Documentação do Steamworks
Distribuição de servidor dedicado

Visão geral

Se os clientes do seu jogo precisarem se conectar a servidores dedicados, é possível usar o Steam para distribuir o servidor dedicado também, facilitando a implantação e atualização de servidores.

Criação

Para distribuir um servidor pelo Steam, há algumas configurações necessárias a se fazer.
  1. Crie um novo ID de aplicativo do tipo FERRAMENTA que será usado apenas para o servidor dedicado do jogo: acesse a seção "Todos os pacotes, conteúdos adicionais, demonstrações e ferramentas associados" do seu aplicativo e clique no botão "Criar nova ferramenta". Não se esqueça de assinalar a opção para tornar a ferramenta um servidor dedicado.
  2. Dentro do aplicativo novo, clique em "Editar configurações do Steamworks". Depois vá em "Instalação -> Redistribuíveis" e assinale a opção "Dedicated Server Redistributables". Isso adicionará os vários depots de redistribuíveis do SDK do Steam ao aplicativo;
  3. Acesse a aba "Publicar" e publique a alteração.
Agora envie um novo depot ao aplicativo do servidor dedicado apenas com os binários do servidor.

Também será necessário criar um arquivo steam_appid.txt, que contém apenas o ID de aplicativo do jogo. Inclua esse arquivo no pacote do servidor dedicado para que rode com o ID do aplicativo base.

Lançamento

O servidor dedicado tem passos de lançamento, assim como outros tipos de produtos no Steamworks. Será necessário concluir todos os itens listados à direita da página inicial da ferramenta. Quando estiver pronto para o lançamento, use os controles para fazê-lo.

Quando lançar o servidor dedicado:
  1. Na maioria dos casos, é desejável que o servidor dedicado possa rodar em modo anônimo, dispensando o uso do cliente Steam ou de um usuário Steam específico para executá-lo. Logo, quando usar os controles para lançar a ferramenta, o ID de aplicativo do servidor dedicado e os depots associados serão adicionados automaticamente ao pacote anônimo do steamcmd (pacote 17906) para poder ser baixado pelo SteamCMD no modo anônimo;
  2. O ID de aplicativo será marcado como lançado para que possa executar o servidor pelo SteamCMD.

Se não tiver os controles para lançar a ferramenta, o que costuma ser o caso quando foi a Valve que a criou, então um representante da Valve precisará fazê-lo para você. Para entrar em contato com a Valve, clique aqui.

Depois, teste que o servidor pode ser baixado e executado seguindo as instruções descritas na página do SteamCMD (em inglês).