Documentação do Steamworks
Eventos e anúncios: ferramentas
Resumo
Você pode criar publicações ou programar eventos para comunicar-se com seus jogadores sobre novidades, eventos ao vivo ou atualizações do seu jogo. Essas publicações serão exibidas aos jogadores por todo o Steam.
Nível de integração
Não é necessário integrar nada ao jogo. A complexidade das publicações pode variar desde um texto simples até um formatado enriquecido com imagens, vídeos e tabelas.


Estivemos trabalhando duro na expansão do sistema de eventos e anúncios do Steam para permitir uma comunicação integrada e cativante com os usuários. Durante o desenvolvimento, lançamento, atualização e manutenção do jogo, vocês provavelmente têm notícias interessantes para compartilhar ou momentos nos quais deseja chamar os jogadores para participar. Por isso, aprimoramos as nossas ferramentas de comunicação, oferecendo um lugar centralizado para descrever eventos do jogo e aprimoramos como esses eventos são exibidos ao seu público.

ExemplosVeja exemplos de como eventos e anúncios são exibidos na Loja Steam, Comunidade Steam e Biblioteca Steam.
Recursos gráficosBaixe os modelos para ajustes e posicionamento de texto em imagens de eventos..
Consulte as especificações dos recursos para saber o tamanho, uso e descrições dos banners e imagens

Primeiros passos

Criação de novos eventos

Antes de publicar um evento ou anúncio, confirme que a conta que será usada está de acordo com tudo o que está abaixo. Também esteja ciente de que a conta usada na publicação será exibida como autora e de que usuários poderão acessar o perfil público (com avatar, nome, comentários etc.) por meio do anúncio.

  • Confirme que a conta faz parte do grupo da distribuidora, com acesso ao produto em questão. Mais informações sobre como configurar usuários e permissões estão disponíveis aqui;
  • Por outro lado, administradores e moderadores da Central da Comunidade do produto em questão também podem (por padrão) publicar anúncios. Para controlar quem do grupo pode publicá-los, ajuste as permissões do grupo;
  • Confirme que a sua conta Steam não é "limitada". Caso contrário, você não poderá criar nem solicitar participação em grupos na Comunidade Steam. Clique aqui para detalhes sobre contas limitadas.

Onde são exibidos os anúncios?

event_example_store_armello.jpg

Os canais nos quais um anúncio é exibido dependem do seu tipo:

  • Página da loja — Os dois anúncios mais recentes associados a um produto são exibidos abaixo da seção de conteúdos adicionais da página do produto na loja;
  • Central da Comunidade — Anúncios serão exibidos em destaque na aba "Tudo" da central e exclusivamente na aba Notícias;
  • Tela de detalhes da Biblioteca Steam — Com a nova Biblioteca Steam (lançamento em 17 de setembro), a nova tela do jogo na biblioteca exibirá os últimos eventos e anúncios publicados. Também é possível adicionar uma imagem de destaque para dar maior destaque ao evento na tela;
  • Tela inicial da biblioteca Steam — Também parte da atualização da Biblioteca Steam, eventos e anúncios podem ser exibidos no topo da tela inicial da biblioteca de jogadores;
  • Feed de atividade — Os anúncios são exibidos nos feeds de atividade de todos os seguidores do produto;
  • Oficina — Marcar um anúncio como "Oficina" fará com que seja exibido na Oficina do produto;
  • Feed RSS — O Steam gera um feed RSS de anúncios para cada jogo, que pode ser usado para exibidos no seu site, redes sociais ou outro lugar. O URL segue o formato: https://steamcommunity.com/games/489830/rss

Edição de eventos

Para criar um novo evento ou anúncio, basta seguir os mesmos passos de sempre:
  • A partir da página inicial do aplicativo no Steamworks, clique no painel "Administração da central":

    post_announcement_1.JPG

Categorização

Para criar um novo evento, primeiro selecione a sua categoria e subcategoria. Isto é importante por alguns motivos:

  • A categorização não apenas define onde e como o evento é exibido, mas também ajuda os jogadores a compreender o contexto funcional do evento. Cada evento requer uma forma de apresentação diferente aos jogadores, então projetamos o sistema para comprotar desde correções pequenas a atualizações de conteúdo importantes;
  • Alguns tipos de evento (como transmissões ao vivo ou descontos na loja interna do jogo) têm datas de término, então, ao selecionar o tipo correto, você poderá especificar o término do mesmo para que deixe de ser exibido após a data.

Sabemos que muitos eventos se encaixam em mais de uma categoria. Por isso, escolha a categoria mais adequada aos elementos principais do evento.

Para ajudar a compreender como cada categoria impacta as seções em que o evento será exibido (e como ele será exibido), passe o mouse sobre uma subcategoria para ver uma prévia da visibilidade do evento.

Editor

Depois de escolher uma categoria, você terá à disposição um robusto conjunto de ferramentas para criar e personalizar o evento, como um novo tipo de imagem de cabeçalho do evento (que é usada em outros lugares) e um modo de pré-visualização que permite que troque rapidamente entre o modo de edição e pré-visualização da página de detalhes do evento.
  • Envie e incorpore imagens — Hospede imagens nos nossos servidores ou incorpore imagens hospedadas em outro lugar. Use imagens nos formatos JPG, PNG e GIF animado; Images included in the body of your event will appear as max of 800px wide.
  • Incorpore vídeos do YouTube — Insira um ou mais vídeos do YouTube e especifique como devem ser apresentados na página;
  • Widgets automáticos — Ao incluir um link de um site específico, uma prévia será automaticamente exibida no seu lugar. Links válidos incluem:
    • Vídeos do YouTube;
    • Arquivos da Oficina ou outros tipos de arquivos compartilhados no Steam (como capturas de tela, guias ou artes);
    • Publicações no Twitter;
    • Links para páginas de outros produtos na Loja Steam.
  • Opções de formatação — Cabeçalhos de seção, tabelas e listas sempre caem bem;
  • Datas de início e fim — Você poderá notar que alguns eventos têm tanto uma data de início quanto uma de fim. Isso nos permite arquivar certos tipos de eventos quando chegam ao seu fim. Por exemplo, caso divulgue um evento sobre uma oferta de tempo limitado, é de seu interesse que esse evento seja arquivado após o fim da promoção, assim jogadores não ficarão confusos ou irritados caso achem que a promoção ainda esteja valendo;
  • Pré-criação de eventos — Há configurações de visibilidade que permitem que crie um evento sem que seja exibido antes da sua data de início (ou qualquer data que escolha para ser divulgado);
  • Importação de HTML — Caso prefira usar HTML ou já tenha uma versão em HTML do anúncio, você pode usar a opção de importação de HTML. Isso converterá o documento em BBCode, que é a linguagem de marcação usada pelo nosso sistema de anúncios.

Rascunhos

Você pode apertar o botão "Salvar" no editor de eventos quando quiser para salvar o evento como rascunho. O evento só é publicado ao passar pelos passos de publicação para colocar o evento no ar.

Localização

É possível adicionar versões localizadas de todos os campos de texto e imagens de um evento ou anúncio. You can provide translated versions of your post and images, and Steam will display the right version to each user based on their language. Caso não forneça a localização para um idioma, o Steam exibirá a versão em inglês no lugar para os usuários desse idioma.

É possível enviar a localização em mais de um idioma em um mesmo arquivo CSV para uma importação facilitada. Consulte as opções de exportação em CSV no topo de cada evento para usar a formatação adequada.

Publicação

Assim que estiver satisfeito com a página do evento, aperte o botaozão "Publicar" para torná-lo visível publicamente. Isso fará com que o evento comece a ser exibido a jogadores (seguindo as configurações de visibilidade escolhidas). O evento pode ser exibido de imediato, para que jogadores saibam de antemão, apenas quando começar ou em uma data específica à sua escolha.

Edição de eventos

Você pode editar um evento quando quiser. Edições em eventos já publicados surtirão efeito imediato na sua exibição a jogadores (dependo das configurações de visibilidade, como sempre).

Esteja ciente de algumas coisas:
  • Datas de início — Temos algumas regras associadas a datas de início para garantir que notificações e visibilidade não causem conflito e criem contradições lógicas no código:
    • Não é possível publicar um evento que inicie no passado;
    • Não é possível editar uma data de início no passado, porque isso resultaria em várias notificações, podendo irritar os usuários;
    • Não usamos a data de início de um evento para determinar se um usuário viu o evento nas seções do Steam (como na biblioteca Steam); usamos o primeiro horário de visibilidade do evento como o "horário de publicação". Esse horário de publicação será usado pelos algoritmos do Steam para determinar se usuários do Steam "viram" o evento ou não;
    • Editar a data de início de um evento pode confundir usuários, pois caso tenham adicionado o evento ao calendário (manualmente ou baixando), este não será atualizado com a nova data.
  • Datas de fim — Você sempre pode editar a data de fim para que o evento encerre imediatamente ou em uma data posterior à data de fim atual.

Exclusão de eventos

No pior dos casos, há sempre a opção de se excluir um evento. O botão está no canto superior direito da barra azul exibida na página de edição.

Regras de uso por desenvolvedores

Eventos e anúncios são ferramentas poderosas para se comunicar com jogadores da sua comunidade de novas formas. Há alguns cenários em que não prevemos um benefício do uso de eventos e anúncios para o usuário.
  • Uso de conteúdo inapropriado — O conteúdo de um evento deve ser apropriado em relação às configurações do produto. Em outras palavras, se o produto estiver configurado como apropriado para todas as idades, não inclua conteúdo sexual ou violento nos anúncios. Além disso, todos os elementos gráficos devem ser apropriados para visualização em ambiente de trabalho;
  • Promoção de produtos não relacionados – Se um evento ou anúncio tratar principalmente de um produto que não seja aquele sobre o qual você está publicando, certifique-se de usar a categoria "Promoção cruzada";
  • Promoção de outras versões do produto — Eventos e anúncios que tratam de outras versões do seu produto devem apenas ser feitos quando o produto é similar em termos de funcionalidade à versão do Steam no advertising a better version that is available elsewhere). De qualquer forma, casos assim devem usar a categoria "Promoção cruzada", a menos que essa outra versão do produto melhore a versão do Steam release of cross platform saves between multiple versions of your product).
  • Categorização errada de eventos — Em geral, é preciso dar muita atenção à seleção da categoria durante a criação de um evento/anúncio. Esta configuração controla a visibilidade para garantir que o público correto veja o conteúdo esperado.

Práticas recomendadas

Anúncios são uma ferramenta poderosa para se comunicar com os usuários do seu produto e alcançar possíveis interessados. Like any tool, following best practices will help you get the most out of it.

Clique aqui para ver exemplos de como eventos e anúncios são exibidos na Loja Steam, Comunidade Steam e Biblioteca Steam.

  • Defina uma meta
    Com uma meta clara, fica mais fácil criar anúncios chamativos e importantes, assim como medir a sua eficácia. Pense bem sobre se um anúncio é a melhor forma de alcançar a sua meta. Por exemplo, se a meta de um anúncio é esclarecer como um recurso do jogo funciona, talvez seja melhor resolver esse problema no jogo em si;

  • Ouça os jogadores
    Ouça a comunidade e organize as opiniões e os comentários antes de se comunicar. Pense em como diferentes tipos de jogadores interpretarão as suas palavras. Preste atenção nos elementos dos anúncios que despertam interesse e comentários de qualidade; inspire-se neles para os seus próximos anúncios;

  • Trate anúncios como parte do produto
    Então, você decidiu criar um produto para consumo pelo público. Desta forma, dê a mesma atenção e prioridade à forma como você fala sobre o seu jogo quanto ao trabalho feito no jogo em si. A comunicação merece a mesma energia criativa que o design no jogo. Trabalhe colaborativamente ao redigir anúncios — todos que trabalham no produto devem participar do processo de comunicação com jogadores;

  • Publique anúncios juntos de atualizações
    Atualizações de produtos e anúncios funcionam muito bem em conjunto. Caso esteja publicando um anúncio sobre uma grande atualização, aproveite para usar uma rodada de visibilidade de atualização.

    Leia mais sobre como criar atualizações de sucesso aqui;

  • Recompense os jogadores
    A sua equipe está sempre ouvindo os jogadores — use isto para recompensar fãs e despertar ainda mais interesse. Alguns tipos de recompensa interessantes:
    • Destaque artes e capturas de tela enviadas por fãs;
    • Faça referências a memes da comunidade;
    • Dê pistas de conteúdo futuro (o que também é uma ótima forma de obter comentários e animar a comunidade antes de começar a trabalhar na atualização de fato).

  • Comunique-se com moderação
    Quando anúncios são usados corretamente, jogadores ficam ansiosos para saber das novidades do seu produto. Parte disto é resultante da qualidade do produto por si só, mas também é importante saber se comunicar apenas quando necessário.

    Pode ser tentador publicar vários anúncios e participar de toda e qualquer discussão. Se não houver motivo para publicar um anúncio, não o faça — uma comunicação constante, feita só para "manter contato", pode ser excessiva. Em vez disso, preste atenção ao que os usuários estão debatendo e perguntando.

Opiniões e comentários

Acesse as discussões sobre eventos e anúncios no grupo de desenvolvedores Steamworks para compartilhar as suas opiniões, comentários, dúvidas ou sugestões.