Documentação do Steamworks
Perguntas frequentes sobre o Steam Deck
Nesta página, temos respostas às perguntas enviadas por desenvolvedores e distribuidoras na Conferência Virtual do Steamworks sobre o Steam Deck. Para ver as respostas às perguntas frequentes de consumidores, acesse https://www.steamdeck.com/pt-br/faq.

Desenvolvimento sem um kit de desenvolvimento


Como anda o processamento das solicitações de kit de desenvolvimento e como vocês escolhem quem recebe um?

Ainda estamos analisando as solicitações de kits e estamos prestes a enviar uma segunda rodada de aprovações — assim, caso ainda não tenha enviado uma solicitação de hardware aqui, faça-o o mais breve possível. Dito isso, não teremos kits suficientes para cada desenvolvedor — analisamos os títulos mais jogados por usuários que reservaram um Steam Deck, bem como o interesse da comunidade como um todo, e damos prioridade aos desenvolvedores deles para o recebimento dos kits de desenvolvimento. Caso você não tenha um kit, é possível testar a compatibilidade com o Steam Deck usando o que estiver disponível para você — basta seguir as instruções aqui.


Eu sou um(a) desenvolvedor(a) situado(a) em um país fora da lista de lançamento do Steam Deck — posso receber um kit de desenvolvimento mesmo assim? 

Sim. Os kits estão sendo enviados para todos os cantos do mundo, incluindo regiões que não fazem parte do lançamento inicial do Steam Deck.


Ouvi dizer que o hardware do kit de desenvolvimento EV2 tem alguns problemas. Eles serão resolvidos na versão final?

Sim. As versões de verificação de engenharia (do inglês "Engineering Verification", ou EV) servem justamente para testar a fabricação e verificar se há algum problema que precise ser corrigido. Os problemas relatados por desenvolvedores, como o botão B que ficava preso, foram resolvidos e não causarão problemas para os usuários finais.


Podemos usar uma máquina virtual no desenvolvimento para o Steam Deck?

Não aconselhamos que faça isso, a menos que seja exclusivamente para testar a interface — não é possível testar o desempenho gráfico em uma máquina virtual.


Dá para usar um Steam Deck de varejo como kit de desenvolvimento?

Sim. Não há nada de especial nos kits: não há nenhum hardware ou software que facilita o desenvolvimento neles. As mesmas ferramentas e métodos de testes podem ser usados em uma unidade de varejo e em um kit de desenvolvimento.


Não consegui arranjar um kit de desenvolvimento. Posso furar a fila de reservas para receber a minha unidade de varejo antes do previsto?

Provavelmente não desse jeito, mas estamos planejando prolongar o programa de kits de desenvolvimento para depois do lançamento. Compartilharemos mais detalhes em breve.


Quero montar um computador para testes. Tenho que usar um processador da AMD ou um processador da Intel serve?

Qualquer processador serve, mas aconselhamos usar um processador da AMD para que o seu ambiente se assemelhe mais ao do Steam Deck.


Se o meu jogo for Aprovado no Steam Deck, ele terá maior visibilidade no Steam?

No Steam Deck, sim. A página inicial da Loja Steam no Steam Deck exibe apenas títulos Aprovados no Deck. Dito isso, ainda é possível acessar e comprar na Loja Steam completa em outra aba (com todos os títulos — não importa o resultado do teste, nem se foram testados ou não).

Visão geral do hardware


O Steam Deck oferece multithreading?

Sim, até oito threads.


Há planos de adicionar conectividade 4G/LTE ou 5G?

Não temos planos de adicionar conectividade celular, mas sempre haverá a opção de usar a internet do seu aparelho celular.


Há alguma recomendação específica para otimizar a duração da bateria?

Recomendamos que todos os jogos tenham um limitador de quadros por segundo, seja implementado no jogo em si ou usando o limitador global que ofereceremos futuramente.


É necessário que o desenvolvedor faça alguma coisa para que o seu jogo funcione bem com o modo de suspensão do Steam Deck?

Nada que seja específico ao Steam Deck. O ponto principal a se considerar é que o Steam Deck se desconecta do Wi-Fi quando estiver em suspensão, então aconselhamos fazer uma cópia dos arquivos de salvamento antes do aparelho entrar em suspensão. Planejamos oferecer algumas APIs para ajudar nessa área. 


Vocês terão uma loja de peças de reposição? Se sim, alguma previsão de data?

Não temos muitos detalhes para compartilhar agora, mas estamos comprometidos a oferecer peças de reposição depois do lançamento.


Há algum plano sobre melhorias de hardware?

Estamos focados na geração atual e não temos nada para compartilhar.


O Steam Deck tem quanta memória de vídeo (VRAM)?

O Steam Deck tem 16 GB de memória unificada. Desses, 1 GB é dedicado para o processador gráfico. Porém, dependendo da carga de trabalho, ele pode acessar até 8 GB. 


O desempenho do Steam Deck muda se estiver ligado na tomada ou usando a bateria?

O nosso foco é permitir que você sempre use o desempenho máximo oferecido pela APU, seja na bateria ou na tomada. A nossa expectativa é que o desempenho seja o mesmo em qualquer uma das configurações.


Qual a velocidade máxima de conexões via Ethernet pela base do Steam Deck?

A base terá uma entrada Gigabit Ethernet (até 1 Gb/s).

O Steam no Deck


A interface gráfica usada no Deck substituirá o modo Big Picture? Se sim, quando?

O plano é substituir o modo Big Picture por ela, mas a nossa prioridade é lançar o Steam Deck. Portanto, queremos primeiro otimizá-la na nova plataforma, mas logo ela substituirá o modo Big Picture. 


O Steam Deck só funciona com jogos em tela cheia?

Por padrão, o Steam Deck iniciará os jogos no modo de tela cheia.  Porém, caso escolha acessar a área de trabalho, você poderá rodar jogos em modo janela.


Vocês planejam lançar o SteamOS como um sistema operacional avulso, para uso geral?

Temos planos concretos de lançar o SteamOS como um sistema operacional separado, mas não temos um prazo. A nossa prioridade é garantir que o Steam Deck oferecerá uma ótima experiência, mas depois lançaremos o sistema para outros hardwares.


É possível instalar programas no Steam Deck sem ser pelo Steam? Posso usar esses programas com o Proton?

Sim. Você pode instalar e adicionar qualquer jogo, como se fosse o cliente Steam de sempre. Basta instalar o aplicativo e adicioná-lo ao Steam pela interface de área de trabalho para que ele apareça na sua biblioteca local.


O Steam Deck é compatível com realidade virtual?

Tecnicamente, é possível. Vimos algumas pessoas darem um "jeitinho", mas não projetamos, nem otimizamos o Steam Deck para realidade virtual.

AMD


As respostas abaixo foram dadas durante a sessão de perguntas e respostas com Sebastien Nussbaum e Alex Deucher, ambos da AMD.


O Steam Deck é compatível com o novo recurso de renderização dinâmica da API Vulkan?

Sim. O hardware do Steam Deck é compatível com esse recurso, e já estamos trabalhando para adicionar a compatibilidade com renderização dinâmica ao lado do software, com drivers compatíveis. 


O AMD FidelityFX™ Super Resolution​ (FSR) será incorporado ao Steam Deck?

O FSR já está disponível para alguns aplicativos compatíveis. Jogos que incluem o FSR funcionarão sem problemas, mas também incluiremos compatibilidade com FSR em uma versão futura do sistema operacional. Quando isso ocorrer, será possível usar o FSR com alguns jogos, mesmo aqueles sem compatibilidade nativa com o recurso.


O criador de perfil (profiler) de processadores gráficos da AMD roda nativamente em sistemas Linux?

Sim, ele já funciona nativamente em sistemas Linux — inclusive com interface gráfica. O recurso de obtenção de rastros (traces) nativamente por ele é algo que ainda estamos avaliando. Por isso, você precisará obter esses rastros pelo seu aplicativo, mas você já pode visualizá-los e usar as ferramentas do RGP nativamente.

Entrada


O Steam Deck tem alguns controles nada convencionais. A Valve estimulará os desenvolvedores a integrar mira por giroscópio e trackpad nas suas configurações de controle em vez de usar uma configuração mais tradicional?

Isso depende do jogo e do tipo de controle que deseja usar. Mas achamos que o giroscópio, quando combinado com a alavanca ou o trackpad, é ideal para uma grande gama de jogos e algo que muitos jogadores vão querer usar.

Eles oferecem maior precisão para jogadores acostumados a usar controles, mas também levam algo semelhante ao mouse do computador para um formato portátil.  Recomendamos que você experimente esse tipo de entrada caso o seu jogo permita que o jogador controle uma câmera ou um cursor e decida se faz sentido usá-la ou não.  Há sempre a possibilidade de oferecer uma configuração tradicional e outra com giroscópio para o jogo por meio das configurações da Entrada Steam.


O Steam Deck é compatível com modos multijogador/cooperativo local?

Com certeza — há várias formas de jogar um jogo cooperativo local no Steam Deck. Você pode conectar os controles por Bluetooth ou por USB,  bem como usar o Remote Play Together, com outros jogadores usando outros Steam Decks ou computadores.


O Steam Deck é compatível com quais APIs de entrada?

O Deck é compatível com todas as APIs de entrada importantes: XInput, entrada bruta, DirectInput e a Entrada Steam.


A tela sensível ao toque funciona como uma entrada de mouse ou ela usa APIs de toque?

Por padrão, a tela trata eventos de toque como um clique do mouse na posição tocada.  Porém, ela também é compatível com APIs de toque pela SDL ou pela Windows Touch.  Há uma opção de configuração que pode ser ativada no arquivo de configuração da Entrada Steam.


Há como desenvolvedores criarem configurações da Entrada Steam para Steam Deck sem um kit de desenvolvimento?

Sim. Recomendamos o uso de um controle DUALSHOCK 4 (PS4) ou DualSense (PS5). Qualquer controle serve como ponto de partida,  mas os controles de PlayStation oferecem o conjunto de controles mais próximo ao do Steam Deck, por terem um giroscópio e um trackpad.  

Mas se planeja usar as entradas específicas do Steam Deck com o seu jogo, aí você precisará de um Deck para deixar tudo nos trinques.  Se não for o caso, então qualquer controle serve.  


Vocês recomendam que jogos que usam interações com o mouse façam uso da tela sensível ao toque?

Se o meio de interação com o jogo for especificamente por toque, então sim.  Porém, achamos que muitos jogos que usam um cursor para interação devem preferir o uso dos trackpads.  Eles foram projetados para jogos e serão uma opção mais natural (em relação a uma tela sensível ao toque) à maioria dos contextos em que um cursor é usado, como "passar o cursor" (hover), cliques com o botão direito etc. Eles também permitem uma interação mais ergonômica dos controles do cursor com o resto das entradas.  Interfaces de toque costumam exigir um conjunto de affordances diferente e que pode ou não fazer sentido para o seu jogo, logo isso depende do gênero e do estilo de interface que deseja implementar.


A Entrada Steam aumenta a latência de entrada?

A Entrada Steam não deve aumentar a latência de entrada. Porém, como tudo, avise-nos caso enfrente um problema aqui.


É possível usar o Steam Deck como um controle externo?

Atualmente, é possível conectar-se a uma outra máquina usando o Remote Play para usar o Steam Deck como um controle — a máquina remota reconhecerá todos os controles do Deck. Você pode testar o seu jogo em um computador de mesa, usar o Remote Play ou ter mútiplos controles usando um Steam Deck.


É possível interagir com menus de toque da Entrada Steam usando a tela sensível ao toque do Deck?

Já é possível usar alguns menus virtuais com a Entrada Steam, como menus radiais e de toque, e interagir com eles usando os trackpads ou as alavancas. Estamos analisando a melhor forma de oferecer esse tipo de recurso com a tela de toque, mas ainda não temos nada de concreto.

Proton


Os testes com o Proton farão parte do processo de envio de jogos daqui em diante?

Sim, como parte dos testes do programa "Deck Verified" que ocorrem antes do lançamento do jogo. Os detalhes estão na respectiva documentação do Steamworks, e esse processo passará por evoluções durante e após o período de lançamento do Steam Deck.


Aplicativos indisponíveis no Steam funcionam com o Proton e podem ser usados no Deck?

Com certeza. O Proton funciona muito bem com aplicativos de fora do Steam. No Deck, aprimoraremos a experiência de interface gráfica para permitir que usuários adicionem jogos não Steam à interface principal.


Qual versão do kernel Linux será usada pelo SteamOS 3.0?

A meta é sempre manter o kernel na versão mais recente. Atualmente, estamos usando a versão 5.13 e preparando uma atualização para a 5.15, mas continuaremos a atualizar para a versão mais recente daqui em diante. 


O SteamOS terá um sistema de arquivos do SO imutável e somente leitura?

Sim. Por padrão, as atualizações do SO serão distribuídas como uma imagem completa do sistema, e nós recomendamos a instalação de aplicativos adicionais via Flatpak para evitar problemas. Caso o usuário deseje ir além do disponível via Flatpak, é possível desativar o modo Somente Leitura. Porém, não recomendamos isso, pois pode corromper o Steam Deck ou comprometer os seus dados. Além disso, tudo que for instalado fora do Flatpak (como pelo pacman) pode acabar sendo removido na próxima atualização do SteamOS. Saiba mais sobre isso aqui.


O uso de um servidor gráfico baseado no protocolo Wayland causa alguma perda de desempenho conhecida em jogos existentes ou há alguma funcionalidade ausente da qual devemos ficar cientes?

Não há nenhuma diferença funcional ou problema de desempenho conhecido, mas se os usuários encontrarem algum problema, analisaremos o ocorrido.


A equipe do Steam está trabalhando com desenvolvedores de grandes engines de jogos, como a Epic Games e a Unity, para compatibilidade com o Steam Deck?

Sim, estamos trabalhando com a Unity e com a Epic para garantir que as engines Unreal e Unity ofereçam integrações que facilitem a experiência de desenvolvimento para o Deck. Daqui em diante, esperamos aprimoramentos para tais engines com o tempo, para que ofereçam uma maior integração com as nossas ferramentas de desenvolvimento e torná-las ótimas opções para o Steam Deck. Atualmente, ambas já oferecem uma ótima experiência para os desenvolvedores.


Desenvolvedores de jogos podem usar mais de 1 GB de memória de vídeo (VRAM) para texturas, vértices e outros buffers, ou esse 1 GB citado anteriormente é o máximo que pode ser usado?

O processador gráfico pode sim usar mais de 1 GB de memória. O máximo de memória de vídeo compartilhada é 8 GB, mas a quantidade efetivamente alocada depende do jogo em execução.


A Valve prefere que os jogos usem o Proton ou tenham uma versão nativa para Linux?

A Valve não tem nenhuma preferência — o que oferecer uma melhor experiência, melhor. Logo, se para um desenvolvedor for mais fácil obter a melhor experiência usando o Proton, ótimo. Se outro tiver o conhecimento e os recursos para entregar e dar manutenção em uma versão nativa para Linux que ofereça uma ótima experiência e tenha todas as funcionalidades esperadas, então melhor ainda.


Há algum jeito padronizado de relatar problemas com o Proton para a Valve?

Sim, o lugar oficial é pelo repositório do Proton no GitHub, que é onde a maioria dos problemas é debatida e relatada. Mas, se algum desenvolvedor preferir, é possível entrar em contato conosco diretamente pelos fóruns do Steamworks ou outros contatos à disposição.

Outras perguntas


Vocês têm alguma estimativa mais específica de quando o SteamOS 3 será disponibilizado?

A nossa prioridade agora é dar os toques finais para o lançamento do Steam Deck, então ainda não temos uma boa estimativa. Mas é provável que isso não ocorra antes do Steam Deck começar a ser enviado para os consumidores.


Ao testar a compatibilidade com o sistema do Steam Deck, devemos usar o SteamOS ou haverá uma versão do sistema do Steam Deck disponível para download?

Não recomendamos o uso do SteamOS 2.0 para testes. O sistema mais próximo disponível é o Manjaro KDE, por ser baseado no Arch Linux e usar a área de trabalho KDE (assim como o Steam Deck). Consulte este link para instruções completas. No futuro, planejamos oferecer uma imagem que incorporará mais componentes inclusos no SO do Steam Deck (como "gamescope" e, possivelmente, "gamepad-ui") para testes mais semelhantes ao ambiente real.


Quando o Steam Deck estará disponível em mais países?

Ainda estamos finalizando os planos para vários outros países e territórios. Ainda não temos nada concreto para anunciar ou confirmar, mas podemos dizer que estamos fazendo o possível para disponibilizar o Steam Deck no Japão e na Austrália.


A Valve tem interesse em que sejam desenvolvidos títulos exclusivos para o Steam Deck?

Não, isso não faz muito sentido para nós. O Steam Deck é um computador e deve jogar jogos como tal.


Quando um desenvolvedor envia um jogo para análise de compatibilidade com o Steam Deck, quanto tempo demora até sair o resultado?

A nossa meta é dar o resultado em até uma semana depois do envio. Dito isso, achamos que esse prazo pode aumentar ou diminuir de acordo com o tamanho da fila e a complexidade dos títulos nela. Falamos mais disso aqui.


Que Steam Deck branco temático de Portal é esse no fundo?

Bonitão, né? Esse foi um dos (vários) protótipos que criamos antes de chegarmos ao nosso design final. Nós também o amamos, mas não poderemos colocá-lo no mercado no lançamento geral do Steam Deck. Vamos analisar outras opções de cores no futuro, mas nada a curto prazo — não temos nada para anunciar hoje.


Como vocês decidem quem recebe um kit de desenvolvimento?

Analisamos os títulos mais jogados por usuários que reservaram um Steam Deck, bem como o interesse da comunidade como um todo, e damos prioridade aos desenvolvedores deles para o recebimento dos kits de desenvolvimento.


Como fazemos para os nossos jogos serem Aprovados no Deck e aparecerem na Loja Steam do Steam Deck?

Em termos gerais, o seu jogo será analisado pela nossa equipe de testes — podemos escolhê-lo automaticamente para análise ou você pode solicitá-la manualmente. Ela verificará vários critérios de compatibilidade com o Steam Deck, como compatibilidade com controles, legibilidade, desempenho e compatibilidade com o sistema. Depois disso, o seu título receberá uma categoria de compatibilidade, que será exibida na Loja Steam (e na Biblioteca Steam). Todos os outros títulos também poderão ser vistos na Loja Steam independentemente da categoria — basta trocar de aba. Mais detalhes sobre o processo estão disponíveis aqui.


Que tipo de comentário acompanha o relatório dos testes de compatibilidade com o Steam Deck?

Você verá a categoria geral, em que critérios o jogo foi aprovado ou reprovado (a maioria deles é exibida aos usuários finais) e um campo visível apenas por você com anotações e esclarecimentos dos testadores quando relevante.


A categoria de compatibilidade aparece nas páginas da Loja Steam no computador ou em um dispositivo que não seja o Deck?

Caso você tenha um Steam Deck, a categoria de cada título será exibida na página de detalhes. Para todos (incluindo aqueles com um Deck), é possível usar as categorias como filtros na busca da loja. Tirando isso, esses dados não serão exibidos fora do Steam Deck.


Vocês mencionaram que mantêm contato com a Unity e a Epic. Mas e com os desenvolvedores da Godot?

Sim, estamos falando com a equipe da Godot e apoiando-a, pois queremos que a engine funcione bem com o Steam Deck.


O Steam Deck é compatível com quantos canais de som?

Dois canais ao usar os alto-falantes integrados, mas é possível ter um som multicanais ao usar HDMI ou Bluetooth. 


Será possível instalar aplicativos externos no Deck sem ativar o modo de desenvolvimento?

Sim. Será possível usar aplicativos externos via Flatpak ou outros softwares sem ativar o modo de desenvolvimento.