Documentação do Steamworks
Comunidade Steam
Milhões de jogadores usam a Comunidade Steam todos os dias para descobrir e criar conteúdo junto com amigos. Há diversos recursos à disposição da sua equipe para ajudar jogadores a desfrutar da sua comunidade e promover o seu produto.

Caso tenha dúvidas acerca desses recursos, entre em contato com o suporte do Steamworks.

communityhub_header_1.JPG

Centrais da Comunidade

Cada produto no Steam tem a sua central. Por padrão, a Central da Comunidade é colocada no ar assim que a situação de lançamento de um produto for alterada para " Em breve".

O que há em uma central?

Centrais da Comunidade são organizadas em abas diferentes, cada uma com um tipo de conteúdo diferente.

Por padrão, essas abas exibirão os conteúdos mais populares publicados na última semana.

  • Tudo — A página inicial da central. Aqui, diferentes tipos de conteúdo são exibidos para despertar o interesse dos usuários. Há duas exceções: anúncios oficiais recentes estão afixados no topo da central e as notícias são apresentadas de acordo com a data;
  • Discussões — Os fóruns do seu produto ficam aqui. Jogadores criam tópicos e respondem uns aos outros de acordo com a configuração.
    Setting up your Discussions.
  • Capturas de tela — Jogadores podem usar o Steam para capturar a tela dos seus momentos favoritos no jogo e compartilhá-las com a Comunidade.
    Gerenciar capturas de tela;
  • Artes — Jogadores podem publicar os mais variados conteúdos aqui, incluindo artes conceituais, fantasias elaboradas ou até mesmo memes divertidos. A única exigência é que o conteúdo esteja relacionado com o seu produto;
  • Transmissões — Jogadores podem realizar transmissões do seu jogo aqui. Você também pode realizar ou promover transmissões próprias e exibi-las na página do produto na loja.
    Primeiros passos de transmissão;
  • Vídeos — A aba de vídeos permite que usuários compartilhem conteúdos publicados nos seus canais do YouTube;
  • Oficina — Modificações para o jogo criadas por jogadores são exibidas aqui. Outros jogadores podem se inscrever nessas modificações para receber o conteúdo automaticamente pela rede de entrega de conteúdo do Steam.
    Configurar a Oficina Steam;
  • Notícias — Esta aba contém os seus anúncios, assim como notícias sobre o produto de outros sites. Anúncios são um ótimo canal de comunicação oficial com jogadores. Se estiver pronto para publicar um anúncio para a comunidade, consulte o artigo a seguir para saber mais:
    Criar anúncios no Steam;
  • Guias — Jogadores criam guias para auxiliar outros jogadores com o jogo.
    Criar guias;
  • Análises — Análises publicadas na página do produto na loja são organizadas aqui, com mais detalhes e recurso de busca.
    Gerenciar análises de usuários.

Quem acessa a central?

Jogadores descobrem centrais por diversas formas. A principal é pelo link no topo da página do produto, mas jogadores também podem descobrir a central por resultados de busca, links em conteúdos criados e publicados por amigos, assim como por outros materiais de divulgação nas suas outras comunidades.

  • Google Analytics
    Caso queira acompanhar melhor como jogadores acessam a central, integre um ID de Acompanhamento do Google Analytics para obter dados de tráfego em tempo real.

    Informações detalhadas de configuração estão disponíveis aqui.

Discussões Steam

As discussões Steam na sua central permitem que jogadores conversem e compartilhem comentários e opiniões sobre o seu produto. You can also use this hub as a way of communicating with players.

Personalizar subfóruns


Quando uma Central da Comunidade é lançada, três fórums são criados: Discussões gerais: O fórum principal, aberto ao acessar a aba de discussões; Trocas: Um fórum dedicado para jogadores publicarem propostas de troca sem bombardear o fórum principal; Mensagens denunciadas: Um fórum oculto, onde moderadores e desenvolvedores podem revisar conteúdos denunciados pela comunidade.

Depois de monitorar algumas das discussões que ocorrem na sua central, você terá uma boa ideia de como personalizar os fóruns. É possível adicionar ou remover subfóruns, assim como personalizar os existentes com as seguintes opções:
  • Nome — O nome do subfórum;
  • Visibilidade — Controla quem pode ver cada subfórum, assim como o seu conteúdo;
  • Permissão de publicação — Quem pode participar de tópicos existentes e criar tópicos novos.

Também é útil ver outras centrais para ter uma ideia das opções de personalização que pode usar na sua central. Algumas das mais populares opções criadas são fóruns para comunicação de bugs, jogadores que estão em busca de grupos para jogar juntos ou mesmo fóruns em idiomas específicos.

Moderar a comunidade

A equipe de moderação da Valve automaticamente analisará e tomará medidas em relação a cada denúncia de conteúdo publicada na sua central. Mesmo assim, aconselhamos que fique atento ao que é publicado na sua central. Assim, você pode ver os comentários e opiniões sobre o seu produto, promover conteúdos específicos e ter interações positivas com a comunidade.

Como administrador do aplicativo, as mensagens que publicar nas discussões exibirão o seu apelido no Steam junto da etiqueta "desenvolvedor(a)", para que usuários reconheçam quem você é. Você também pode moderar as discussões ao trancar e excluir tópicos, banir usuários, etc.

  • Defina as permissões
    A primeira coisa que você deve fazer é verificar as configurações de permissão do grupo. Essas configurações controlam os recursos que os diferentes tipos de membros podem usar. Para acessar essas configurações, abra o painel de administração da central e selecione Editar permissões do grupo;
  • Adicione moderadores
    Depois de ter uma ideia das permissões, promova outros membros da equipe. Para tal, acesse a ferramenta por meio da seção Gerenciar membros do grupo no painel de administração.
    Como adicionar moderadores;
  • Consulte as práticas recomendadas
    Há inúmeros pontos que a equipe deve levar em consideração ao moderar e interagir com a Central da Comunidade. Criamos uma página dedicada para esse assunto:
    Guia de moderação da Comunidade Steam;
  • Desative a moderação da Valve
    Caso prefira que a Valve não modere as discussões da sua Central da Comunidade, você pode desativá-la nas configurações do aplicativo no Steamworks:
    https://partner.steamgames.com/apps/community/[AppID]

Perguntas frequentes

Quando a Central da Comunidade é colocada no ar?
As soon as your app release state is set to 'Coming Soon'.

Quando usuários podem começar a publicar conteúdo na central?
Depende do tipo de conteúdo:
  • Artes, guias, discussões e vídeos podem ser enviados assim que a situação de lançamento for alterada para "Em breve";
  • Transmissões e capturas de tela ficam disponíveis apenas para quem pode jogar o jogo. Caso tenha distribuído códigos de acesso imediato, tais jogadores poderão compartilhar conteúdos desses tipos;
  • Itens da Oficina só podem ser publicados depois de integrar a Oficina Steam ao produto. Mais informações estão disponíveis aqui;
  • Notícias de outros sites começam a ser exibidas no feed de notícias assim que a situação de lançamento for alterada para "Em breve". Você pode publicar anúncios quando quiser.

Posso publicar conteúdo na central de um produto meu?
Sim! Se a central estiver deserta, você pode publicar artes conceituais, guias ou o que achar interessante para a Comunidade Steam. Pense também em fazer uso de anúncios e transmissões para gerar interesse pelo produto.

Alguém da comunidade ofereceu ajuda para moderar a central — devo aceitar?
Primeiro, veja com a sua equipe se não há problema em ter esse jogador como representante do produto e da comunidade. Uma boa forma de fazê-lo é revisar as contribuições desse usuário à comunidade como jogador. Caso o jogador tenha um histórico de ajudar outros, dar informações úteis e ser educado, é bem provável que tal jogador terá um impacto positivo na comunidade.

Aproveite para revisar e atualizar as permissões dos moderadores para controlar quais recursos eles podem acessar. Mais informações sobre a adição de moderadores estão disponíveis aqui.