Documentação do Steamworks
Steam Playtest
A funcionalidade "Steam Playtest" é uma forma gratuita e de baixo risco de os developers obterem dados de testes dos seus jogos, sem terem de se preocupar com códigos Steam, análises de utilizadores ou listas de desejos. Ao usar um AppID associado ao jogo base (mas diferente), pode realizar os testes que desejar sem interferir com a versão principal.

Assista ao vídeo de introdução:
https://youtu.be/0_HhCEJ_kZ0

O Steam Playtest também permite restringir facilmente o acesso aos testes. Pode permitir o acesso de quantos jogadores precisar e desativar a aplicação de teste quando desejar.

Como é que o Steam Playtest funciona?

Um AppID do Steam Playtest tem acesso às mesmas funcionalidades técnicas do Steamworks que o jogo base, porém com uma configuração reduzida de definições da loja e da comunidade. Em vez de ter uma página separada na loja, a inscrição no Steam Playtest é realizada a partir da página do jogo base, para que os utilizadores se possam inscrever e entrar no teste pela mesma página em que poderão seguir ou adicionar o jogo base à lista de desejos.

O botão de inscrição num Steam Playtest será apresentado aos utilizadores da seguinte forma:

Botão de inscrição num Steam Playtest

Possíveis jogadores de teste poderão solicitar acesso ao Steam Playtest do seu jogo caso estejam interessados. Quando estiver tudo pronto para que o Playtest seja disponibilizado, poderá adicionar jogadores de teste a partir do grupo de utilizadores interessados. Pode desativar a aplicação de Playtest quando quiser ou deixá‑la disponível caso pretenda continuar a experimentar com novas funcionalidades.

Como é que se configura?

  1. Crie uma nova aplicação de Playtest a partir da página Pacotes e DLCs associados do seu jogo.

    Criar um Playtest novo

  2. Configure a aplicação no Steamworks.

    No mínimo, tem de fornecer imagens de cápsula para a biblioteca e para a comunidade (consulte Recursos gráficos da biblioteca). Também pode alterar o nome da aplicação de Playtest exibido aos utilizadores (e até adicionar versões traduzidas), mas não poderá alterar o nome após o lançamento.

  3. Quando estiver tudo pronto, conclua o processo de lançamento da aplicação de Playtest, o que irá incluir uma análise simplificada da build e da página do jogo na loja. Atenção: o seu Playtest não terá uma página separada na Loja Steam. Só irá aparecer como uma secção na página do jogo base. A lista de tarefas de presença na loja para um Playtest consiste apenas em imagens de cápsula e ícones.

  4. Pode começar a permitir inscrições no Steam Playtest ao torná-lo visível na página do jogo base na loja. Na página do jogo no Steamworks, clique em "Editar página na loja", aceda ao separador "Definições especiais" e ative as inscrições. Assim que publicar a alteração, os utilizadores poderão ver a opção de inscrição na página do jogo na Loja Steam.

    playtest_special_settings_screenshot0.png

    Poderá exibir ou ocultar o botão de inscrição no Playtest sempre que quiser.

  5. Agora que os utilizadores se estão a inscrever no Steam Playtest do seu jogo, pode preparar o conteúdo para eles. Envie depots e configure builds da aplicação de Playtest como faria com qualquer outro jogo ou demo. Pode integrar funcionalidades técnicas do Steamworks, definir modelos de Steam Input, configurar opções de progresso guardado na Steam Cloud, etc. Caso nunca tenha realizado nenhum destes passos, consulte o artigo Envio para o Steam para obter ajuda.

    Como alternativa, pode solicitar códigos Steam para a sua aplicação do Steam Playtest e distribuí-los diretamente. Consulte a secção mais abaixo para mais informações.

  6. Quando a aplicação de Playtest estiver pronta e a build tiver sido publicada, pode começar a aceitar jogadores de teste. Nas definições do Steamworks para a aplicação de Playtest, clique no link "Gerir o seu Steam Playtest" (ou procure pela secção de definições do Playtest no separador "Aplicação"). Pode adicionar grupos de jogadores quando lhe for mais conveniente. Os jogadores de teste são selecionados aleatoriamente a partir da lista de utilizadores inscritos.

    Também pode escolher jogadores de países específicos caso não tenha servidores suficientes para todas as regiões e deseje evitar problemas de latência durante o Playtest.

    granting.png

  7. Assim que tiver terminado de recolher dados de um Playtest, pode desativá-lo ao defini-lo como "Não jogável" na página inicial da aplicação de Playtest no Steamworks. Esta opção não será apresentada enquanto as inscrições estiverem abertas na página do jogo na Loja Steam. Após a desativação, o Steam deixará de poder iniciar a aplicação de Playtest.

    Seja prudente com esta ação! Poderá frustrar ou desapontar a sua comunidade se remover a experiência abruptamente. Por esse motivo, o ideal é avisar com antecedência. Pode usar os eventos e anúncios do Steam para comunicar os detalhes do Playtest.

  8. Se quiser reiniciar o Playtest depois de o ter desativado (talvez tenha realizado algumas alterações ou aumentado a capacidade do servidor, por exemplo), pode definir novamente a aplicação de Playtest como "Visível". Os jogadores que tinham recebido acesso anteriormente continuarão a tê-lo e não irão precisar de se inscrever para ter acesso de novo.

Tipos de inscrição

O comportamento predefinido é de inscrição limitada: utilizadores interessados inscrevem-se e depois concede acesso em grupos, consoante a capacidade disponível para os aceitar.

Caso o seu jogo esteja preparado para mais pessoas, pode definir o Playtest para ser de inscrição aberta. Desta forma, os utilizadores interessados que se inscreverem na página do jogo base na loja serão adicionados automaticamente.

Mudar um Playtest de inscrições limitadas (o comportamento predefinido) para um de inscrições abertas fará com que todos os utilizadores inscritos sejam aceites. Este processo costuma demorar alguns minutos.

A opção do tipo de inscrição também pode ser controlada a partir da página do Steam Playtest no site de parceiros. Pode alterar o tipo de incrição sempre que necessitar.

Utilização de códigos Steam para o Steam Playtest


Pode distribuir códigos Steam para o seu Playtest. O seu Playtest não requer inscrições públicas e pode gerar e distribuir códigos para um Playtest mesmo se a página do seu jogo na loja ainda não tiver visibilidade pública. Desta forma, terá um controlo mais preciso sobre a implementação dos planos de teste que concebeu para o seu jogo.

Para a maioria dos developers, distribuir códigos Steam para Playtests será mais fácil e seguro do que usar códigos de disponibilidade imediata do jogo base. O Playtest terá também uma maior facilidade em processar um maior volume de códigos: normalmente existe um limite de 2500 códigos de disponibilidade imediata, mas é possível solicitar um número muito maior de códigos de Playtest. Além disso, pode controlar o acesso ao Playtest através da definição "Jogável". Tenha em atenção que cada código, uma vez concedido, não será revogado se o Playtest for depois marcado como "Não jogável".

Se pretende usar códigos Steam para o seu Steam Playtest, siga os seguintes passos:

  • Solicite códigos Steam para a sua aplicação do Steam Playtest. Apenas pode solicitar códigos Steam de lançamento padrão para o seu Playtest: assim que o código for ativado, o Playtest apenas será jogável enquanto estiver "lançado", ou seja, "Estado do playtest: Jogável". Não é possível solicitar códigos de disponibilidade imediata (beta) para um Steam Playtest.
  • Defina o seu Steam Playtest como "Jogável". Não é obrigatório que a página do seu jogo na Loja Steam tenha visibilidade pública para que o seu Playtest seja acessível através de um código Steam.
  • Quando decidir encerrar a fase de Playtests, pode definir a sua aplicação do Steam Playtest como "Não jogável". Tenha em atenção que cada código, uma vez concedido, não será revogado automaticamente se o Playtest for posteriormente marcado como "Não jogável".

Embora códigos Steam sejam um serviço gratuito fornecido pelo Steam para que os developers organizem Playtests, não são ilimitados. Se chegar a um ponto em que deseja solicitar mais de 50 000 códigos para o seu Steam Playtest, este poderá ser considerado uma fase beta aberta e não deverá ter problemas em permitir inscrições diretamente na página do seu jogo na Loja Steam. A Valve analisa cada solicitação caso a caso e reserva o direito de rejeitar solicitações de códigos Steam.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contacto connosco.

Configurações comuns

"O Playtest NÃO é jogável e não está a aceitar inscrições" –
Esta é a configuração predefinida do Playtest antes de o disponibilizar ou aceitar inscrições e também será a configuração final assim que for dado como concluído.

notplayablehidden.png

"O Playtest NÃO é jogável, mas está a aceitar inscrições" –
Esta é a configuração que provavelmente irá usar para permitir que utilizadores interessados se inscrevam no Playtest antes de o disponibilizar. Também é a configuração recomendada caso tenha encerrado um Playtest, mas planeia disponibilizar outro no futuro e gostaria de adicionar mais jogadores de teste a esse.

notplayablevisible.png

"O Playtest é jogável e está a aceitar inscrições" –
Esta poderá ser a configuração adequada para quando o Playtest está disponível e pretende adicionar mais jogadores de teste no futuro. Talvez pretenda, por exemplo, expandir a capacidade dos servidores ou adicionar mais funcionalidades e, portanto, irá necessitar de mais jogadores para testar a nova build.

playablevisible.png

"O Playtest é jogável, mas NÃO está a aceitar inscrições" –
Use esta configuração caso não pretenda adicionar mais jogadores de teste no futuro, mas ainda queira que os jogadores de teste atuais tenham acesso à build do Playtest.

playablehidden.png

Recolha de feedback dos jogadores

Fica a seu critério recolher o feedback de jogadores ou não. Sabemos que muitos developers têm um botão para "Feedback" no menu principal dos seus jogos, que encaminha o utilizador para um local onde os developers possam recolher e gerir feedback. Pode encaminhar para um fórum do Steam, o seu canal no Discord, um bug-tracker, os seus próprios fóruns ou qualquer outra plataforma onde quiser recolher o feedback dos utilizadores.

Sugerimos que interaja diretamente com os utilizadores do seu jogo. Informe-os sobre o tipo de feedback que pretende obter e qual a melhor maneira de o partilhar. Se preferir recolher feedback através de um determinado sistema de comunicação, pode disponibilizar links para o mesmo num anúncio para a comunidade.

Perguntas frequentes

P.: Porque é que a Valve decidiu trabalhar nesta funcionalidade?
R.: A nova funcionalidade Steam Playtest foi lançada como resposta a inúmeros pedidos de pequenos e grandes estúdios de criar um método de fornecer um teste limitado e de baixo risco a utilizadores comuns. Equipas de developers querem a liberdade de disponibilizar testes sem terem de se preocupar com análises de utilizadores ou com adições à lista de desejos, mas também querem controlar quando cada teste é iniciado, suspenso ou encerrado. Esperamos que este conjunto de ferramentas ajude os developers a aproximarem-se dos seus utilizadores e que os leve a melhorar os seus jogos.

Vimos um elevado número de soluções inesperadas ou não‑oficiais para os mesmos tipos de problemas, como a disponibilização de demos que não passavam de versões beta públicas ou o lançamento de um "Prólogo" gratuito do jogo para o promover. Os developers estavam a utilizar todas as ferramentas à sua disposição para criar uma comunidade e recolher dados de teste. Estes são problemas importantes a resolver, por isso queremos disponibilizar uma solução oficial e bem apoiada que seja mais fácil para os developers e mais consistente para os jogadores.

P.: E se eu quiser realizar um teste do jogo, mas controlar o acesso através de códigos Steam?
R.: Também pode solicitar códigos para a aplicação do Steam Playtest. Para dizer a verdade, este é o método recomendado para realizar testes da versão beta do seu jogo se precisar de um grupo grande de jogadores de teste. Lembre-se que ainda pode realizar testes com o AppID do seu jogo principal, com códigos de acesso imediato. Pode encontrar mais informações no artigo Testes no Steam.

P.: Tenho uma dúvida ou feedback, como posso entrar em contacto convosco?
R.: Preencha o nosso formulário de contacto e informe-nos do seu problema ou deixe o seu feedback sobre o Steam Playtest.

P.: Quando posso usar o Steam Playtest?
R.: Acreditamos que a melhor altura (e mais comum) para usar esta funcionalidade é antes do lançamento de um jogo. Recomendamos que publique primeiro uma página de "Em breve" para que o jogo possa ser adicionado a listas de desejos e para que comece a criar uma comunidade de jogadores interessados. Depois disso, o Steam Playtest dá-lhe a opção de obter feedback diretamente dos jogadores de teste antes do lançamento.

Se quiser, pode continuar a usar o AppID do Playtest como um laboratório para novas ferramentas e funcionalidades, mas lembre-se: o Steam Playtest é uma funcionalidade gratuita para utilizadores. Manter o seu Playtest disponível após o lançamento provavelmente só fará sentido se o seu jogo já for Grátis para Jogar.

P.: Como é que o Steam determina os jogadores de teste que terão acesso a um Playtest limitado?
R.: O Steam irá selecionar jogadores de teste aleatoriamente a partir da lista de contas Steam que se inscreveram. Tem a opção de aceitar apenas jogadores de países específicos, embora isto só faça sentido caso não tenha servidores suficientes para todas as regiões e deseje evitar problemas de latência.

P.: Como serão notificados os utilizadores de que receberam acesso a um Playtest?
R.: Os utilizadores irão receber um e-mail do Steam quando forem adicionados a um Playtest. A página do jogo na loja também irá indicar se o utilizador tem acesso.

P.: Os utilizadores serão notificados quando um Playtest estiver jogável?
R.: O Steam não irá enviar um e-mail quando a build de um Playtest for definida como jogável ou não jogável. Recomendamos que use um anúncio do sistema de eventos e anúncios do Steam para informar os utilizadores quando puderem experimentar o Playtest.

P.: Como é que concluo um Playtest?
R.: Pode marcar o Playtest como "Não jogável" na página do Steam Playtest no site de parceiros Steamworks. Não se esqueça de desativar o botão de inscrição na página do jogo na loja primeiro.

P.: O meu Playtest é confidencial?
R.: Não. Os utilizadores que se inscreverem para participar num Playtest não irão assinar acordos de confidencialidade e não deve esperar que mantenham o sigilo. Caso queira criar um programa beta confidencial que requeira um acordo de confidencialidade, tem duas opções:
  1. Use o AppID da aplicação do Playtest, solicite códigos Steam, defina o Playtest como jogável e defina a visibilidade na loja como oculta.
  2. Use o AppID do jogo principal e solicite códigos de acesso imediato.
Ambas as alternativas requerem que tenha a sua própria solução para realizar a inscrição de utilizadores interessados.

P.: O meu Playtest vai ter uma página própria na Loja Steam? Poderão os utilizadores encontrá-lo na loja?
R.: O Playtest não terá a sua própria página na loja. Em vez disso, irá aparecer como uma opção disponível na página do jogo principal na loja. Desta forma, tráfego de pesquisa, recomendações da loja, entre outros, irão encaminhar os utilizadores para o jogo, podendo assim adicioná-lo à lista de desejos e segui-lo.

P.: Posso cobrar pelo acesso ao meu Playtest?
R.: Não, o Steam Playtest foi concebido para permitir inscrições gratuitas. Como os Playtests podem ser desativados a qualquer altura, não permitimos que os monetize com microtransações ou que venda o acesso. Se for do seu interesse cobrar dinheiro por uma versão beta do seu jogo, consulte a documentação sobre Acesso Antecipado.

P.: Como devo coordenar os jogadores para um Playtest online ou multijogador?
R.: Alguns jogos multijogador podem precisar de abrir servidores durante períodos limitados e não há problema nenhum em usar o Steam Playtest desta forma. Recomendamos que use os eventos e anúncios do Steam para informar os utilizadores acerca de atualizações programadas ou Playtests coordenados.

P.: Se eu disponibilizar um Playtest, irá isso afetar o jogo base?
R.: O AppID da sua aplicação de Playtest é diferente do AppID do jogo base. Como resultado, coisas como o tempo de jogo, adições à lista de desejos, análises e reembolsos não são afetadas. Por exemplo:
  • O jogo não sai da lista de desejos do utilizador se este participar no seu Playtest.
  • Um utilizador que só participou no Playtest não poderá publicar uma análise do jogo base.
  • O tempo de jogo de um utilizador no seu Playtest não afeta a política de reembolsos do Steam nem a possibilidade desse utilizador de receber um reembolso pela compra do jogo base.
  • O tempo de jogo de um utilizador num Playtest não afeta os requisitos para receber cartas colecionáveis nem as proezas alcançadas.