Documentação do Steamworks
Acesso Antecipado

Vista geral

O que é o Acesso Antecipado?

O programa de Acesso Antecipado permite-lhe vender o seu jogo no Steam enquanto ainda estiver a ser desenvolvido e deixar claro aos utilizadores que o produto deve ser considerado "incompleto". A fase de Acesso Antecipado é para jogos que ainda estão em estado alfa ou beta jogável, que valem o preço da build jogável atual e cujo desenvolvimento para um lançamento oficial já está planeado.

Lançar um jogo em fase de Acesso Antecipado ajuda a explicar o contexto a possíveis utilizadores e fornece-lhes informações sobre os seus planos e objetivos antes de um lançamento "final".

O que o Acesso Antecipado não é

O Acesso Antecipado não é uma forma de angariar fundos para o desenvolvimento do seu produto.
Não deve usar o Acesso Antecipado apenas para financiar o desenvolvimento. Se estiver a contar com a venda de um número específico de unidades para que possa concluir o seu jogo, então terá de pensar seriamente no que irá acontecer se você ou a sua equipa não venderem unidades suficientes. Irá continuar a desenvolver o jogo, mesmo com vendas insuficientes? Poderá procurar outras formas de investimento?

Acesso Antecipado e pré-reserva não são o mesmo.
O programa de Acesso Antecipado não foi pensado para ser uma forma de pré‑reserva, mas sim uma ferramenta para disponibilizar o seu jogo a utilizadores do Steam e obter feedback enquanto o desenvolve.

Produtos em fase de Acesso Antecipado devem disponibilizar um jogo jogável ou software utilizável ao utilizador no momento da compra, enquanto jogos pré‑reservados são disponibilizados numa data posterior. Saiba mais sobre Pre-Purchasing on Steam.

O Acesso Antecipado faz sentido para mim?

O Acesso Antecipado é uma ferramenta que lhe permite desenvolver o seu jogo com a comunidade ao disponibilizar o seu jogo antes de ser lançado oficialmente. Terá de pensar com prudência se faz sentido para o seu jogo. Recomendamos que olhe para outros jogos em fase de Acesso Antecipado no Steam, que visite os fóruns de developers e que assista à palestra abaixo para saber mais sobre as experiências que developers tiveram com este programa:

Durante o Steam Dev Days, em janeiro de 2014, quatro developers partilharam o que aprenderam ao usar o Acesso Antecipado, como o programa afetou o desenvolvimento, como influenciou as vendas e quando usar o Acesso Antecipado faz sentido.

https://www.youtube.com/watch?v=JRDwA3cQmlc
Oradores: Justin Bailey (Double Fine), Bob Berry (Uber Entertainment), Jamie Cheng (Klei Entertainment) e Mark Morris (Introversion).

https://youtu.be/xXeoByO-OFE

Regras

1. Tem de incluir as marcas de Acesso Antecipado do Steam e informações sobre o estado atual do seu jogo em sites de terceiros onde esteja a distribuir códigos Steam para o seu jogo em fase de Acesso Antecipado. Esforçamo-nos imenso para garantir que os clientes saibam o que estão a adquirir ao comprar um jogo em fase de Acesso Antecipado no Steam e esta expectativa extende-se a todos os locais onde códigos Steam são distribuídos. Tem de incluir as marcas de Acesso Antecipado do Steam, assim como informações atuais sobre o estado do seu jogo e um link para as perguntas frequentes sobre o Acesso Antecipado em qualquer site onde esteja a vender códigos Steam para o seu jogo em fase de Acesso Antecipado. Além disso, também deve incluir uma cópia do questionário sobre o Acesso Antecipado. Para mais informações, consulte: Diretrizes sobre marcas do Steam.

2. Não faça promessas específicas sobre eventos futuros. Por exemplo, não é possível garantir exatamente quando é que o jogo será terminado, que o jogo seja terminado ou que adições futuras planeadas sejam lançadas. Não peça aos utilizadores que apostem no futuro do seu jogo. Os utilizadores devem comprar o seu jogo com base no estado atual, não em promessas que poderão ou não ser concretizadas.

3. Jogos em fase de Acesso Antecipado têm de estar disponíveis para utilizadores através do Steam. Se o jogo estiver em fase de Acesso Antecipado no Steam, então espera-se que também esteja à venda na Loja Steam. Terá de vender o jogo no Steam assim que o disponibilizar noutras lojas.

4. Não cobre a mais na Loja Steam. O preço do seu jogo em fase de Acesso Antecipado não deve ser mais alto do que o oferecido noutro serviço ou site. Por favor, respeite os seus utilizadores no Steam.

5. Defina as expectativas devidamente sempre que falar sobre o seu jogo. Seja transparente com a sua comunidade. Por exemplo, se souber que atualizar o jogo durante a fase de Acesso Antecipado pode reiniciar o progresso dos jogadores, informe-os com antecedência e em todos os locais onde vender códigos Steam.

6. Não lance em Acesso Antecipado se o jogo não estiver num estado jogável. Se tiver uma demonstração técnica, mas ainda sem muita jogabilidade, então é provável que ainda seja muito cedo para lançar em fase de Acesso Antecipado. Se estiver a testar um conceito e ainda não sabe o que os jogadores deverão fazer no jogo para que seja divertido, então o jogo ainda não deve estar pronto para ser disponibilizado. Comece por oferecer códigos a fãs à sua escolha e a juntar feedback de um grupo mais pequeno de jogadores antes de lançar em fase de Acesso Antecipado. No mínimo, irá precisar de um trailer que demonstre o jogo em ação. Mesmo se estiver à procura de feedback que influencie a jogabilidade, os utilizadores precisam deste tipo de informação para poderem partilhar feedback e sugestões úteis.

7. Não lance o jogo em fase de Acesso Antecipado se já terminou de o desenvolver. Caso tenha já toda a jogabilidade definida e esteja apenas à procura de testes de bugs, então o Acesso Antecipado não será o ideal para o seu caso. Provavelmente o melhor a fazer será oferecer alguns códigos a fãs ou realizar mais alguns testes internos. O Acesso Antecipado foi concebido para jogos em que os utilizadores possam afetar o produto final.

Questionário do Acesso Antecipado

Seguem-se abaixo algumas diretrizes para o preenchimento do questionário do Acesso Antecipado. É você quem conhece melhor o seu produto; por isso, trate as respostas abaixo como um guia. Acima de tudo, deve ser transparente com os utilizadores e partilhar o máximo de detalhes. Esta é a sua oportunidade para falar sobre os seus planos, definir as expectativas e começar o diálogo com a sua comunidade enquanto trabalha no lançamento oficial. Também pode ser útil inspirar-se noutros produtos ou developers que admire.

"Porquê Acesso Antecipado?"
Quais são os seus objetivos? Esperamos que tenha a resposta a esta pergunta antes de criar a página do seu produto na loja. O Acesso Antecipado é um compromisso a longo prazo. Certifique-se de que se pode comprometer a trabalhar continuamente no seu produto, a aceitar feedback e a acompanhar o seu projeto até à respetiva conclusão.

"Aproximadamente durante quanto tempo vai este produto estar em Acesso Antecipado?"

Seja o mais específico possivel. Se não tiver um período de lançamento em mente, explique porquê.

"Qual vai ser a diferença entre a versão final e a versão de Acesso Antecipado?"
Pense novamente nos seus objetivos. "Versão completa" significa coisas diferentes para cada produto e é algo que só você pode decidir. Especifique o que planeia adicionar ou os dados que espera reunir. Não se preocupe se mudar os seus planos depois, a ideia é essa! Se for transparente e respeitar a opinião da sua comunidade, tudo irá correr bem.

"Qual é o estado atual da versão de Acesso Antecipado?"
O que é que o utilizador pode comprar e usar hoje? Especifique os modos, funcionalidades, níveis, etc. Pode precisar de atualizar esta secção consoante o estado atual do jogo.

"O jogo vai ter preços diferentes durante e depois do Acesso Antecipado?"
Não existem regras nem práticas recomendadas oficiais para o preço do produto final. Muitos developers de sucesso aumentaram o preço, enquanto muitos outros decidiram baixá-lo. Em geral, tente pensar na situação a partir do ponto de vista de consumidores que compraram um jogo em fase de Acesso Antecipado. O que é que eles pensariam desta decisão? Deve tentar recompensar os utilizadores que apoiaram o jogo desde o início e fazer com que sintam que o tempo e esforço de que prescindiram valeram a pena. Isto não significa necessariamente que o preço de Acesso Antecipado deva ser mais baixo do que o do lançamento final, mas tente garantir que os compradores da versão de Acesso Antecipado adquiriram algo de valor.

"Como estão a planear incluir a comunidade durante o processo de desenvolvimento?"
A comunidade tem um papel crucial no desenvolvimento de um jogo em fase de Acesso Antecipado. Como irá comunicar com os utilizadores? Num fórum? No seu site? Com que regularidade? Esta é a sua oportunidade de dizer aos seus utilizadores como poderão moldar o desenvolvimento do seu produto.

Ativação do Acesso Antecipado

Siga os seguintes passos antes de lançar o seu jogo.

Para ativar o Acesso Antecipado no seu produto:
  1. No Steamworks, na área de configuração da página do seu produto na loja, clique no separador "Acesso Antecipado" e, de seguida, assinale a opção que menciona "Early Access".
  2. Preencha o questionário do Acesso Antecipado. Saiba mais sobre o questionário aqui.

Assim que a página do seu produto e o questionário forem concluídos e analisados pela Valve, poderá lançar o seu jogo em Acesso Antecipado. Para mais informações sobre o lançamento do seu produto, consulte o artigo sobre o processo de lançamento.
Atenção: se o seu produto já tiver uma página de "Em breve", o Acesso Antecipado pode ser ativado por si. A página do produto na loja terá de passar por outro processo de análise antes do lançamento.

Boas práticas

Manutenção da página do seu jogo de Acesso Antecipado na loja

Embora seja normal que jogos permaneçam em Acesso Antecipado durante o tempo que for necessário, é muito importante que os jogadores atuais e os possíveis interessados recebam informações atualizadas sobre os seus planos de desenvolvimento. Por outras palavras, a página do seu jogo na loja deve sempre refletir:
  1. O estado atual do seu jogo de Acesso Antecipado.
  2. Os seus planos mais recentes para o eventual lançamento da versão 1.0.
Recomendamos que reveja a página do seu jogo de Acesso Antecipado pelo menos uma vez por ano para garantir que as informações apresentadas ainda são relevantes e atuais. Pode (e deve!) manter a sua página atualizada de diversas formas:
  • Atualize o questionário do Acesso Antecipado – Para atualizar as respostas no questionário na página do seu jogo de Acesso Antecipado, aceda ao seu jogo no Steamworks e clique em "Editar página na loja" -> separador "Acesso Antecipado" (mais detalhes sobre o questionário do Acesso Antecipado podem ser consultados acima). Não se esqueça de guardar e publicar as alterações!
  • Atualize os materiais de marketing – Caso precise de atualizar os seus materiais de marketing para refletirem a versão mais recente do seu jogo, inicie sessão no Steamworks, clique em "Editar página na loja" e selecione os separadores apropriados para atualizar os seus materiais de marketing conforme necessário. Mais detalhes sobre como atualizar a página do seu jogo na loja estão disponíveis aqui.
  • Publique um evento de notícias – Tem uma notícia importante a partilhar com a comunidade, como uma nova funcionalidade ou um atraso inesperado? Nesse caso, considere publicar um evento de notícias para partilhar estes detalhes com os utilizadores do seu jogo.

Preço da versão de Acesso Antecipado

As decisões sobre o preço dependem da natureza do jogo e do comportamento que gostaria de encorajar. A maioria dos developers prefere começar com um preço mais baixo do que o pretendido para o lançamento oficial. Isto estabelece um preço justo pelo conteúdo oferecido no momento, com a intenção de que o preço irá aumentar conforme mais conteúdo e ajustes forem adicionados.

Por outro lado, alguns developers preferem vender a versão de Acesso Antecipado a um preço mais alto do que o pretendido para o lançamento oficial, para que possam ter um grupo relativamente pequeno de fãs mais dedicados.

Tenha em atenção que não é possível aplicar um desconto ao seu produto durante os 30 dias após um aumento de preço. Isto inclui um desconto de lançamento aplicado quando o seu jogo fizer a transição da fase de Acesso Antecipado para o lançamento oficial. Se aumentar o preço base dentro do período de 30 dias anterior a esta transição, não poderá aplicar um desconto de lançamento.

Consulte o artigo sobre preços para mais informações.
É importante que seja transparente com a comunidade acerca de decisões sobre o preço, especialmente se planeia aumentá-lo no futuro. Não é possível ter um desconto permanente durante a fase de Acesso Antecipado. Se gostaria de disponibilizar o seu produto a um preço mais baixo durante a fase de Acesso Antecipado, deverá definir um preço base mais baixo.

Transição de "Acesso Antecipado" para "Lançado"

Quando o seu produto tiver todas as funcionalidades que pretende e já não precisar de alterações substanciais, pode fazer a transição de "Acesso Antecipado" para "Lançado". Isto não significa que deva parar de adicionar funcionalidades ou de atualizar o produto: deve continuar a adicionar conteúdo ou a corrigir bugs, conforme apropriado.
Atenção: se o seu produto deixar de estar marcado como Acesso Antecipado, os utilizadores estarão à espera que o produto seja estável e ofereça uma experiência completa.

Quando decidir remover o contexto de Acesso Antecipado do seu produto, siga os seguintes passos:
  1. Envie e publique a build atualizada do jogo ou software.
  2. Clique em "Ver opções de lançamento" no topo da página inicial do seu produto para preparar e lançar o jogo por completo. Clicar no botão "Lançar" irá atualizar a data de lançamento do jogo, remover os indicadores de Acesso Antecipado do Steam na página do jogo na loja e aplicar um desconto de lançamento que tenha definido.
  3. Recomendamos que publique um anúncio na Central Comunitária para informar os utilizadores de que o jogo foi lançado oficialmente e que já não está em Acesso Antecipado.

Visibilidade de produtos em fase de Acesso Antecipado

Um jogo em Acesso Antecipado tem vários aspetos em comum com jogos lançados oficialmente: poderá ser vendido com desconto, participar em promoções e ser recomendado naturalmente a outros utilizadores. Porém, o jogo não terá visibilidade completa de lançamento enquanto estiver na fase de Acesso Antecipado. Consulte o artigo Visibilidade no Steam para mais informações.

Perguntas frequentes

  • P.: O meu jogo em fase de Acesso Antecipado pode ser listado como "Em breve"?

    R.: Sim, desde que o seu produto não esteja já disponível para compra. Assim que o produto estiver à venda em Acesso Antecipado, não será possível apresentá-lo como "em fase de Acesso Antecipado" e disponível "em breve" ao mesmo tempo. Se quiser comunicar que o jogo irá deixar o Acesso Antecipado em breve, use o questionário de Acesso Antecipado.

  • P.: Posso aumentar o preço sem problemas depois de sair da fase de Acesso Antecipado?

    R.: Sim. Porém, se aumentar o preço, terá de esperar um mínimo de 30 dias antes de poder alterar o preço novamente ou de aplicar um desconto. Se aumentar o preço dentro de 30 dias antes da transição, não poderá aplicar um desconto de lançamento.

    Caso esteja a pensar em aumentar o preço na semana em que o seu jogo vai sair do Acesso Antecipado e oferecer um desconto para celebrar o lançamento da versão 1.0, considere os seguintes cenários:
    • Pode deixar o preço como está, disponibilizar um desconto no lançamento da versão 1.0 (ao sair do Acesso Antecipado) e aumentar o preço depois disso.
    • Pode aumentar o preço ao sair do Acesso Antecipado, sem disponibilizar um desconto de lançamento.
    • Pode aumentar o preço mais de 30 dias antes de sair do Acesso Antecipado e depois disponibilizar um desconto no lançamento da versão 1.0.

  • P.: Como é que o lançamento de um jogo em Acesso Antecipado será promovido? Os jogos em Acesso Antecipado têm visibilidade na loja?

    R.: Jogos em Acesso Antecipado poderão ser vendidos com desconto, participar em promoções e ser recomendados naturalmente a outros utilizadores. Porém, não terão a mesma visibilidade do lançamento de uma versão v1.0. Consulte o artigo Visibilidade no Steam para mais detalhes.

  • P.: Os jogos em Acesso Antecipado recebem "visibilidade de lançamento"?

    R.: Jogos acabados de lançar em fase de Acesso Antecipado irão aparecer no separador "Todos os novos lançamentos" da secção de Acesso Antecipado e os utilizadores que os tiverem na lista de desejos irão receber um e‑mail a informá‑los do lançamento. Além disso, jogos em Acesso Antecipado podem ser recomendados a utilizadores específicos em várias secções da página inicial com base nas respetivas preferências e gostos. Também podem aparecer na secção "Novidades populares" da página de Acesso Antecipado (se os jogos forem bem‑sucedidos) e podem aparecer nas listas dos mais vendidos na página inicial da loja e nas páginas relevantes de géneros e marcadores (se tiverem vendido o suficiente).

    Assim que lançar oficialmente os seus jogos, mais áreas de visibilidade aplicar‑se‑ão. Consulte a secção "Visibilidade de lançamento oficial" do artigo Visibilidade no Steam para mais informações.

  • P.: Como posso garantir que a saída da fase de Acesso Antecipado seja bem‑sucedida?

    R.: O sucesso depende bastante do jogo e dos respetivos detalhes. Por isso, é muito difícil dar algum tipo de conselho que se aplique a todos os jogos. Pense em fatores como o desempenho do seu jogo durante a fase de Acesso Antecipado, o nível de satisfação dos jogadores e a quantidade de procura reprimida. Se a sua experiência de Acesso Antecipado já era bastante refinada e satisfatória, pode não haver muita procura reprimida e, portanto, é possível que não veja um pico muito alto durante o lançamento sem primeiro fazer uma grande campanha de lançamento ou se não houver uma diferença substancial na qualidade do jogo no momento da transição. O resultado seria simplesmente refletido num número estável de vendas ao longo do tempo. Provavelmente conseguirá estimar a sua saída da versão de Acesso Antecipado para a versão 1.0 melhor do que ninguém, pois é você quem sabe como o Acesso Antecipado foi usado para o seu jogo.

  • P.: Esqueci-me de ativar o Acesso Antecipado. O que posso fazer agora?

    R.: Se já tiver uma página de "Em breve" para o seu produto, o Acesso Antecipado pode ser ativado por si. A página do produto na loja terá de passar por outro processo de análise antes do lançamento. Porém, se o seu jogo já foi lançado, não será possível revertê-lo de "Lançado" para "Acesso Antecipado". O Steam usa diferentes visibilidades de lançamento, destaques e análises para quando um jogo começa em Acesso Antecipado. Caso pretenda comunicar detalhes sobre os seus planos de desenvolvimento, use a Central Comunitária (um anúncio afixado pode ser muito útil) ou adicione as informações relevantes à secção "Acerca deste jogo" na página do jogo na loja.

  • P.: Depois de lançar o jogo em Acesso Antecipado, posso definir a data de lançamento da versão 1.0?

    R.: Não há um campo específico para introduzir a data pretendida para o lançamento oficial (versão 1.0). Porém, pode criar um anúncio com os seus planos de lançamento, incluindo a data e atualizações incluídas na versão 1.0.

  • P.: Posso sair do Acesso Antecipado sem lançar o meu jogo?

    R.: Se terminou o desenvolvimento do seu jogo de Acesso Antecipado, mas acredita que ainda não se encontra num estado que poderia ser considerado a versão 1.0, podemos ajudar a remover a fase de Acesso Antecipado do seu jogo. Este processo irá remover o marcador de Acesso Antecipado e a secção de perguntas frequentes apresentada na página do seu jogo na loja, mas não resultará na visibilidade de lançamento típica de versões 1.0 quando saem da fase de Acesso Antecipado. Esta alteração será permanente; não poderemos reativar a fase de Acesso Antecipado mais tarde, por isso, tenha prudência ao considerar esta opção antes de entrar em contacto connosco com os detalhes. Se decidir terminar a fase de Acesso Antecipado, também deverá informar os utilizadores acerca da sua decisão.

  • P.: O que acontece se não conseguir concluir o meu jogo de Acesso Antecipado?

    R.: Por vezes, as coisas não funcionam como planeou e pode precisar de interromper o desenvolvimento do seu jogo. Caso isto aconteça, entre em contacto com a Valve para definir os próximos passos. Antes de entrar em contacto connosco, pense bem se remover o seu jogo é a melhor escolha. Esta decisão deve-se a uma reação emocional da sua parte a comentários negativos? Ou será mesmo a remoção do jogo o próximo passo mais apropriado? Levamos muito a sério a nossa relação com os clientes, portanto, se decidir cancelar o desenvolvimento de um jogo e se o decidir remover, não o iremos voltar a publicar no futuro e poderemos oferecer reembolsos aos utilizadores que o compraram. Tratar os clientes de forma justa é o mais importante para nós. Consulte o artigo Remoção de um produto do Steam para mais informações.