransações, inventário e direitos, assim como reconciliar compras para evitar situações de fraude.

Caso esteja a pensar lançar um jogo com microtransações no Steam, pode encontrar orientações úteis, sugestões e boas práticas na documentação sobre microtransações.

Para saber mais acerca da implementação das APIs de microtransações do Steam, consulte este guia.

Definir preços e descontos para compras no jogo

Para compras no jogo, os preços não serão definidos no Steamworks. A gestão de todos os preços é realizada através do seu próprio back‑end ao iniciar a transação. Pode definir qualquer preço que lhe pareça adequado.

Todas as transações são distintas, por isso, pode definir um preço por transação.
Os descontos também são geridos através do seu back‑end. Com as transações de compras no jogo, não existe o conceito de desconto. Em vez disso, deverá apenas ajustar o preço conforme seja necessário. Tenha em consideração como irá apresentar o novo preço sob a forma de desconto aos utilizadores no jogo.
A maioria dos developers efetua a gestão dos preços através da criação de uma tabela de preços numa base de dados que inclui uma lista de todos os conteúdos e respetivos preços em cada moeda. Ao iniciar uma microtransação com a API InitTxn, use a API GetUserInfo para obter informações sobre a moeda do utilizador e, com esses dados, verifique o preço que especificou para esse item e moeda. Essa informação será transmitida através da API InitTxn.

Recomendamos que defina os preços na base de dados para cada moeda disponível, de forma que os utilizadores possam ver os preços numa moeda familiar. Caso contrário, os utilizadores poderão ver os preços numa moeda que não conhecem e decidir cancelar a compra por precaução.

O preço especificado está associado à moeda correspondente. Dependendo da moeda, existem incrementos específicos que deverá ter em conta.

Para mais informações sobre InitTxn, consulte a documentação.

Visibilidade de jogos Grátis para Jogar

De uma forma geral, a visibilidade de jogos Grátis para Jogar funciona da mesma forma que a de jogos pagos. A maioria dos destaques no Steam é influenciada por algoritmos baseados no interesse dos utilizadores. A loja procura manifestações de interesse dos utilizadores, normalmente em termos de receitas, e reage apropriadamente ao destacar jogos com mais visibilidade na loja. No caso de jogos Grátis para Jogar, as receitas de microtransações são um fator importante ao medir o interesse dos utilizadores da mesma forma que vendas são importantes para jogos pagos.

Na página inicial da Loja Steam, jogos Grátis para Jogar são destacados na secção "Recomendados e em destaque" (cápsula principal) da mesma forma que jogos pagos.

maincap.png

Por predefinição, a lista dos jogos mais vendidos inclui jogos Grátis para Jogar (acompanhada de uma opção para excluir a listagem de jogos Grátis para Jogar). Como a lista dos mais vendidos inclui receitas provenientes de microtransações, jogos Grátis para Jogar podem ser (e muitas vezes são) listados entre os jogos mais vendidos no Steam.

topsellers.png

A secção de novidades populares baseia-se no número de jogadores e nas vendas para determinar os jogos que devem aparecer na lista. A secção dos mais antecipados baseia-se no número de adições à lista de desejos para determinar os jogos que devem ser incluídos na lista, quer sejam pagos ou Grátis para Jogar.

Jogos Grátis para Jogar em promoções definidas pela Valve

Normalmente, jogos Grátis para Jogar não são destacados em promoções regulares (promoção diária, promoção a meio da semana ou promoção de fim de semana), pois, com o passar do tempo, percebemos que os utilizadores esperam ver jogos pagos com desconto nestes destaques, em vez de jogos Grátis para Jogar com descontos em compras internas. Contudo, isso não significa que os jogos Grátis para Jogar sejam excluídos de materiais de marketing criados pela Valve!

Jogos Grátis para Jogar podem participar em todas as outras formas de marketing da Valve, dependendo da escala e sucesso do jogo, incluindo a janela de novidades na aplicação Steam, destaques na central de jogos Grátis para Jogar e até o banner de destaque principal na Loja Steam (para os jogos Grátis para Jogar mais populares).

A central de jogos Grátis para Jogar é uma das páginas mais populares de todo o Steam e é, de longe, a central de conteúdo mais popular do Steam. Como muitos jogadores visitam a central de jogos Grátis para Jogar à procura de jogos para experimentar e jogar, a presença nesta central (algorítmica ou definida manualmente pela Valve) pode aumentar a visibilidade do jogo no Steam de forma significativa.

Caso esteja na dúvida se o seu jogo pode participar em materiais de marketing da Valve, entre em contacto connosco através de um pedido de ajuda e pergunte‑nos.

Como promover o seu jogo Grátis para Jogar


Gerar interesse e incentivar a criação de uma comunidade para o seu jogo Grátis para Jogar não é muito diferente do que faria para um jogo pago. Terá de trabalhar na divulgação do seu jogo de forma a manter uma comunidade de jogadores interessados. Existem diversas formas de promover o seu jogo e a forma como decidir fazê‑lo irá depender do tempo e recursos que tiver disponíveis. Também existem ferramentas no Steam que podem ajudar na comunicação com os utilizadores.

Procure os jogadores

Tente chegar aos jogadores que acha que poderão estar interessados no seu jogo onde quer que estejam: redes sociais, através de streams ou influenciadores, Reddit, grupos da comunidade, convenções, eventos ao vivo, exposições ou qualquer outro meio que lhe venha à mente. Alguns developers também optam por promover os jogos através de campanhas publicitárias pagas e assim gerar tráfego para a respetiva página na Loja Steam. Contudo, tal não é obrigatório e tudo depende do orçamento e dos recursos que tem disponíveis para promover o seu jogo.

Normalmente, o mais importante para um jogo Grátis para Jogar é levar o máximo possível de novos jogadores a experimentar o jogo e tornar o jogo tão divertido e gratificante quanto possível para assegurar a retenção desses jogadores ao longo do tempo. À medida que a comunidade e as receitas aumentam, o interesse e a visibilidade no Steam também irão crescer.

Mantenha os jogadores a par das suas atualizações

Além de promover o seu jogo em locais na internet onde os jogadores se informam acerca de jogos, também pode tirar partido das ferramentas integradas do Steam para divulgar o que está a acontecer no seu jogo.

  • Eventos e anúncios do Steam
    Também deverá utilizar eventos do Steam para dar a conhecer à comunidade as novidades do seu jogo, quer sejam eventos no jogo, grandes atualizações ou expansões, novos DLCs, novos itens ou qualquer coisa que poderá interessar aos jogadores. Esta é uma excelente forma de comunicar com jogadores existentes, uma vez que os eventos do Steam podem aparecer nas bibliotecas dos utilizadores.

    libraryevent.png

    Para saber mais acerca dos eventos do Steam, consulte a respetiva documentação.

  • Rondas de visibilidade de atualizações
    A página inicial da Loja Steam contém espaços dedicados ao destaque de produtos cujos developers lançaram uma grande atualização que gostariam de promover. Estes destaques são apresentados a utilizadores que tenham o jogo em questão na respetiva biblioteca ou lista de desejos.

    Caso tenha uma grande atualização para o seu jogo, utilize uma ronda de visibilidade de atualização para a promover. Quando tiver uma grande atualização que deseja promover, clique no botão "Iniciar ronda de visib. de atualização" na página de administração de marketing da sua aplicação. Para saber mais acerca das rondas de visibilidade de atualizações, consulte a respetiva documentação.

    doc_store_home_recentlyUpdated_1.jpg

    Ao comunicar com jogadores existentes através de eventos e anúncios, não estará apenas a atrair os utilizadores que viram um evento do jogo na biblioteca. Quando estes utilizadores iniciarem o jogo, os respetivos amigos também irão receber uma notificação acerca do jogo, para além de poderem ver o nome do jogo na lista de amigos. Tal pode levar a um círculo virtuoso onde cada vez mais jogadores são encorajados a experimentar o seu jogo.

Mudar um jogo de pago para gratuito

Caso queira alterar o seu jogo de pago para gratuito, utilize o formulário do Suporte Steam aqui para nos informar. Mais uma vez, pedimos que informe os jogadores com, pelo menos, um mês de antecedência antes da transição, para que possam tomar uma decisão informada sobre a compra de um jogo com a intenção de mudar o respetivo modelo comercial num futuro próximo.