Documentação do Steamworks
Ferramentas de eventos e anúncios
Resumo
Pode criar anúncios ou agendar eventos para comunicar com os utilizadores sobre novidades, eventos em direto ou atualizações para o seu jogo. Estes anúncios são apresentados aos utilizadores por todo o Steam.
Nível de integração
Não é necessário integrar nada no jogo. A complexidade dos anúncios pode variar de um texto simples até a um formatado detalhadamente com imagens, vídeos e tabelas.


Estivemos a trabalhar arduamente para expandir o sistema de eventos e anúncios do Steam para permitir uma comunicação integrada e cativante com os utilizadores. Durante o desenvolvimento, lançamento, atualização e manutenção do seu jogo, provavelmente terá notícias interessantes a partilhar ou momentos nos quais gostaria que os jogadores participassem. Para tal, refinámos as nossas ferramentas de divulgação para oferecermos um local centralizado para descrever eventos do seu jogo e melhorámos a forma como tais eventos são apresentados à sua comunidade.

ExemplosVeja exemplos de como eventos e anúncios aparecem na Loja Steam, na Comunidade Steam e na biblioteca dos utilizadores.
Recursos gráficosFaça o download dos modelos para verificar o devido tamanho e posicionamento de texto de imagens de eventos.
Consulte as especificações dos recursos para saber o tamanho, utilização e descrições dos banners e imagens.

Vídeo de introdução

Primeiros passos

Antes de publicar um evento ou um anúncio, certifique-se de que o faz a partir de uma conta que cumpra os requisitos abaixo. Esteja também ciente de que a conta usada na publicação irá aparecer como a autora e de que utilizadores poderão aceder a partes do perfil que tenham visibilidade pública (por exemplo, avatar, nome, comentários, etc.) através do anúncio.

  • Assegure-se de que a conta faz parte do grupo da editora, com acesso ao produto em questão. Mais informações sobre como configurar utilizadores e privilégios estão disponíveis aqui.
  • Por predefinição, os administradores e os oficiais da Central Comunitária do produto também podem publicar anúncios. É possível editar as permissões do grupo para controlar quem pode publicar anúncios.
  • Certifique-se de que a sua conta Steam individual não é "limitada". Se a sua conta for limitada, não poderá criar grupos comunitários nem pedir para entrar num grupo existente. Clique aqui para detalhes sobre contas limitadas.

Onde são apresentados os anúncios?

event_example_store_armello.jpg

Dependendo do tipo de anúncio criado, este será visível nos seguintes locais:

  • Página do produto na loja – Os dois anúncios mais recentes associados a um produto aparecem por baixo da secção de DLCs na página do produto na loja.
  • Central Comunitária – Anúncios irão aparecer na página inicial da Central Comunitária do produto, assim como exclusivamente no separador Notícias.
  • Página de detalhes do jogo na Biblioteca Steam – Os eventos e anúncios mais recentes publicados por si irão aparecer na página do seu jogo na biblioteca dos utilizadores. Além disso, pode fornecer uma imagem de destaque para salientar o evento na página.
  • Página inicial da Biblioteca Steam – Os seus eventos e anúncios também podem aparecer na parte superior da página inicial da biblioteca dos utilizadores que tiverem o seu jogo.
  • Feed de atividade – Todos os utilizadores que estiverem a seguir um produto poderão ver os respetivos anúncios nos feeds de atividade.
  • Workshop – Marcar um anúncio como "Workshop" fará com que apareça na secção "Workshop" da Central Comunitária do seu produto.
  • Feed RSS – O Steam gera automaticamente um feed RSS para cada jogo, que pode ser usado para publicar anúncios no seu site, redes sociais ou onde quiser. O URL tem o seguinte formato: https://steamcommunity.com/games/489830/rss

Criação de eventos novos

Para criar um evento ou um anúncio, pode seguir os passos habituais:
  • Na página inicial da sua aplicação no Steamworks, clique em "Ver Central Comunitária" e, de seguida, em "Admin. da Central":

    post_announcement_1.JPG

Categorização

Para criar um evento novo, terá primeiro de selecionar a respetiva categoria e subcategoria. Isto é importante por algumas razões:

  • Esta categorização não só afeta onde e como o evento aparece, mas também ajuda os jogadores a compreender o contexto funcional do evento. Nem todos os tipos de eventos precisam de ser apresentados da mesma forma aos jogadores e, portanto, concebemos o sistema para acomodar tudo, desde notas de atualizações pequenas até grandes atualizações importantes.
  • Alguns tipos de eventos (como streams em direto ou descontos em itens vendidos dentro do jogo) têm datas de conclusão. Ao selecionar eventos deste tipo, poderá especificar quando terminam para que deixem de aparecer após essa data.

Sabemos que muitos eventos se podem enquadrar em várias categorias ao mesmo tempo. Por isso, escolha a categoria mais adequada aos elementos principais do seu evento.

Passe o cursor do rato sobre cada subcategoria para ver uma pré-visualização da visibilidade do evento e ter uma ideia de como categorias diferentes afetam onde e como um evento pode aparecer.

Editor

Assim que tiver escolhido uma categoria, terá à disposição um conjunto robusto de ferramentas para criar e personalizar o seu evento, como um novo tipo de imagem de cabeçalho para o evento (que é apresentado noutros locais) e um modo de pré-visualização que lhe permite trocar rapidamente entre o modo de edição e a pré-visualização da página de detalhes do evento.
  • Envio e incorporação de imagens – Pode enviar imagens para que sejam hospedadas nos nossos servidores ou pode incorporar imagens hospedadas noutros locais. Use imagens nos formatos JPG, PNG e GIF animado. Imagens incluídas no corpo do evento irão aparecer com uma largura máxima de 800 px.
  • Incorporação de vídeos do YouTube – Pode inserir um ou mais vídeos do YouTube e especificar como devem ser apresentados na página.
  • Widgets automáticos – Quando incluir um link para sites específicos, a página irá transformá-los automaticamente numa pré-visualização. Exemplos de links válidos:
    • Vídeos do YouTube
    • Ficheiros do Steam Workshop ou outros tipos de ficheiros partilhados no Steam, como capturas de ecrã, guias ou trabalhos artísticos
    • Posts no Twitter
    • Links para páginas de outros jogos na Loja Steam
  • Opções de formatação de texto – Cabeçalhos de secção, tabelas e listas são sempre boas escolhas.
  • Datas de início e de conclusão – Poderá reparar que alguns eventos têm uma data de início e uma de conclusão. Desta forma, podemos arquivar devidamente certos tipos de eventos depois de chegarem ao fim. Por exemplo, se publicar um evento sobre itens em promoção por tempo limitado, vai querer que esse evento seja arquivado assim que a promoção terminar, para que os jogadores não fiquem confusos nem insatisfeitos se acharem que a promoção ainda esteja a decorrer.
  • Preparação de eventos com antecedência – Há definições de visibilidade que lhe permitem criar um evento com antecedência, sem que apareça antes da data de início (ou de qualquer outra data que especificar).
  • Importação de HTML – Caso prefira usar HTML ou já tenha uma versão em HTML do anúncio, pode usar a opção de importação de HTML. Esta opção irá converter o documento existente em BBCode, a linguagem usada pelo nosso sistema de anúncios.

Rascunhos

Enquanto estiver a preparar um evento, pode clicar em "Guardar" no fundo da página do editor de eventos para guardar o evento como rascunho, que assim permanecerá até que siga os passos de publicação para publicar o evento com visibilidade pública no Steam.

Tradução

Eventos e anúncios permitem a tradução de todos os campos de texto e imagens. Pode fornecer versões traduzidas de anúncios e imagens; o Steam irá apresentar a versão correta para cada utilizador de acordo com o respetivo idioma. Se não fornecer a tradução num determinado idioma, o Steam irá apresentar a versão inglesa para os utilizadores desse idioma.

É possível enviar um conjunto completo de traduções de vários idiomas num só ficheiro CSV para uma importação simplificada. Consulte as opções de exportação em CSV na parte superior de cada evento para usar a formatação apropriada.

Publicação

Assim que a página do evento estiver do seu agrado, pode clicar no botão "Publicar" para a tornar visível publicamente. Desta forma, a página do evento ficará visível para utilizadores de acordo com as definições de visibilidade que escolheu. A página pode aparecer de imediato (ideal para que os utilizadores sejam informados com antecedência acerca de um evento futuro), apenas quando o evento começar ou numa data específica à sua escolha.

Atenção: pode haver um atraso de uma hora antes de o evento aparecer na Biblioteca Steam, pois a nossa equipa de moderadores realiza a verificação de categorização apropriada e de conteúdo para adultos. Para mais informações sobre este passo, consulte a respetiva documentação.

Edição de eventos

Pode editar o seu evento sempre que precisar de fazer algum ajuste. Tenha em atenção que, ao editar um evento já publicado, quaisquer alterações que guardar serão imediatamente visíveis para os utilizadores (dependendo das definições de visibilidade especificadas, como sempre).

Alguns pontos a ter em mente:
  • Datas de início – Temos algumas regras relacionadas com datas de início para garantirmos que notificações e visibilidade não causem conflito nem criem contradições lógicas no código:
    • Não pode publicar um evento com uma data de início que já tenha passado.
    • Não pode editar uma data de início que já tenha passado, pois isso resultaria em várias notificações, o que incomodaria os utilizadores.
    • Não usamos a data de início de um evento para determinar se um utilizador já viu o evento numa das várias secções do Steam. Em vez disso, consideramos a primeira vez que o evento se tornou visível como a "data de publicação". Esta "data de publicação" será usada pelos algoritmos do Steam para determinar se os utilizadores do Steam já "viram" o evento ou não.
    • Editar a data de início de um evento pode confundir os utilizadores, pois se tiverem adicionado o evento (manualmente ou por download) ao calendário, este não será atualizado com a data nova.
  • Datas de conclusão – Pode sempre editar a data de conclusão de um evento a decorrer para que termine de imediato ou para prolongar a duração.

Eliminação de eventos

No pior dos casos, pode eliminar um evento. O botão para eliminar está situado no canto superior direito da barra azul visível enquanto edita o evento.

Regras de utilização por developers

Eventos e anúncios são ferramentas poderosas para comunicar com os jogadores da sua comunidade de novas formas. Contudo, há alguns cenários nos quais não vemos os utilizadores a beneficiar da utilização de eventos e anúncios:
  • Utilização de conteúdo inapropriado – O conteúdo do evento deve ser apropriado em relação às definições do seu produto. Por outras palavras, se o seu produto estiver definido como apropriado para todas as idades, não inclua conteúdo sexual nem violento nos anúncios. Além disso, todas as imagens usadas em anúncios devem ser apropriadas para visualização no local de trabalho.
  • Divulgação de produtos não relacionados – Se um evento ou um anúncio for principalmente sobre um produto diferente daquele de onde está a publicar, deve usar a categoria "Divulgação de outro jogo".
  • Divulgação de outras versões do seu produto noutras plataformas – Eventos e anúncios sobre outras versões do seu produto só devem ser publicados se esses produtos funcionarem de forma semelhante à da versão no Steam (ou seja, não promova uma versão melhor disponível noutra plataforma). Estes casos devem usar a categoria "Divulgação de outro jogo", a não ser que a outra versão do produto melhore a versão do Steam (por exemplo, se estiver a anunciar que o progresso no jogo vai passar a ser sincronizado entre plataformas).
  • Categorização errada de eventos – De uma forma geral, deve prestar atenção à seleção da categoria durante a criação de um evento/anúncio. Esta definição controla a visibilidade para garantir que o público correto veja o conteúdo esperado.

Boas práticas

Anúncios são uma ferramenta poderosa para comunicar com qualquer utilizador do seu produto e até cativar novos jogadores. Como com qualquer outra ferramenta, seguir boas práticas é a chave para tirar o máximo partido de anúncios.

Clique aqui para ver exemplos de como eventos e anúncios aparecem na Loja Steam, na Comunidade Steam e na biblioteca dos utilizadores.

  • Defina um objetivo.
    Com um objetivo claro em mente, é mais fácil criar anúncios relevantes ou importantes e medir a respetiva eficácia. Pense bem se um anúncio seria a melhor forma de alcançar o seu objetivo. Por exemplo, se o objetivo de um anúncio for esclarecer algo sobre uma funcionalidade do jogo que está a confundir os jogadores, talvez o melhor a fazer seja corrigir o problema ou simplificar essa parte do jogo em vez de publicar um anúncio.

  • Ouça os jogadores.
    Escute a sua comunidade e organize todo o feedback antes de comunicar. Pense em como tipos diferentes de jogadores irão interpretar os seus anúncios. Preste muita atenção a quais elementos dos seus anúncios geram interesse e comentários úteis, para que possa voltar a usar esses elementos em anúncios futuros.

  • Trate anúncios como parte do seu produto.
    Como decidiu criar um produto para consumo pelo público, lembre-se de que a atenção e a prioridade que dá à forma como fala sobre o seu jogo devem ser equiparáveis às que dá à programação e desenvolvimento do próprio jogo. A comunicação merece a mesma energia criativa que o design do produto. Trabalhe em equipa quando escreve anúncios: todos os que estiverem a trabalhar no produto devem contribuir para o que está a comunicar com os jogadores.

  • Sincronize anúncios com atualizações.
    Atualizações de produtos são um dos temas ideais para anúncios. Se estiver a publicar um anúncio sobre uma grande atualização, também pode usar uma ronda de visibilidade de atualização.

    Pode ler mais sobre como criar atualizações bem-sucedidas aqui.

  • Recompense os jogadores.
    A sua equipa está sempre a ouvir os jogadores: use isto para recompensar os fãs e gerar ainda mais interesse. Alguns tipos de recompensas a ter em mente:
    • Destaque ilustrações e capturas de ecrã enviadas pelos fãs.
    • Faça referência a memes da comunidade.
    • Dê pistas sobre conteúdo que pretenda lançar no futuro (esta é também uma forma excelente de obter feedback e gerar interesse antes de sequer começar a trabalhar na atualização).

  • Comunique com prudência.
    Quando anúncios são usados devidamente, os jogadores ficam ansiosos por saber mais sobre o seu produto. Parte deste interesse deve-se à boa qualidade do produto em si, mas comunicar apenas quando necessário também é muito importante.

    Pode ser tentador publicar muitos anúncios e tentar participar em cada conversa sobre o produto. Se não tiver um motivo para publicar um anúncio, não o faça. Comunicação que seja constante, mas também insubstancial, pode fazer com que os jogadores percam o interesse. Em vez disso, recue e preste atenção.

Feedback

Visite o subfórum sobre eventos e anúncios do grupo de developers Steamworks para partilhar feedback, perguntas ou sugestões.