Documentação do Steamworks
Plataformas

Vista geral

Esta secção descreve os procedimentos e definições necessários para lançar a sua aplicação em mais sistemas operativos.

O Steam é compatível com Windows, macOS e Linux (SteamOS).

Pode consultar as estatísticas de utilização das diferentes plataformas no Inquérito de Hardware do Steam antes de decidir em quais das plataformas pretende disponibilizar o seu produto.

Microsoft Windows

O Steam é oficialmente compatível com Windows 7 e versões mais recentes. Desde janeiro de 2019, o Steam deixou de ser compatível com o Windows XP e o Windows Vista.

Visite os fóruns de discussão de developers Steamworks - Windows.

Apple macOS

O Steam é oficialmente compatível com Mac com Intel, OS X versão 10.11 (El Capitan) e versões mais recentes.

Autenticação da Apple
Desde o dia 14 de outubro de 2019 que o Steam requer que todas as aplicações para macOS sejam de 64 bits e autenticadas pela Apple. Caso a sua aplicação para macOS já seja compatível com 64 bits, inicie a sessão no Steamworks e assinale a opção "macOS -> Binários de 64 bits incluídos" na secção "Sistemas operativos compatíveis" da aplicação. Esta seleção assegura que a sua aplicação para macOS irá aparecer como compatível para utilizadores que utilizem o Steam no macOS 10.15.



Pode ler mais acerca dos planos da Apple para descontinuar a compatibilidade de aplicações de 32 bits com o macOS aqui.

Se ainda não conhece os requisitos de 64 bits da Apple ou o processo de autenticação no macOS, pode ler mais sobre o tema aqui.

Caso a sua aplicação de 64 bits para macOS já tenha sido autenticada pela Apple, assinale também a caixa "App Bundles autenticadas pela Apple" no Steamworks.

Direitos
A compatibilidade com a versão 10.15 (Catalina) requer a adição dos seguintes direitos à configuração da sua build:
  • com.apple.security.cs.disable-library-validation (permite carregar as bibliotecas do SDK do Steamworks e do Painel Steam)
  • com.apple.security.cs.allow-dyld-environment-variables (permite que a biblioteca do Painel Steam seja injetada no processo do jogo)
Atenção: de momento, o Steam não é compatível com o direito com.apple.security.app-sandbox. Uma vez que este direito é obrigatório para distribuição na App Store do Mac, certifique‑se de que não está definido na build enviada para o Steam caso esteja a compilar para ambas as lojas.

Pode encontrar informações adicionais acerca destes direitos e de outros detalhes de segurança de aplicações aqui.

Aplicações de 32 bits para macOS
Os utilizadores do Steam que compraram aplicações de 32 bits para macOS irão continuar a ter a licença dessas aplicações no Steam e acesso às mesmas na respetiva Biblioteca Steam. Aplicações de 32 bits para macOS irão continuar a funcionar no macOS 10.14 Mojave e em versões anteriores. Além disso, os utilizadores do Steam estão protegidos pelo Steam Play e poderão continuar a jogar esses jogos noutras plataformas compatíveis, sem custos adicionais. Leia mais sobre como os utilizadores podem continuar a jogar jogos da Biblioteca Steam em computadores com macOS aqui.

Linux e SteamOS

O Steam só é compatível oficialmente com Ubuntu 12.04 LTS ou versões mais recentes e o SteamOS, mas a comunidade engenhosa do Steam para Linux conseguiu executar o Steam numa vasta variedade de distribuições. A Valve é favorável a estes esforços, mas não os apoia oficialmente nem fornece assistência técnica relativamente à sua utilização. O Steam para Linux é compatível com arquiteturas x86 e x64. Recomendamos vivamente que lance binários de 64 bits por se tratar da arquitetura mais usada pelos utilizadores.

A página da aplicação Steam para Linux no GitHub é bastante ativa e contém o bug-tracker da aplicação Steam para Linux.

Consulte Developing for SteamOS and Linux para mais informações sobre como começar.

Procure por documentação específica para Linux e SteamOS ou visite os fóruns de discussão de developers Steamworks - Linux e SteamOS caso necessite de mais ajuda com o Linux e SteamOS.

Tutorial em vídeo do Steamworks – Adição de novas plataformas e idiomas

Este tutorial mostra-lhe os passos necessários para adicionar novas plataformas e idiomas ao seu jogo através da criação de depots.
https://www.youtube.com/watch?v=PShS32hcing

Criação de depots e testes

Para ajuda com a criação de depots e a preparação de conteúdo, consulte Envio para o Steam.
  1. Nas definições do Steamworks para a sua aplicação, crie depots para os novos sistemas operativos na secção "Criar e adicionar depots" (separador SteamPipe > Depots).
    Guarde esta alteração.
    ATENÇÃO: não assinale ainda as opções da secção Sistemas operativos compatíveis na página de definições gerais da aplicação. Tal deve ser realizado quando estiver prestes a lançar.
  2. Crie uma build no Steam para esses novos depots.
  3. Associe a build a um ramo beta protegido por palavra-passe.
  4. Atualize o seu pacote de concessão automática para que contenha os novos depots e assim poder fazer download dos ficheiros através do Steam. O seu pacote de concessão automática está disponível na página Pacotes e DLC associados.
  5. Teste as novas versões nos sistemas operativos que pretende utilizar.

Lançamento

Quando estiver tudo pronto para o lançamento, terá de confirmar que adicionou os depots necessários a todos os pacotes públicos e que atualizou a página na loja para refletir os novos conteúdos disponíveis.
  1. Adicione os novos depots a todos os pacotes já existentes do jogo (para que os utilizadores possam ter acesso). Todos os pacotes de concessão automática associados à sua aplicação estão disponíveis na página Pacotes e DLC associados.
  2. Nas definições do Steamworks para a sua aplicação, assinale as opções adequadas na secção Sistemas operativos compatíveis.
  3. Edite a página da aplicação na loja e assinale as caixas dos sistemas operativos adequados no separador "Informações básicas".
  4. De seguida, desça na página e introduza os requisitos dos sistemas operativos em questão. Pré-visualize a página da aplicação na loja e, se estiver tudo do seu agrado, publique as alterações.
  5. Por último, regresse à página de definições do Steamworks e mova a build para o ramo padrão (no separador SteamPipe -> Depots).
  6. Aceda à Central Comunitária da sua aplicação e publique um anúncio para informar os utilizadores da sua atualização!