Documentação do Steamworks
Comunidade Steam
Todos os dias, milhões de utilizadores usam a Comunidade Steam para descobrir e criar conteúdo com amigos. Há muitas funcionalidades que a sua equipa pode utilizar para ajudar os utilizadores a desfrutar da sua comunidade e ao mesmo tempo promover o seu produto.

Se tiver alguma pergunta ou dúvida sobre a utilização destas funcionalidades, entre em contacto com a equipa de apoio do Steamworks.

communityhub_header_1.JPG

Centrais Comunitárias

Cada produto no Steam tem a sua própria central. Por predefinição, a sua Central Comunitária estará visível para o público assim que o estado de lançamento do seu produto for alterado para "Em breve".

O que é que uma central contém?

As Centrais Comunitárias são organizadas em separadores diferentes, de acordo com o tipo de conteúdo.

Por predefinição, estes separadores irão exibir o conteúdo mais popular publicado ao longo da semana anterior.

  • Tudo – A página principal da central. Esta página destaca vários tipos diferentes de conteúdo para mantermos as coisas interessantes. Existem duas exceções: anúncios oficiais recentes estão afixados no topo da central e as notícias são apresentadas de acordo com a data.
  • Discussões – Todos os fóruns do seu produto estão aqui. Os utilizadores criam tópicos e falam uns com os outros de acordo com a sua configuração.
    Configuração de discussões.
  • Capturas de ecrã – Os jogadores podem usar a funcionalidade integrada de capturas de ecrã do Steam para partilharem os seus momentos favoritos no jogo com a comunidade.
    Gestão de capturas de ecrã.
  • Arte – Os utilizadores podem publicar os conteúdos mais variados aqui, como arte conceitual detalhada, cosplays elaborados ou até memes engraçados. O único requisito é que o conteúdo tenha algo a ver com o seu produto.
  • Transmissões – Os jogadores podem transmitir o ecrã enquanto jogam o seu jogo e essas transmissões irão aparecer aqui. Também pode realizar ou promover as suas próprias transmissões e destacá-las na página do seu jogo na loja.
    Introdução a transmissões
  • Vídeos – Nesta secção, os utilizadores podem partilhar vídeos que tenham publicado nos seus canais do YouTube.
  • Workshop – Modificações para o jogo criadas pelos utilizadores irão aparecer aqui. Outros utilizadores podem subscrever essas modificações para receberem o conteúdo automaticamente através da rede de entrega de conteúdo do Steam.
    Configuração do seu Steam Workshop
  • Notícias – Esta secção contém anúncios criados por si, assim como notícias sobre o seu produto de outros sites. Anúncios são uma forma excelente de comunicar oficialmente com os jogadores. Antes de publicar um anúncio para a sua comunidade, consulte o seguinte artigo informativo:
    Criação de anúncios no Steam
  • Guias – Os jogadores criam guias para ajudarem outros jogadores com o jogo.
    Criação de guias
  • Análises – As análises de utilizadores visíveis na página do seu produto na loja são organizadas aqui com filtros de apresentação e mais detalhes.
    Gestão de análises de utilizadores

Quem é que usa a sua central?

Os utilizadores descobrem centrais de várias formas. A principal é através do link na página do seu produto na loja, mas os utilizadores irão também encontrar a sua central através de resultados de pesquisa, links de conteúdo criado e enviado por amigos, assim como outro material de marketing das suas outras comunidades.

Discussões Steam

As discussões na sua central permitem que os utilizadores conversem e partilhem feedback sobre o seu produto. Também pode usar este espaço para comunicar com os utilizadores.

Personalização de subfóruns


Quando uma Central Comunitária é lançada, são criados três fóruns por predefinição: Discussões gerais – O fórum principal e a página apresentada ao clicar no separador Discussões; Trocas – Um fórum dedicado para os utilizadores publicarem propostas e pedidos de troca sem terem de congestionar o fórum principal; Posts denunciados – Um fórum oculto onde os moderadores e developers podem analisar conteúdo denunciado pela comunidade.

Assim que tiver a oportunidade de monitorizar algumas das discussões na sua central, terá uma boa ideia do que precisa de personalizar. Pode adicionar ou remover subfóruns, assim como personalizar os existentes com as seguintes opções:
  • Nome – O nome do subfórum.
  • Visibilidade – Controla quem pode ver cada subfórum e o respetivo conteúdo.
  • Permissões de publicação – Quem pode participar em tópicos existentes e criar novos.

Atenção: uma conta precisa de ter os privilégios para "Editar metadados da aplicação" em questão para que possa editar esta secção.

Também recomendamos visitar as centrais de outros produtos para ter uma ideia de opções de personalização que pode querer usar na sua. Algumas das opções mais usadas são a criação de fóruns dedicados ao relato de bugs, fóruns para utilizadores à procura de amigos com quem jogar ou até fóruns em idiomas específicos.

Moderação da comunidade

De um modo automático, a equipa de moderadores da Valve irá analisar e tomar medidas acerca de cada denúncia de conteúdo publicado na sua central. No entanto, recomendamos mesmo assim que preste atenção à atividade na sua central. Desta forma, poderá obter feedback sobre o seu produto, promover conteúdos específicos e ter interações positivas com a sua comunidade.

As contas com a permissão "Editar dados de marketing da aplicação" para um determinado jogo terão o título "developer" ao lado do nome na respetiva Central Comunitária para que possam ser reconhecidas pelos utilizadores. As contas de developers também podem moderar as discussões ao fechar e eliminar tópicos, banir utilizadores, etc.

  • Configure as permissões
    Em primeiro lugar, verifique as definições de permissões do seu grupo. Estas definições controlam as funcionalidades que os tipos diferentes de membros podem usar. Para aceder a estas permissões, aceda ao painel de administração da central e selecione Editar permissões do grupo.
  • Adicione moderadores
    Assim que tiver uma ideia das funcionalidades que estão disponíveis para cada tipo de membro, promova outros membros da sua equipa. Para tal, aceda à ferramenta Gerir membros do grupo no painel de administração.
    Como adicionar moderadores
  • Consulte as boas práticas
    Há inúmeras considerações a ter pela sua equipa ao moderar e interagir com a Central Comunitária. Criámos uma página detalhada com todas essas informações:
    Guida de moderação da Comunidade Steam
  • Pode desativar a moderação da Valve
    Se não quiser que os moderadores da Valve estejam envolvidos nas suas Discussões Steam, pode desativar a opção nas definições da sua aplicação no Steamworks:
    https://partner.steamgames.com/apps/community/o_seu_AppID_aqui

Perguntas frequentes

P.: Quando é que a minha Central Comunitária estará disponível publicamente?
R.: A sua Central Comunitária estará visível para o público assim que o estado de lançamento da sua aplicação mudar para "Em breve".

P.: Quando é que os utilizadores podem começar a publicar conteúdo na minha central?
R.: Isso irá depender do tipo de conteúdo:
  • Arte, guias, discussões e vídeos podem ser enviados assim que o estado de lançamento for alterado para "Em breve".
  • Transmissões e capturas de ecrã requerem que o seu produto possa ser jogado. Jogadores que tenham recebido códigos de disponibilidade imediata poderão partilhar conteúdo desse tipo.
  • Itens do Workshop só podem ser publicados depois de integrar o Steam Workshop no seu produto. Pode encontrar mais informações sobre este processo aqui.
  • Notícias de outros sites irão começar a aparecer no seu feed de notícias assim que o estado de lançamento for alterado para "Em breve". Pode publicar os seus próprios anúncios sempre que quiser.

P.: Posso enviar conteúdo para a minha própria central?
R.: Sim! Se a sua central tiver pouco conteúdo, pode publicar arte conceitual, guias ou o que acredite ser interessante para a comunidade. Pense também em publicar anúncios através da ferramenta de eventos do Steam e em organizar transmissões para ajudar a gerar interesse no seu produto.

P.: Alguém da comunidade voluntariou-se para ajudar a moderar a central. Devo promover essa pessoa a moderador?
R.: Certifique-se de que a sua equipa está disposta a ter este utilizador a representar o seu produto e a sua comunidade. Para tomar uma decisão mais informada, verifique as contribuições desse utilizador à sua comunidade enquanto jogador. Se essa pessoa tiver um historial de comportamento prestativo, informativo e bem‑educado, é muito provável que tenha um impacto positivo na sua comunidade.

Pense também em rever e atualizar as permissões dos seus moderadores para que tenha controlo sobre os tipos de funcionalidades aos quais eles têm acesso. Pode consultar mais informações sobre a adição de moderadores aqui.

P.: Posso usar a Comunidade Steam para informar os utilizadores de versões do meu jogo que não estejam disponíveis no Steam?
R.: No jogo lançado no Steam e em todos os canais de comunicação no Steam, só poderá promover a versão do Steam e a sua disponibilidade no Steam (e não noutras plataformas de distribuição). Isto aplica-se tanto a versões completas do seu jogo como a métodos de alterar o conteúdo da versão existente.