Documentação do Steamworks
Curadores e Conexão com Curadores

Visão geral

Quando estiver divulgando o seu jogo, não basta simplesmente colocá-lo na frente de jogadores; uma análise de alguém de confiança de um jogador pode ser a diferença para que ele compreenda por que o jogo é interessante e por que ele deve se importar. Atualmente jogadores também têm uma grande variedade de jogos que podem escolher para passar o tempo. Vale lembrar que a voz de alguém de confiança pode fazer a diferença em descobrir o que há de interessante e divertido para jogar a seguir. Essas são as metas dos Curadores Steam — oferecer uma forma para que vozes de confiança ajudem jogadores a explorar o Steam e descobrir jogos novos e interessantes para jogar.

Curadores Steam

Um Curador Steam é uma pessoa ou grupo de pessoas interessadas em aprimorar a experiência de compra de outros ao destacar jogos do catálogo do Steam. Curadores podem escolher escrever análises positivas de jogos que recomendam aos seus seguidores, ou escrever análises negativas de jogos que acham que não combinam com os seus seguidores. Curadores também podem publicar análises puramente informativas, oferecendo informações adicionais sobre o jogo que podem ser úteis para os seus seguidores.

Alguns curadores começaram como pessoas ou organizações editoriais conhecidas, com comunidades estabelecidas. Outros começaram a carreira pela plataforma de Curadores Steam e cativaram um público ao servir um gênero ou nicho específico.

Para uma visão geral sobre Curadores Steam, acesse http://store.steampowered.com/about/curators/

Conexão com Curadores

A Conexão com Curadores foi elaborada para facilitar a maneira que você envia cópias de seus jogos para análise de Curadores Steam que tenham o estilo, personalidade e público correto para seu jogo. Com a Conexão com Curadores, você encontrará ferramentas para buscar e filtrar uma lista de curadores e encontrar dentre eles o que melhor representa seu jogo. Então, você poderá criar uma mensagem personalizada e enviar a cópia do seu jogo para análise imediatamente pelo Steam. Sem precisar trocar e-mails ou utilizar códigos de produtos.

Documentation_CuratorConnect_Preview.jpg
Curadores verão um resumo do seu jogo, juntamente com as 3 primeiras capturas de tela na página da loja e a mensagem que incluir.

Como funciona

A Conexão com Curadores permite que um desenvolvedor envie uma cópia do jogo diretamente a Curadores Steam escolhidos pelo desenvolvedor. Este processo é realizado inteiramente pelo Steam, onde é possível buscar e filtrar a lista de curadores disponíveis para determinar quais terão um público mais interessado no seu jogo.

Muitos curadores são compostos por um grupo de pessoas, então é possível enviar várias cópias do jogo para um único curador. Isso também é útil caso o jogo tenha um modo multijogador e deseja que os membros da equipe do curador possam jogar juntos e avaliá-lo de forma adequada.

É possível filtrar por marcadores associados aos curadores, como "Simulação", "RPG" ou "Mundo Aberto". Também é possível filtrar por idioma, sistema operacional ou se o curador foca em jogos de realidade virtual. Para curador, é possível ver quantas pessoas seguem o curador no Steam e em outras plataformas, como YouTube, Twitter, Facebook ou Twitch. Isso ajuda a identificar curadores com um público volumoso e se esse público é relevante para o seu jogo.

Contudo, não escolha curadores exclusivamente pelo tamanho do público. Um curador com menos seguidores e recomendações mais específicas pode ser tão importante para o seu jogo quanto um curador com muito mais seguidores, mas recomendações mais generalizadas.

Por padrão, a página tentará exibir curadores cujos marcadores indicados correspondem mais aos marcadores associados ao jogo que está pensando em enviar. Curadores com mais seguidores e com maior afinidade de marcadores com o jogo terão um maior peso. Alguns curadores são voltados a públicos de vários idiomas, então incluímos formas para o curador traduzir o seu resumo para que possa decidir melhor se são adequados para o seu jogo.

Uso da Conexão com Curadores

Para começar, você precisará ter um jogo já lançado ou com uma página visível publicamente na loja.

Para acessar a Conexão com Curadores, primeiro acesse a página do aplicativo no Steamworks. Na página inicial do aplicativo, haverá uma opção "Conexão com Curadores" na seção de divulgação. Clique nela para ativar a Conexão com Curadores no jogo e buscar curadores para enviar cópias.

Apenas usuários com a permissão "Gerar códigos de produto" no Steamworks podem acessar a Conexão com Curadores.

Dicas para quando enviar cópias do jogo para curadores:
  • Seleção de curadores — Use os controles para filtrar a lista de Curadores Steam. Identifique curadores com um público provável de se interessar no seu jogo;
  • Mensagem — Você também precisará incluir uma mensagem aos curadores. Seja breve. Além da mensagem, curadores verão outros dados do jogo, como nome, logo, capturas de tela e marcadores principais. Na mensagem, seja direto e diga ao curador por que o jogo é ideal para o seu público e o que ele tem de especial. Inclua dados de contato se desejar que o curador possa entrar em contato para mais informações;
  • Conteúdo incluso — Por padrão, o pacote enviado a curadores é criado com os mesmos conteúdos do pacote base do jogo na loja. Se adicionar novos depots (como novos sistemas operacionais), não se esqueça de adicioná-los também ao pacote de curador. Você também pode adicionar mais conteúdos ao pacote, se desejar enviar conteúdos adicionais, trilhas sonoras ou outros depots a curadores.

Perguntas frequentes

O jogo precisa ter sido lançado para distribui-lo pela Conexão com Curadores?

O jogo precisa ter, no mínimo, uma página "Em breve" visível publicamente antes de poder enviar cópias do mesmo a Curadores Steam. Depois que a página da loja for analisada e estiver aprovada e no ar, a Conexão com Curadores estará disponível. Esteja ciente de que é necessário ter uma versão do jogo enviada para que curadores possam jogá-lo ao recebê-lo.

Quantas cópias posso enviar?

É possível enviar ofertas a 100 curadores, com até 5 cópias por curador. O envio de mais de uma cópia por curador é útil principalmente no caso de jogos multijogadores em que membros de um curador precisam conseguir jogar juntos.

O que ocorre quando envio uma cópia do jogo?

Ao enviar uma cópia do jogo a um curador específico, o jogo será exibido em uma página especial para membros do curador que tenham permissão para aceitar jogos pela Conexão com Curadores. Membros com essa permissão também serão notificados por e-mail sobre novos jogos pendentes na Conexão com Curadores. Cada membro poderá aceitar o jogo e adicioná-lo à conta ou ignorá-lo. Você, desenvolvedor, pode acompanhar as cópias enviadas para cada curador e quantas foram aceitas.

Posso remover um jogo de um Curador Steam?

Não é possível remover jogos de um Curador Steam depois de aceitos. Contudo, se a cópia em questão ainda estiver pendente, é possível invalidá-la, impedindo que seja aceita.

Posso enviar uma cópia de pré-lançamento do jogo?

Sim. O jogo enviado ao curador poderá ser jogado imediatamente, mesmo se ainda não estiver à venda. É possível tirar proveito deste recurso para enviar cópias de pré-lançamento para Curadores Steam divulgarem o seu jogo antes do lançamento. Não se esqueça de confirmar que o jogo está em um estado adequado antes de distribui-lo.

Como sei quais curadores são os melhores?

O curador certo para o seu jogo depende do tipo do jogo. É possível buscar curadores por marcador, idioma, sistema operacional ou nome. Cada curador da lista estará acompanhado de uma breve descrição dos jogos que mais interessam. Também será listada a quantidade de seguidores no Steam, YouTube, Twitter, Facebook e Twitch. Clique em um curador para acessar a página dele na loja e ver quais jogos foram analisados. Isso deve ajudar a decidir se um dado curador é adequado para o jogo.

Curadores são obrigados a publicar uma análise do jogo?

Curadores Steam não são obrigados a aceitar, jogar ou analisar qualquer jogo. Um curador pode aceitar um jogo, jogá-lo um pouco e descobrir que não agradará o público, ou mesmo rejeitá-lo de primeira se não combinar com o público-alvo dele.

Como acesso a Conexão com Curadores?

Você precisa ter a permissão "Gerar códigos de produto" no Steamworks para acessar a Conexão com Curadores. Se tiver a permissão, um link para o recurso estará disponível na seção "Divulgação" da página inicial do aplicativo no Steamworks.

Por que não acho o curador X na conexão com curadores?

Limitamos a lista na Conexão com Curadores a perfis ativos na Comunidade Steam. Perfis sem títulos analisados ou inativos na Comunidade há 6 meses não serão exibidos.