Documentação do Steamworks
Oficina Steam

Visão geral

A Oficina Steam foi projetada como um lugar para os seus fãs e membros da comunidade participarem da criação de conteúdo para o seu jogo. Esta forma de criação por membros da comunidade pode variar dependendo da natureza do jogo e do tipo de controle que deseja exercer sobre o conteúdo do seu jogo.

Esta página contém uma visão geral da Oficina Steam e dos diferentes modelos disponíveis. Para detalhes técnicos sobre a implementação da Oficina Steam no seu título, consulte Guia de implementação da Oficina Steam.

Vídeo (em inglês): Introdução ao conteúdo gerado por usuários e à Oficina Steam

https://www.youtube.com/watch?v=SRyUpR4qOxU

Vídeo (em inglês): Conteúdo gerado por usuários e Oficina em ARK: Survival Evolved

Uma palestra nos Steam Dev Days de 2016 ministrada por Jeremy Stieglitz, da Studio Wildcard, sobre como o uso de conteúdo gerado por usuários pela Oficina Steam ajudou a fomentar uma comunidade duradoura e pró-ativa para ARK: Surivival Evolved, além de alguns passos técnicos e de projeto tomados para que tudo desse certo.
https://www.youtube.com/watch?v=faweKXUTKgQ

Diretrizes da marca da Oficina

É permitido o uso da marca da Oficina Steam ao promover a Oficina do seu produto. Clique aqui para baixar os recursos da marca da Oficina. Para mais informações sobre marcas gerais do Steam, consulte Diretrizes da marca Steam.

Tipos de Oficina

Há dois tipos de integração com a Oficina Steam disponíveis. Cada um tem prós e contras, então pense bem em qual opção faz mais sentido para o seu produto.
  1. Oficina de conteúdo pronto para uso — Qualquer um pode enviar conteúdo e jogadores podem baixar conteúdo diretamente. Recomendado para disponibilizar uma maior quantidade de itens, modificações ou mapas do jogo, sejam simples ou complexos. Não será necessário aceitar cada item manualmente, mas é possível que precise trabalhar mais para criar uma ferramenta de edição ou validação para garantir que o conteúdo criado funcione corretamente no jogo. Autores dos itens poderão atualizar o conteúdo a qualquer momento. Se escolher permitir a venda de itens, é possível escolher quais itens estarão à venda ou deixar que sejam publicados diretamente. Neste caso, os autores especificarão o preço e as vendas ocorrerão diretamente na Oficina Steam.

  2. Oficina com curadoria de conteúdo — Melhor opção para manter um controle mais firme sobre os itens adicionados e disponibilizados no jogo, mas requer trabalho e uma atualização para adicionar cada item ao jogo. Melhor para conteúdos menores e menos complexos, como armas, chapéus e outros acessórios. Se os itens forem vendidos, é necessário ter um serviço de inventário para saber quais usuários têm permissão para usar quais itens no jogo, e uma loja deve ser integrada ao jogo para vender itens. Os preços são controlados pelo desenvolvedor.

Oficina de conteúdo pronto para uso

Por que usar?

  • Disponibilizar uma grande quantidade de itens. Uma Oficina de conteúdo pronto para uso facilita a disponibilização de uma maior quantidade de itens, modificações ou mapas ao jogo, sejam simples ou complexos. Ao distribuir as ferramentas de criação e edição, você permite que usuários façam mais com o seu jogo;
  • Permitir que autores atualizem os seus conteúdos quando quiserem. Autores de itens prontos para uso podem atualizar os itens de forma autônoma, permitindo que editem o conteúdo, corrijam bugs ou expandam o conteúdo e experiência da modificação ou item.

Primeiros passos

A melhor forma de se começar é pensar no tipo de conteúdo mais adequado para usuários criarem e expandirem o jogo. Para jogos multijogadores, deve haver mais tipos de conteúdos adequados do que em um jogo para um jogador. Depois de definir essa parte, então comece a pensar em como o usuário carregará o conteúdo e as ferramentas necessárias para criação de conteúdo. Se o seu jogo for popular entre usuários, então eles descobrirão formas de criar o conteúdo para o jogo. Mas, como mencionado antes, se quiser permitir a criação de modificações complexas, será útil disponibilizar o máximo possível de ferramentas de desenvolvimento para auxiliar na criação de conteúdo e na modificação da lógica do jogo.

Depois de preparar o sistema de modificação básica, integre a API ISteamUGC para que o cliente possa saber em quais arquivos da Oficina o usuário se inscreveu e baixar o conteúdo conforme necessário. A partir daí, a ativação da opção de venda de conteúdo é trivial. A Oficina Steam cuida da parte de coleta de dados bancários e tributários dos autores, oferece as ferramentas para especificação de preços, exibe os acordos e contratos necessários, faz todo o processamento de pagamentos e retenção de impostos. O seu jogo só precisa saber quais arquivos carregar no cliente do jogo.

Trabalho de integração

Seguem alguns dos componentes usados na integração do modelo de Oficina com conteúdo pronto para usar ao jogo:
  • Carregamento de conteúdo em um cliente de jogo para um jogador — Se planeja que conteúdo enviado por usuários esteja disponível no jogo, será necessário estruturar o jogo de forma adequada para lidar com o conteúdo desta forma. Isto costuma significar que o jogo deverá verificar quais arquivos carregar. Se estiver implementando pela primeira vez, sugerimos que o cliente do jogo primeiro verifique a lista de arquivos inscritos e então carregue as pastas correspondentes. Também será necessário oferecer um ambiente de desenvolvimento para que criadores de modificações tenham um espaço para trabalhar e carregar conteúdo do diretório para testes no jogo.
  • Carregamento de conteúdo em um cliente de jogo multijogador — Se houver itens ou conteúdos necessários por vários jogadores para que o jogo funcione corretamente, é possível baixá-los em todos os clientes que os necessitam. Por exemplo, se um usuário se inscreveu em um mapa personalizado na Oficina e então convidou os amigos para participarem da partida, o jogo deverá reconhecer que é um mapa personalizado e baixar o conteúdo da Oficina antes que possam se conectar.
  • Envio de entradas de autores de itens — Será necessário criar uma ferramenta para que autores de itens enviem as suas entradas à Oficina, por meio da API ISteamUGC. Pode ser algo simples, como um formulário no jogo, ou um aplicativo separado. Como os itens que aceitará deverão estar prontos para uso, a ferramenta pode simplesmente aceitar os formatos que o cliente do jogo espera carregar, juntamente com uma imagem de pré-visualização. Dependendo do conteúdo que está esperando, pode ser necessário disponibilizar ferramentas de edição (necessárias especialmente para modificações complexas ao jogo, como lógica, jogabilidade ou qualquer conteúdo que vá além da simples edição de visuais existentes). Por exemplo, muitos jogos com modificações lançaram as próprias ferramentas de desenvolvimento para que os autores de modificações possam usar as mesmas ferramentas usadas pelos desenvolvedores. Estas ferramentas também podem limitar e validar o conteúdo sendo enviado, se quiser controlar aspectos como quais arquivos poderão ser substituídos e quais partes do jogo podem ser alteradas. Como parte das informações fornecidas a autores de itens da Oficina, crie um guia de estilo e um conjunto de diretrizes do tipo de conteúdo que deseja e não deseja ver na Oficina.

    Consulte a Guia de implementação da Oficina Steam para informações detalhadas de como começar a usar a parte da Oficina da API do Steamworks.

Disponibilização de itens a usuários

Com o modelo de conteúdo pronto para uso, itens listados na Oficina estarão disponíveis para inscrição (se gratuitos) ou compra (se pagos) imediata e então, são baixados automaticamente pelo cliente Steam (requer integração do produto à API ISteamUGC para o funcionamento correto. Consulte a documentação técnica sobre Guia de implementação da Oficina Steam). A Oficina Steam cuida da atualização do cliente conforme a modificação é atualizada. Se uma modificação está à venda, o Steam cuida da compra do item, processamento de pagamentos, pagamentos a autores, pagamentos ao desenvolvedor do jogo e retenções de impostos necessárias.

Se desejar, é possível criar um navegador da Oficina no jogo para listar os mesmos itens.

Oficina com curadoria de conteúdo

A característica que define uma Oficina Steam com curadoria é que, como desenvolvedor, você deverá aprovará cada item e provavelmente precisará de um servidor de itens (ou usar o serviço de inventário Steam) para gerenciar a propriedade de itens. Esse processo permite um maior controle sobre os itens adicionados ao jogo, mas requer um pouco de trabalho para aceitar cada item novo.

Em uma Oficina com curadoria, os itens publicados não estarão disponíveis para uso direto por usuários, mas são apresentados em uma fila para votação. Essa votação permite consultar quais itens são mais desejados por usuários e ajuda a filtrar envios incompletos ou inapropriados.

Por que usar?

O modelo de Oficina com curadoria de conteúdo é útil para o seu jogo se:
  • Precisar definir atributos para cada item. Se estiver aceitando itens como armas pela Oficina, é importante poder definir os seus atributos, como velocidade, potência, tempo de recarregamento, etc. para melhor equilibrar a jogabilidade;
  • Desejar controle sobre o conteúdo adicionado ao jogo. Dependendo de como o jogo é configurado, é possível aceitar itens de duas formas:
    • Baixar e construir — Se desejar baixar os recursos à máquina local e inclui-los aos depots. Isto permite editar ou modificar o item se precisar otimizá-lo ou impor guias de estilo específicas a cada item;
    • Direto ao cliente — Se desejar que cada item aceito seja baixado diretamente nos clientes conforme necessário. Permitirá que autores de itens atualizem as criações para corrigir bugs.

Primeiros passos

Comece configurando a página da Oficina com curadoria, adicionando um formulário simples no jogo e publicando as diretrizes e guia de estilo para futuros criadores de itens. Para enviar conteúdo à Oficina, será necessário integrar a API ISteamUGC (consulte Guia de implementação da Oficina Steam). Isso permitirá que autores de itens comecem a pensar em ideias e publicar itens à Oficina para avaliação pela comunidade. Sugerimos que peça a autores de itens para publicarem apenas itens finalizados à Oficina. Se permitir que usuários publiquem trabalhos incompletos ou meros conceitos, então precisará desenvolver um processo para transformar esses conceitos em itens reais, algo que não permite rápida adição de itens.

Assim que a Oficina estiver no ar, comece a trabalhar na integração da API de microtransações do Steam e o serviço de inventário Steam para preparar a venda de itens aceitos. Quando a loja estiver pronta para ir ao ar, comece a aceitar itens, configurar regras de pagamentos e vendê-los.

Trabalho de integração

Seguem alguns dos componentes usados na integração do modelo de Oficina com curadoria de conteúdo ao jogo:
  • Aceitação de entradas de autores de itens — Será necessário criar uma ferramenta para que autores de itens enviem as suas entradas à Oficina. Pode ser algo simples, como um formulário no jogo, ou um aplicativo separado. Comece com um formulário básico, que pede ao criador para selecionar um arquivo ZIP e uma imagem de pré-visualização, ou integre sistemas de validação aos passos necessários para envio. Por exemplo, Team Fortress 2 começou com um simples formulário, igual ao descrito acima. Com a evolução do processo, adicionamos um ambiente de testes e validações para garantir que o arquivo enviado à Oficina seja mais fácil de ser integrado ao jogo.
    Como parte das informações fornecidas a autores de itens da Oficina, crie um guia de estilo e um conjunto de diretrizes do tipo de conteúdo que deseja e não deseja ver na Oficina.
    Depois que o usuário enviar um item à Oficina por meio da ferramenta, é aconselhável abrir a página do item na Oficina. Isto permitirá que aceitem acordos e contratos ainda pendentes, como o Acordo de Assinatura do Steam ou o Acordo da Oficina;
  • Integração do item ao jogo (opcional) — Se precisar definir atributos especiais a um item, como os efeitos da arma ou outros aspectos que não podem ser definidos pelo autor durante o envio, será necessário baixar o item pelo site da Oficina e incluir o conteúdo aos depots. Durante o processo, defina os atributos adequados e realize as edições necessárias. A quantidade de trabalho neste passo depende das validações realizadas pela ferramenta de envio e a qualidade do conteúdo gerado por autores de itens;
  • Download de itens sob demanda — Se não precisar polir itens ou definir atributos manualmente, faça chamadas para recuperar os itens do usuário diretamente dos servidores de conteúdo da Oficina. Use a API ISteamInventory (se estiver usando o serviço de inventário Steam) e recupere uma lista de itens de propriedade do usuário. Para cada item, verifique se é da Oficina; em caso positivo:
  • Serviço de inventário e criação de definições de itens — Se os itens deverão ser vendidos no jogo ou de outra forma concedidos a uma quantidade limitada de usuários, será necessário um servidor de itens (ou usar o serviço de inventário Steam) para saber quais jogadores têm permissão para equipar quais itens. O serviço de inventário também será necessário para vender itens, gerenciar distribuições aleatórias ou outros eventos que resultam na concessão de itens a usuários;
  • Adição de regras de pagamento — Assim que estiver pronto para vender itens, o Steam precisará saber quais itens da Oficina estão associados a quais definições de itens no servidor de itens ou no serviço de inventário Steam. Essa associação estabelece regras de pagamento, para que o Steam saiba a quais usuários alocar a parcela adequada da renda proveniente da venda do item. Assim, quando o serviço de inventário disparar uma venda por meio da API de microtransações do Steam, o Steam saberá qual item da Oficina foi comprado e cuidará do cálculo correto da receita e pagamentos aos autores do item.

    Gerencie as regras de pagamento por meio do botão "Inserir novas regras de pagamento" na aba Oficina da página de configurações do aplicativo no Steamworks;

  • Venda de itens — Se planeja oferecer uma loja para vender os itens, é possível criar uma interface própria no jogo ou fazer uso da loja de itens do Steam. Para cada compra, o Steam cuidará de detalhes de backend, como:
    • Coleta e armazenamento de dados bancários e tributários para cada autor de itens na Oficina;
    • Cálculo e emissão de pagamentos apropriados a cada autor de acordo com os itens vendidos;
    • Retenção de impostos de renda necessários para cada autor;
    • Emissão de declarações de impostos no fim do ano para cada autor.

Disponibilização de itens a usuários

Com o modelo de Oficina com curadoria de conteúdo, há várias formas de permitir que usuários tenham acesso aos itens:
  • Venda em uma loja do jogo, via microtransações — Se estiver usando um serviço de inventário próprio, será necessário integrar com a API de microtransações do Steam. O serviço de inventário Steam inclui uma loja de itens personalizável que facilita a listagem e venda de itens;
  • Distribuição aleatória de itens — Requer um servidor de itens (ou use o serviço de inventário Steam) para gerenciar distribuições e saber qual item é de quem;
  • Parte de conteúdo adicional — Requer uma menor infraestrutura, mas exigirá que negocie os termos de pagamento diretamente com os colaboradores da Oficina. Para cada item vendido como conteúdo adicional ou parte de um conteúdo adicional, será necessário firmar um contrato com o autor da Oficina, indicando a forma de pagamento (um pagamento único — mais fácil — ou royalties por venda " requer contabilidade constante). Também será necessário contabilizar esses pagamentos, calcular retenções de impostos e emitir declarações de impostos adequadas dependendo de onde estiver situado;
  • Adição de itens gratuitamente a todos — Requer infraestrutura mínima, mas não motivará autores de itens a criarem conteúdo de alta qualidade.

Anúncio e lançamento

Materiais de divulgação obrigatórios

Para preparar o lançamento da Oficina, os seguintes recursos deverão ser fornecidos:
  • Imagem de cabeçalho — Esta imagem serve para dar à página a identidade visual do produto. Oferecemos um modelo para Photoshop aqui. Deve conter uma arte associada ao jogo, assim como o logo. Por favor, deixe espaço neutro à direita, que será usado para exibir o título e uma descrição breve de como o produto faz uso da Oficina Steam;
  • Descrição breve — Informe um título e uma ou duas linhas de texto de como o seu aplicativo faz uso da Oficina Steam, para que usuários tenham uma ideia do que poderão encontrar e como poderão usar as suas ferramentas;
  • Documentação das ferramentas — Se já possui documentação em um site ou wiki próprio para ajudar usuários a começar a usar as suas ferramentas, informe o URL na página de configuração da Oficina do aplicativo. Caso contrário, crie um Guia Steam para introduzir usuários novos às ferramentas usadas na criação de conteúdo para a Oficina.

Anúncio e período de lançamento

Ao lançar a integração com a Oficina, pode ser oportuno conceder um desconto na primeira semana para aproveitar o lançamento e atrair novos jogadores ao jogo e à Oficina. É possível configurar um desconto próprio para ser aplicado em conjunto com o lançamento da Oficina. Para mais detalhes, consulte a documentação sobre Descontos.

Além disso, é possível usar uma rodada de visibilidade de atualização para que o jogo seja exibido na página inicial da Loja, promovendo a Oficina e a oferta (se escolheu fazê-la). Para mais informações, consulte a documentação sobre Visibilidade no Steam.

Com um anúncio público da Oficina como ferramenta de divulgação, achamos que é útil se possíveis usuários tenham acesso a conteúdo já disponível na Oficina do jogo. Isso possibilita que usuários tenham uma melhor ideia do jogo, além de passar a sensação de uma base de usuários ativa e engajada, permitir que usuários atuais possam fazer algo imediatamente e demonstra a criadores de conteúdo o que se pode fazer para a sua Oficina. No mínimo, um item deverá estar publicado na Oficina para que seja exibido na página inicial da Oficina Steam.

Há duas formas de fazê-lo:
  1. Crie um beta fechado e convide alguns usuários para testar a Oficina com um grupo pequeno e gerar conteúdo antes do anúncio público. Mais informações sobre betas no tópico abaixo;
  2. Ou crie alguns itens internamente como demonstração do que pode ser feito com as suas ferramentas.

Beta privado

O Steam e a Oficina Steam facilitam a criação de um beta privado, permitindo que um grupo de testadores usem as novas ferramentas e testem a integração com a Oficina. Esta é uma ótima forma de coletas opiniões sobre o fluxo de geração de conteúdo e publicação, além de permitir o lançamento da Oficina com uma coleção de itens prontos para que fãs possam usá-los.

Há duas partes obrigatórias:
  1. Beta do jogo (pelo Steam) — O primeiro passo é criar uma versão atualizada do jogo e associada a um beta no Steam. Isso permite que o Steam disponibilize uma versão separada do jogo a usuários participantes do beta (que pode ser protegido por senha);
  2. Beta da Oficina (por grupo) — É possível configurar um grupo na Comunidade Steam e só permitir acesso à Oficina Steam por membros do grupo. Ou simplesmente permita que a Oficina seja acessada a todos os usuários que possuírem o aplicativo:
    1. Crie um grupo na Comunidade Steam para testes. Mantenha-o privado se planeja restringir o acesso a apenas pessoas selecionadas;
    2. Copie o ID Steam do grupo: acesse a página do grupo, clique em "Editar perfil do grupo" e ache o "ID" no topo da página (ex: 2667495)
    3. Na página de administração do jogo no Steamworks, acesse a aba "Oficina" —> "Geral", e então defina a Visibilidade para "Desenvolvedores e testadores". O ID do grupo será solicitado. Publique as alterações.
      workshopvisibilitystate.PNG

Implementação técnica

Para detalhes técnicos sobre a implementação da Oficina Steam no seu título, consulte Guia de implementação da Oficina Steam.