Documentação do Steamworks
Códigos Steam

Visão geral

Códigos Steam facilitam a vida de desenvolvedores que desejam vender o seu jogo em outras lojas, sejam físicas ou digitais. Não há custo para a geração de códigos Steam, que podem ser ativados por usuários Steam para receberem uma licença de um produto.

Os serviços oferecidos para usuários que ativam códigos Steam são os mesmos oferecidos a usuários que adquirem uma licença pelo Steam — incluindo a banda de rede para downloads. Desta forma, pedimos que não trate usuários Steam de maneira pior do que aqueles que compram códigos Steam externamente. Por mais que não haja cobrança associada à geração de códigos no Steam, pedimos que use o serviço com parcimônia.

Para mais informações sobre o funcionamento de códigos para usuários, acesse o artigo do Suporte Steam aqui.

Tipos de códigos

Códigos podem ser associados aos seguintes tipos de pacotes:
  • Padrão
    O tipo de código mais comum no Steam e geralmente associado a um pacote de loja ou código de produto. Esses códigos são apropriados para caixas de varejo ou venda em outros sites, e destravarão o produto assim que for lançado e marcado como jogável no Steam;
  • Acesso imediato
    Usados para conceder acesso a um produto antes do lançamento no Steam. Devem ser usados para testes beta restritos ou acesso à imprensa/influenciadores. Analisaremos cada solicitação caso a caso; de forma geral, menos de 1.000 códigos são mais que suficientes. Nunca venda códigos beta de acesso imediato;
  • Complementar de desenvolvimento (ou "devcomp")
    Usados exclusivamente para desenvolvedores. Permitem o acesso imediato ao produtos para desenvolvedores. Não é necessário solicitar muitos códigos desse tipo.
    AVISO: Códigos complementares de desenvolvimento nunca devem ser distribuídos a usuários-finais.

Regras e diretrizes

  • Use códigos para vender o jogo em outras lojas assim como o vende no Steam. É importante que a compra pelo Steam não seja um mau negócio.

  • Não há problema em oferecer descontos em lojas diferentes em momentos diferentes, contanto que planeje oferecer uma oferta comparável a usuários Steam dentro de um espaço de tempo razoável.

  • Pode fazer sentido oferecer o jogo em um serviço de pacotes ou assinaturas, no momento certo do ciclo de vida do jogo. Tenha em mente que o preço relativo do jogo no pacote/assinatura deve ser aquele que planeja estipular (seja ele permanente ou desconto) para a venda do jogo avulso no Steam. Filosoficamente, pense como qualquer outro desconto: se oferecer um valor bem baixo em uma loja, ofereça-o nas outras também. Queremos evitar uma situação onde comprar na Loja Steam seja um mau negócio para os nossos usuários. Então, se tiver dúvidas sobre um caso específico, entre em contato conosco pela ferramenta de suporte para desenvolvedores.

  • Códigos Steam não devem ser distribuídos gratuitamente se esta oferta (ou seja, distribuir o jogo gratuitamente) não for igualmente proporciada a usuários Steam. Se desejar distribuir um jogo gratuitamente no Steam, entre em contato conosco pelo e-mail steampublish@valvesoftware.com

  • Códigos Steam não devem ser vendidos no atacado. Por exemplo, não venda o jogo em sites que oferecem a opção de comprar várias cópias do jogo por um preço menor por cópia. Também não inclua o jogo em pacotes de sites que permitem a compra de várias cópias do pacote por um preço menor por pacote.

  • Reservamos o direito de rejeitar solicitações de códigos ou revogar a permissão para solicitar códigos de parceiros que estejam tirando vantagem do recurso ou desfavoreçendo usuários Steam.

  • Se detectarmos que solicitou uma quantidade grande de códigos e não está oferecendo um bom custo-benefício a usuários Steam, podemos rejeitar a sua solicitação.

  • Reservamos o direito de revogar a permissão para solicitar códigos de parceiros cuja única motivação é vender códigos Steam e não oferecer um negócio justo a usuários Steam.

    Códigos não podem ser gerados para:
    • Produtos "gratuitos&quot
      Se desejar distribuir códigos para um pacote gratuito ou algo que nunca será posto à venda (distribuição em eventos, promoções especiais, etc.), entre em contato com a Valve;
    • Conjuntos Steam
      Códigos Steam não podem ser gerados para conjuntos Steam. Será necessário gerar códigos para os aplicativos inclusos no conjunto.

    Como usar códigos

    Como solicitar códigos

    Códigos são obtidos ao solicitá-los no portal do Steamworks. Para solicitar códigos, clique no botão "Solicitar códigos de produto Steam" na página inicial do aplicativo no Steamworks. Se não encontrar o botão, a sua conta não tem a permissão "Gerar códigos de produto".
    AVISO: Solicitações de grandes quantidades de códigos serão analisadas manualmente pela Valve antes de serem processadas.

    Como recuperar códigos

    Uma vez processados, códigos podem ser recuperados por meio do botão "Solicitar códigos de produto Steam" na página inicial do aplicativo no Steamworks. Códigos estão disponíveis para download em um arquivo ZIP com um arquivo em texto puro. Apenas o usuário que os solicitou poderá baixá-los.

    Como adicionar marcadores aos códigos

    É importantíssimo marcar os seus códigos corretamente, para que possa rastreá-los no futuro. Por exemplo, se estiver solicitando um lote de códigos para venda em varejo na França, escolha o marcador França. É uma valiosa medida de contabilidade para que possa acompanhar as vendas do seu produto em outras lojas. Solicitações de códigos sem marcadores podem ser negadas.

    Como consultar códigos

    Se precisar consultar um código de produto, acesse a página Consultar código do Steam.

    Observe que apenas contas com a permissão "Solicitar códigos de produto Steam" podem consultar um código. Além disso, só é possível consultar um código que faça parte de um lote de códigos solicitado por você ou que contenha AppIDs nos quais possui a permissão "Gerar códigos de produto". Se tentar consultar um código de produto para o qual não tem permissão ou se o código de produto for inválido, a mensagem retornada será de código inválido.

    Como banir códigos

    Se precisar banir códigos de produto, acesse a página Banir códigos do Steam.

    Assim como a consulta, só é possível banir um código de produto para o qual tem permissão. No segundo passo, é possível escolher entre banir todos os códigos do lote ou apenas códigos ainda não ativados. Por favor, exerça extrema cautela ao banir códigos de produto, já que é possível remover o acesso de clientes legítimos.

    É permitido banir códigos para revogar acesso de usuários legítimos (por exemplo, no fim de um beta) ou para revogar códigos roubados ou comprados de forma fraudulenta. Um código banido não pode ser "desbanido".

    Diretrizes adicionais

    • Solicite códigos em lotes pequenos
      Pense com cuidado em quantos códigos precisa. Pode ser melhor solicitar uma quantidade menor de códigos e depois solicitar mais se necessário. Repasse códigos a revendedoras conforme a necessidade delas. Se você ou uma revendedora cometer um erro ou algo de errado acontecer com os códigos, você estará menos encrencado se não precisar se preocupar com muitos códigos roubados. De forma geral, trate códigos como se fossem dinheiro.

    • Tenha cautela com os códigos Steam
      Já ouvimos inúmeros relatos recentes de fraudadores tentando se passar por jornalistas ou lojas para adquirir códigos, e revendendo esses códigos para lucrar.

    • Pré-vendas
      Não recomendamos que desenvolvedores façam ofertas de pré-venda no Steam. Se oferecer o produto na pré-venda fora do Steam, e essa pré-venda venha com um código de produto Steam, esses códigos devem liberar o jogo ao mesmo tempo que estiver disponível para compra pelo Steam.

    • Testes beta
      Códigos são uma ótima forma de trazer jogadores ao jogo para testes ou acesso a um alfa/beta fechado. Se planeja ter um beta mais extenso, que precise de mais de alguns milhares de códigos de acesso imediato, entre em contato com o Steam.

    • Pacotes fora do Steam
      Você tem a liberdade de usar códigos para distribuir o produto em ofertas conjuntas fora do Steam. Ouvimos de desenvolvedores que pacotes "pague o quanto quiser" são uma ótima oportunidade para gerar receita quando o produto já estiver há um bom tempo no mercado.

      Assim como qualquer sistema que distribui os seus códigos de produto, há um risco não trivial de compradores do conjunto revenderem códigos o produto e reduzirem as vendas a preço cheio. Participar de um conjunto é equivalente a vendê-lo com um desconto grande, o que pode reduzir a eficácia de promoções futuras. Para mais informações, consulte a nossa documentação sobre descontos e práticas recomendadas para promoções.

    • Financiamento coletivo
      Códigos podem ser usados como recompensas de financiamento coletivo e conceder acesso ao produto por financiadores. Também é permitida a distribuição de códigos para testes beta antes do lançamento, contanto que apenas os financiadores os recebam — eles não podem ser vendidos fora da campanha de financiamento, a não ser que o beta esteja à venda no Steam.

      Códigos Steam só podem ser promovidos como uma recompensa para produtos cuja distribuição no Steam está confirmada — não é permitido usar logos da Valve ou do Steam para divulgar um produto que ainda não faz parte do Acordo de Distribuição do Steam. Para financiamentos coletivos em andamento, sem uma data de término definida, só é permitido vender códigos Steam se o produto também estiver à venda pelo Steam por um preço menor ou igual ao oferecido na campanha de financiamento. Se estiver vendendo códigos Steam para uma versão beta ou de acesso antecipado do produto, você deverá seguir os requisitos de acesso antecipado listados abaixo.

    • Códigos e títulos em acesso antecipado
      Se estiver solicitando códigos Steam para distribuir ou vender o seu título em acesso antecipado fora do Steam, será necessário incluir os materiais especificados nos Requisitos de Marca de Acesso Antecipado do Steam.

      Por favor, observe que códigos Steam não podem ser vendidos em outros sites, a não ser que o produto também esteja à venda no Steam por um preço menor ou igual ao oferecido em qualquer outro serviço ou site.
    AVISO: A Valve reserva o direito de rejeitar solicitações de códigos.

    Perguntas frequentes

    • Como posso usar códigos para testar o meu produto?

        Por favor, consulte o artigo Como testar o aplicativo para mais detalhes sobre testes com códigos de produto.

    • Quantos códigos posso solicitar?

        É possível solicitar quantos códigos achar necessário, mas a solicitação será revisada pela Valve. Então, certifique-se de que não está desfavorecendo usuários Steam nem abusando dos códigos.

    • Por que a minha solicitação de códigos foi rejeitada?

        É possível que o motivo seja a quantidade de códigos solicitada. Se detectarmos que solicitou uma quantidade grande de códigos e não está oferecendo um bom custo-benefício a usuários Steam, podemos rejeitar a sua solicitação.

      Outro motivo pode ter sido a solicitação para um pacote de acesso imediato, o que tornaria o conteúdo jogável imediatamente no momento da ativação. A não ser que a solicitação de códigos para testes/promoções/imprensa seja para um lote pequeno e apropriadamente marcado para esse uso, ela pode ser rejeitada. Se a solicitação de código for para uso comercial, use um pacote que não ignore o estado de lançamento do aplicativo.

    • Preciso de códigos para distribuir uma versão Steam do meu jogo em outras lojas?

        Criando um gold master ou não, será necessário distribuir códigos de produto para qualquer loja física ou digital.

      Muitas lojas desejarão um pacote do aplicativo de instalação automática. Use o SteamPipe para criar um pacote de instalação de varejo baseado nos depots e no script de instalação já criado para o Steam. É possível personalizar o instalador com imagens e sons apropriados.

      Se não puder ou não quiser entregar o pacote de instalação, basta entregar um código de ativação do Steam (CD Key) com instruções de como ativar o código no Steam.