Documentação do Steamworks
Definições de aplicações para realidade virtual

Vista geral

As definições de realidade virtual da sua aplicação estão disponíveis em dois locais no Steamworks:
  • Definições do Steamworks – Defina o modo de configuração de controlos e as opções de arranque de R.V. da sua aplicação.
  • Página na loja – Descreva os requisitos de R.V. e as configurações compatíveis.

Definições do Steamworks

As definições do Steamworks permitem que defina o modo de configuração de controlos e as opções de arranque de R.V. da sua aplicação.

Para começar, clique no link "Editar definições do Steamworks" na página inicial da sua aplicação no Steamworks.

steamworksettings.PNG

Passe o cursor sobre o separador "Aplicação" e selecione "Realidade Virtual".

vrsettings.PNG

Nesta página, é possível definir o modo de configuração de controlos de R.V. que a sua aplicação usa.

Ao usar OpenXR, a sua configuração de controlos irá afetar dramaticamente o número de utilizadores que podem comprar e jogar o seu jogo. Caso o jogo envie uma recomendação de configuração de controlos para comandos do Meta Quest 2, o SteamVR irá convertê‑la automaticamente para a maioria dos tipos de comandos, garantindo a compatibilidade. Os seguintes perfis de comandos devem ter configurações personalizadas por si, dada a dificuldade da conversão automática:
  • Comandos do HTC Vive
  • Comandos do Valve Index
  • Comandos de Windows Mixed Reality

Caso use OpenVR, a aplicação será automaticamente compatível com qualquer headset (HMD) atual e futuro que utilize o OpenVR, como o HTC Vive, Oculus Rift ou a família de dispositivos para Windows Mixed Reality. Também poderá distribuir a sua própria versão nativa com base no SDK da Oculus para utilizadores do Rift, se preferir.

Saiba mais acerca do OpenVR no repositório oficial no GitHub

Opções de arranque


Será necessário definir, pelo menos, uma opção de arranque de R.V. para a aplicação antes que a compatibilidade com R.V. seja ativada. As opções de arranque permitem que o Steam saiba o que fazer quando os utilizadores iniciarem a aplicação. Também é possível usar opções de arranque para que os utilizadores possam escolher modos diferentes para a aplicação (sem R.V., R.V., Vulkan, etc.).

As opções de arranque podem estar associadas a ramos, executáveis ou argumentos de linha de comandos específicos. Por exemplo, é possível ter um argumento de linha de comandos "omeujogo.exe --semrv", que inicia o jogo no modo para ambiente de trabalho. As opções de arranque oferecem uma interface intuitiva para os utilizadores escolherem como iniciar o jogo.

Para definir as opções de arranque, clique no link "Editar definições do Steamworks" na página inicial da aplicação. Passe o cursor sobre o separador "Aplicação" e selecione "Geral".

launchoptions.PNG

Cada aplicação necessita de, pelo menos, uma opção de arranque. Se a sua aplicação usa o SDK OpenVR, selecione "Iniciar aplicação para SteamVR". Pode adicionar outras opções de arranque para a aplicação clicando em "Adicionar opção de arranque nova". O Steam verifica a presença de uma opção de arranque relacionada com R.V. para adicionar informações relevantes à página do produto na loja.

thelablaunchoptions.PNG
Opções de arranque para "The Lab"

Definições da página na loja


Também pode definir quais das definições de realidade virtual deverão estar visíveis na página do jogo na Loja Steam. Para começar, selecione "Editar página na loja" na página inicial da aplicação. De seguida, selecione o separador "Informações básicas" e desça até "Plataformas suportadas".

SystemRequirementsVRFields.png

Nos campos por baixo de "Dispositivos e compatibilidade de R.V.:", deve descrever os SDKs e os dispositivos específicos compatíveis com o seu jogo. Comece por mencionar o SDK (como OpenXR ou SteamVR) e, de seguida, inclua quaisquer requisitos de headsets, comandos e/ou área de jogo.