Documentação do Steamworks
Primeiros passos para jogadores

Definições globais

Antes de iniciarmos um jogo, é necessário fazer certas escolhas básicas e configurar algumas definições globais no modo Big Picture.

Passo 1: Escolha um comando

Se estiver a ler isto, provavelmente pretende usar um determinado comando num jogo específico. Se tiver mais de um, comece por escolher o que pretende usar. O Steam é compatível com vários modelos e alguns têm funcionalidades únicas:

Dispositivos compatíveis com Steam Input

controllers.png

Assim que escolher o seu comando, conecte-o ao seu computador e, caso use pilhas ou bateria, certifique-se de está carregado.

De seguida, aceda ao menu de definições de comando na aplicação Steam, disponível tanto no modo normal como no modo Big Picture.

Passo 2: Definições de comando (modo normal da aplicação Steam)


No modo normal da aplicação Steam, selecione "Steam" e depois "Definições".

desktop_settings.png

De seguida, selecione "Comando".

desktop_settings_controller.png

Daqui, é possível alterar as definições de comando gerais, assim como três configurações globais diferentes.

Vejamos primeiro as definições de comando gerais:

controller_settings_desktop.png

Se estiver a usar um comando genérico, da PlayStation 4, da Xbox One ou da Xbox 360, certifique-se de que as respetivas opções estão marcadas. Verifique também se o seu comando ou comandos estão ligados ao computador. Todos os comandos detetados compatíveis com o configurador irão aparecer neste ecrã.

Agora, vejamos as três configurações globais mencionadas anteriormente. As duas primeiras são fáceis de se perceber:

  • A Configuração do Big Picture define os controlos usados para navegar pelo modo Big Picture com um comando.
  • A Configuração de ambiente de trabalho define os controlos usados para navegar pelo ambiente de trabalho com um comando.
  • A Config. de atalhos do Botão Guide requer uma explicação mais detalhada.

Neste caso, um "atalho" é uma combinação de botões (por exemplo, no teclado temos os atalhos populares "Ctrl+C" para copiar ou "Ctrl+F" para procurar). Logo, a "configuração de atalhos do botão Guide" é uma série de botões que realizam certas ações quando pressionados ao mesmo tempo que o botão Guide. O que é o botão "Guide"? É o grande botão no centro do comando que é normalmente reservado para uso pelo respetivo sistema (o botão com o logótipo do Steam no Comando Steam, com o logótipo da Xbox nos comandos da Xbox, com o logótipo da PlayStation nos comandos da PlayStation, etc.).

Vamos dar uma vista de olhos:

guide_chord_config.png

Como esta é uma configuração especial, presume-se que o botão Guide está a ser pressionado. Logo, ao empurrar o stick analógico esquerdo para cima enquanto mantém pressionado o botão PlayStation, estará a aumentar o volume; se pressionar PlayStation + Triângulo, irá desligar o comando, etc. Esta é a única configuração que permite definir atalhos para o botão Guide.

Passo 3: Definições de comando (modo Big Picture)


Clique no ícone bpicon.PNG no canto superior direito da aplicação Steam para abrir o modo Big Picture.

bpsteamclient.PNG


Clique no ícone da engrenagem para ajustar as definições:

getting_started_bp_settings.png

De seguida, clique em "Definições de comandos":

getting_started_bp_settings_controller.png

Se estiver a usar um comando genérico, da PlayStation 4, da Xbox One ou da Xbox 360, certifique-se de que as respetivas opções estão marcadas:

getting_started_ds4_xb_config.png

Verifique também se o seu comando ou comandos estão ligados ao computador. Todos os comandos detetados compatíveis com o configurador irão aparecer neste ecrã.

De seguida, iremos explicar como configurar o seu comando para um jogo específico, tanto no modo Big Picture como no modo normal da aplicação Steam.

Passo 4: Escolha um jogo (modo normal da aplicação Steam)

Decida com qual jogo pretende usar o seu comando e clique com o botão direito nesse jogo na biblioteca.

desktop_game_select.png
OBSERVAÇÃO: Neste exemplo, o autor do artigo selecionou um jogo criado por ele devido a ter controlo completo sobre a integração da API de Steam Input, podendo assim demonstrar certas funcionalidades.

Um menu de contexto irá aparecer.

Ligou o comando ao computador, certo?
Se não tiver um comando ligado ao computador, a opção "Gerir" => "Layout de comando" não irá aparecer. Portanto, certifique-se de que ligou o seu dispositivo:

desktop_game_select_context_1.png

Depois de garantir que o seu dispositivo está ligado e que o menu correto aparece, selecione "Gerir" => "Layout de comando".

A janela de configuração será aberta.

desktop_game_select_context.png

Caso esteja a usar o modo normal da aplicação Steam, pode avançar para o Passo 5, já que a janela de configuração é essencialmente a mesma para o modo normal e para o modo Big Picture.

Passo 4: Escolha um jogo (modo Big Picture)


Decidiu usar o modo Big Picture e já o abriu. Primeiro, decida com que jogo pretende usar o seu comando e abra o respetivo menu no modo Big Picture.

getting_started_select_game_bp.png
OBSERVAÇÃO: Neste exemplo, foi selecionado um jogo criado pelo autor do artigo por ter controlo completo sobre a integração da API de Steam Input, podendo assim demonstrar certas funcionalidades.

Na página do jogo, selecione o ícone do comando no lado direito.

getting_started_manage_game.png

Ligou o comando ao computador, certo?
Se não tiver um comando ligado ao computador, o menu será como o seguinte:

getting_started_manage_options.png

Assim que ligar o comando, o menu ficará assim:

getting_started_manage_controller_config.png

Selecione o ícone do comando para abrir o menu de configuração do comando.

Passo 5: Configuração do comando


Se o jogo escolhido implementou compatibilidade nativa com a API do configurador de Steam Input, deverá ver o seguinte:

dq_config.png

Tenha em atenção que muitas das opções no exemplo acima são específicas deste jogo e serão diferentes noutros jogos.

Os quatro botões no topo ("Editor Controls", "Battle Controls", "Map Controls" e "Menu Controls") são conjuntos de ações. Sempre que abrir um menu no jogo, este envia um sinal pela API para ativar o conjunto de ações "Menu Controls". Quando o jogador abrir o mapa, o jogo muda para "Map Controls"; enquanto "Battle Controls" é ativado quando uma batalha começa. Tudo isto ocorre automaticamente sem a intervenção explícita do utilizador.

As designações de ações em cada conjunto de ações são totalmente independentes entre si. Por exemplo, trocar A e B para serem "Cancel" e "Select" em "Menu Controls" (ver imagem abaixo) não irá afetar "Battle Controls".

Para alterar as designações, clique em qualquer uma das regiões do comando. A seguinte imagem é o que aparece quando seleciona os botões frontais:

dq_config_face_buttons_1.png

Daqui, pode escolher ações diferentes nos seletores de cada um dos botões:

dq_config_face_buttons_choose.png

Tenha em atenção que todas as ações deste jogo de exemplo são nativas do jogo e foram definidas pelo developer. Pode alterar quais ações estão designadas para quais inputs ao selecionar o input (botão, stick, gatilho, etc.) e depois uma ação da lista.

Agora, a única coisa que falta é começar a jogar!

Comandos da PlayStation 4 e ferramentas de remapeamento


Caso esteja a usar uma ferramenta externa de remapeamento, como o DS4Window ou o InputMapper, o Steam Input não irá comunicar diretamente com o seu comando da PS4, mas sim com o comando da Xbox 360 emulado pela ferramenta. (Este é o motivo pelo qual o Steam deteta um comando da Xbox 360 se estiver a usar uma ferramenta externa de remapeamento com um comando da PS4.)

O Steam irá apresentar a seguinte mensagem caso se encontre nesta situação:

controller-remap.png

Configuração de controlos: modo clássico


Mas e se o jogo não tiver compatibilidade nativa com a API de Steam Input? Vamos dar uma vista de olhos ao modo clássico.

Temos aqui um RPG chamado Cosmic Star Heroine, que não implementa a API de Steam Input nativamente e, ao contrário de Defender's Quest, não tem controlos particularmente complicados.

config_csh.png

Uma configuração clássica predefinida é usada, selecionada a partir de um de vários modelos:

gamepad_w_camera_1.png

Aqui, em vez de designar inputs físicos para ações nativas do jogo, inputs físicos são simplesmente designados para outros inputs físicos. Os botões frontais e superiores, o botão Start e Back, os gatilhos analógicos e o joystick esquerdo estão mapeados aos equivalentes XInput. A fonte do trackpad esquerdo está no modo "Dpad", com botões direcionais XInput designados para cada direção. A fonte do trackpad direito está no modo "Joystick estilo rato", com o clique do stick direito associado à ação de clicar o trackpad direito.

Vamos imaginar que queremos associar o botão "Y" a outro. Primeiro, basta clicar na secção dos botões frontais:

gamepad_w_camera_bpad.png

Depois, clique no botão específico que pretende editar (neste caso, o botão "Y"):

gamepad_w_camera_bpad_y.png

Agora deverá aparecer o menu clássico. Pode dar um nome a esta designação, assim como escolher qualquer um dos inputs físicos disponíveis.

legacy_bind.png

Pode designar teclas, botões do rato e até botões de um comando (botões de comando emulados serão vistos pelo jogo como eventos XInput). Também é possível associar vários botões a um só input (opção "Ativar multibotões"), assim como definir condições especiais para o input (opção "Ver ativadores"), mas falaremos disso noutra secção.

Mais informações


Deve agora ter uma ideia geral de como experimentar o configurador de Steam Input. Se gostaria de saber mais, seguem-se alguns artigos: